Apostila - Curso Completo de Português para Concursos

Apostila - Curso Completo de Português para Concursos

(Parte 2 de 44)

(1) Minha dúvida, meu problema, Sr. Diretor, consiste na desconfiança de que sou, tenho sido a vida inteira um sonegador do Imposto de Renda. Involuntário, inconsciente, mas de qualquer forma sonegador. Posso alegar em minha defesa muita coisa: a legislação, embora profusa e até florestal, é omissa ou não explicita; os itens das diferentes cédulas não prevêem o caso; o órgão fiscalizador jamais cogitou disso; todo mundo está nas mesmas condições que eu, e ninguém se acusa ou reclama contra si mesmo. Contudo, não me conformo, e venho expor-lhe lealmente as minhas rendas ocultas.

(2) A lei manda cobrar imposto a quem tenha renda líquida superior a determinada importância; parece claro que só se tributam rendimentos em dinheiro. A seguir, entretanto, a mesma lei declara: “São também contribuintes as pessoas físicas que perceberem rendimentos de bens de que tenham posse, como se lhes pertencessem.” E aqui me vejo enquadrado e faltoso. Tenho a posse de inúmeros bens que não me pertencem e que desfruto copiosamente. Eles me rendem o sustento, e nunca fiz constar de minha declaração tais rendimentos.

(3) Estes os meus verdadeiros rendimentos, senhor; salários e dividendos não computados na declaração. Agora estou confortado porque confessei; invente depressa uma rubrica para incluir esses lucros e taxe-me sem piedade. Multe, se for o caso; pagarei feliz. Atenciosas saudações.

(Carlos Drumond de Andrade)

Assinale a opção em que se determina incorretamente o sujeito do verbo sublinhado.

a) (...) que perceberem rendimentos de bens (...) (Par. 2) - que.

b) (...) que só se tributam rendimentos em dinheiro. (Par. 2) - sujeito indeterminado.

c) (...) como se lhes pertencessem (Par 2) - bens.

d) (...); invente depressa uma rubrica (...) (Par. 3) - senhor.

e) Contudo, não me conformo, (...) (Par. 1) - eu.

13) UNIRIO - Assinale o item em que a palavra que exerce a mesma função sintática que a encontrada em “Como custa a passar um quarto de hora para uma noiva que espera o noivo no mais alto beiral.”

a) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava.

b) A pomba esperava que o pombo chegasse.

c) A verdade é que o pombo não tinha desculpa para o atraso.

d) A tarde era tão bonita que o pombo resolveu caminhar.

e) Era bom que o pombo chegasse cedo à Candelária.

14) UFRRJ - No período “No que tange ao câncer, ainda não chegaram a conclusões definitivas.”

a) o sujeito é composto, já que se trata de vários pesquisadores;

b) o sujeito é indeterminado;

c) não há sujeito;

d) o sujeito é simples;

e) o verbo passou a ser impessoal.

15) UNIRIO - Assinale a função sintática exercida pela palavra sublinhada na oração:

“O canto do galo índio solou cheio, melodioso, dentro da noite clara.”

a) adjunto adnominal;

b) predicativo do sujeito;

c) predicativo do objeto;

d) adjunto adverbial;

e) objeto direto.

16) UNIRIO - Assinale a oração cujo predicado é do mesmo tipo do da oração:

“O canto do galo índio solou cheio (...)”

a) O galo velho olhou de novo o céu.

b) Amanhã seriam os comentários na rodinha do sura antipático.

c) João Fanhoso ficou esperando a resposta.

d) E quase perde a paciência.

e) A voz ainda saía bonita.

17) EFOMM - Em que opção o verbo andar pode ser classificado como de ligação:

a) Li uma excelente crítica sobre alguns livros que andam por aí.

b) Anda triste há bastante tempo.

c) O processo andou mais depressa do que se esperava.

d) “(...) por outros países andei.”

e) Aquele senhor, de tão velho, não anda mais.

18) PUC - Na expressão “faz calor”, o verbo está empregado impessoalmente. Assinale a opção em que o verbo sublinhado também está empregado impessoalmente:

a) A chuva caiu a noite inteira, sem parar.

b) Existe muita polêmica sobre o assunto.

c) Não entrou porque havia esquecido a chave em casa.

d) Deve haver muita gente na praia hoje.

e) Choveram perguntas de todos os lados do auditório.

19) AMAN - Em apenas uma das opções, a expressão ou palavra sublinhada desempenha a função de sujeito da oração:

a) “no limo que se esfiapa das pedras do fundo”

b) “E todos, de olhos fechados, ficam vivendo na cabeça coisas mais fundas”

c) “Carece de ficar aí a vida inteira (...)?

d) “supõe talvez uma raça de capim de luxo

e) “depois da passagem, por metros, há um alagadiço perene

20) UNIRIO - Relacione as duas colunas, tendo em vista a função da palavra se:

1)

Entende-se bem, que D. Tonica observasse a contemplação dos dois

( )

objeto direto

2)

O coração agitou-se outra vez

( )

pronome apassivador

3)

Podia ser que se amassem (...)

( )

parte integrante do verbo

a) 1 - 2 - 3;

b) 3 - 2 - 1;

c) 2 - 1 - 2;

d) 1 - 3 - 2;

e) 2 - 3 - 1.

21) Colégio Pedro II - Magistério - Em “Aceita-se aterro, “Você se feriu” e “Necessita-se de ajuda”, o se é respectivamente:

a) índice de indeterminação, objeto direto, partícula apassivadora;

b) partícula apassivadora, objeto direto, índice de indeterminação;

c) partícula de realce, partícula apassivadora, índice de indeterminação;

d) objeto direto, partícula apassivadora, índice de indeterminação;

e) objeto indireto, partícula apassivadora, índice de indeterminação.

22) Magistério Estadual - Em frase como: “Assassinaram o patrulheiro os homens que viajavam na moto”, o mecanismo gramatical responsável pela identificação do sujeito de assassinaram é:

a) a concordância do verbo;

b) a ordem dos termos na frase;

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