Principais Hormônios

Principais Hormônios

UNIVESC – CENTRO UNIVERSITÁRIO CATARINENSE

3ª FASE - CURSO DE FARMÁCIA

ALEX BASTOS BORGES

PRINCIPAIS HORMÔNIOS

LAGES

2010

Introdução

Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos órgãos ou células dos órgãos em uma parte do corpo, e são transportados pela corrente sangüínea para outros órgãos ou tecidos, onde eles controlam ou regulam o desenvolvimento ou função dessas estruturas.

Principais hormônios e suas funções

Prolactina: Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção.

Produção: Adeno-hipófise.

Folículo estimulante (FSH): Na mulher, estimula o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos. No homem, estimula a espermatogênese.

Produção: Adeno-hipófise.  

Luteinizante (LH): Na mulher estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo. No homem, estimula a produção de testosterona.  

Produção: Adeno-hipófise.

Oxitocina: Na mulher, estimula a contração da musculatura uterina durante o parto e a saída do leite. No homem, provoca relaxamento dos vasos e dos corpos eréteis do pênis, aumentando a irrigação sangüínea.

Produção: Hipotálamo

Antidiurético (ADH): Regula o volume de urina na bexiga e a pressão sanguínea. Sua produção é estimulada pelo aumento da pressão osmótica do sangue. Obs: O etanol inibe sua secreção, tendo ação diurética.  

Produção: Hipotálamo

Tironina (T3) e Tiroxina (T4): Regula o desenvolvimento e o metabolismo geral do corpo.  Para síntese deste hormônio é necessária a ingestão de iodo, cuja carência pode provocar aumento da glândula tireóidea.

Produção: Tireóide

Calcitonina: Regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos.

Produção: Tireóide.

Paratormônio: Regula a taxa de cálcio, estimulando a remoção de cálcio da matriz óssea.O que aumenta a taxa plasmática de cálcio. A absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no plasma.  

Produção: Paratireóides

Cortisona: Relacionado com o metabolismo de glicose. Atua também como antiinflamatório e antialérgico. Estimula a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminue a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras. Essas ações elevam a concentração de glicose no sangue, a taxa metabólica e a geração de calor. Os glicorcoticóides também diminuem a migração de glóbulos brancos para os locais inflamados, determinando menor liberação de substâncias capazes de dilatar as arteríolas da região; conseqüentemente, há diminuição da reação inflamatória.

Produção: Supra-renais(Córtex).

Andrógenos: Desenvolvimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários masculinos.

Produção:Supra-renais (Córtex).

Adrenalina:Promove taquicardia (batimento cardíaco acelerado), aumento da pressão arterial e das freqüências cardíaca e respiratória, aumento da secreção do suor, da glicose sangüínea, da atividade mental e constrição dos vasos sangüíneos da pele.

Produção: Supra-renais(Medula).

Insulina:Reduz o nível de Glicose no sangue. Aumenta a captação de glicose pelas células e, ao mesmo tempo, inibe a utilização de ácidos graxos e estimula sua deposição no tecido adiposo. No fígado, estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio. Portanto, provoca a diminuição da concentração de glicose no sangue.

Produção: Pâncreas.

Glucagon: Aumenta o nível de Glicose no sangue.Ativa a enzima fosforilase, que fraciona as moléculas de glicogênio do fígado em moléculas de glicose, que passam para o sangue, elevando a glicemia (taxa de glicose sangüínea).

Produção: Pâncreas.

Testosterona: Promove o desenvolvimento e o crescimento dos testículos, além do desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas.

Aumento da libido (desejo sexual), aumento da massa muscular e da agressividade.

Produção: Testículos.

Estrógenos: Estimulam o crescimento do útero, da vagina e das glândulas mamárias durante a puberdade.Promove o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e da parede uterina (endométrio); estimula o crescimento e a calcificação óssea, inibindo a remoção desse íon do osso e protegendo contra a osteoporose; protege contra a aterosclerose (deposição de placas de gorduras nas artérias).

Produção: Ovários.

Progesterona: Prepara o útero para a gravidez. Modificações orgânicas da gravidez, como preparação do útero para aceitação do óvulo fertilizado e das mamas para a lactação. Inibe as contrações uterinas, impedindo a expulsão do feto em desenvolvimento.

Produção: Ovários.

Estradiol: Responsável pela manutenção dos tecidos do organismo, garantindo a elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos e a reconstituição óssea, entre outras funções.

Produção: Ovários.

Comentários