Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Fatores-chave de sucesso do administrador moderno, Notas de estudo de Administração Empresarial

Apresenta um comparativo entre a administração tradicional e a revolucionária. O perfil do administrador moderno. Fatores-chave de sucesso pessoal e como fazer sua marca.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 15/09/2010

gerisval-pessoa-9
gerisval-pessoa-9 🇧🇷

4.7

(29)

57 documentos

1 / 59

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Fatores-chave de sucesso do administrador moderno e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity!  Gerisval Pessoa 1 de 59 S e m a n a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Fatores-chave para o sucesso do administrador moderno Prof. MSc.Gerisval Alves Pessoa São Luís, 10 de Setembro de 2010 S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 2 de 59 Administrador esteja à frente da globalização! O mundo será dos inovadores, criativos e empreendedores. Como? Veja a seguir... S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 5 de 59 Panorama e Contexto S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 6 de 59 Panorama e Contexto  Globalização e Competição  Tecnologia e Inovação  Diversidade  Cliente mais exigente e consciente  Contínuas mudanças e transformações  Exige das organizações:  Alta competitividade  Recursos e competências  Posição competitiva  Empresas de conhecimento intensivo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 7 de 59 Os Novos Paradigmas da Administração “O futuro da administração está na capacidade de criação e adaptação das organizações” S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 10 de 24 Existe apenas uma maneira certa de organizar uma empresa Em qualquer empreendimento existe a necessidade de uma série de estruturas organizacionais coexistindo (hierarquia, descentralização, equipes, ...) Princípios Universais  Organização deve ser transparente  As pessoas precisam conhecer e compreender a estrutura organizacional na qual trabalham. Os Novos Paradigmas da Administração Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 11 de 24 A empresa adota apenas um único modelo de estrutura organizacional A empresa adota diferentes estruturas organizacionais Qual funciona melhor para cada tarefa Estrutura de comando e controle, estrutura matricial, equipes... Os Novos Paradigmas da Administração Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 12 de 24 Existe apenas uma maneira correta de administrar pessoas Diferentes pessoas precisam ser administradas de diferentes maneiras Pessoas como sócios Alinhamento com a missão, valores, objetivos e metas Pessoas são subordinadas Trabalhadores do conhecimento Liderados Os Novos Paradigmas da Administração Tradicionalista Evolucionista O único jeito certo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 15 de 24 Fronteiras nacionais definem o ambiente no qual as empresas operam As empresas são administradas como um sistema mundial e organizadas de maneira transnacional As empresas se organizam por área de trabalho e nem sempre geograficamente As fronteiras nacionais são importantes como limites impostos à prática da administração, não como fatores que definem essa prática Os Novos Paradigmas da Administração  Tirando o nacional do multinacional Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 16 de 24 O foco da administração é interno, “gerir” a empresa e não centrar sua atenção no que acontece fora da empresa As forças que exercem maior influência sobre as organizações vem de fora delas, não de dentro • Abandonar o que não constitui alocação ótima de recursos • Organizar-se em vista do aperfeiçoamento sistemático e contínuo • Explorar seus êxitos • Organizar a inovação sistemática Os objetivos e os resultados estão de fora dela ► informações externas significativas Os Novos Paradigmas da Administração  Colocando o mundo dentro da organização Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 17 de 24 O papel de uma administração orientada para fora A administração deve definir os resultados que espera alcançar e depois organizar os recursos da organização visando obter esses resultados Porque a administração é importante? O centro da sociedade moderna é a organização administrada É a ferramenta, a função e o instrumento para tornar as organizações capazes de gerar valor econômico e socioambiental A Importância da Administração S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 20 de 59 Principais características dos profissionais atuais:  Liderança  Visão sistêmica  Capacidade de dar retorno (feedback)  Inovador Inteligência múltipla  Saber lidar com situações adversas  Responsabilidade  Agilidade  Solucionador de problemas  Adaptabilidade / receptivo às mudanças  Autoconfiança  Autoestima  Automotivação Da Faculdade para o Mercado S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 21 de 59 Administradores eficazes, precisam desenvolver a habilidade na arte de “ler” as situações que estão tentando organizar ou administrar. Competências do Administrador S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 22 de 59 Então, o que oferecer ao mercado? S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 25 de 59 Então, o que oferecer ao mercado?  Atitudes  Automotivação  Autodesenvolvimento  Autogestão da carreira  Proatividade / Iniciativa  Melhoria Contínua  De Equipe / Colaboração  Foco no Cliente (externo e interno)  Orientação para Resultados  Entusiasmo e Comprometimento  Confiança e Empatia  Integridade e Ética  Maturidade e Responsabilidade S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 26 de 59  Os graduados em administração carecem de formação prática  Os conhecimentos aprendidos são genéricos e superficiais  As IES estão dissociadas das necessidades do mercado  As IES proporcionam ensino desatualizado e não criativo  As IES não integram os conhecimentos das várias atividades de uma organização empresarial. Mas, nem tudo é assim. Na prática ....! (CFA, 1998) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 27 de 59 O que fazer? “Diante deste quadro temos que proporcionar um sistema de ensino alinhado com as reais necessidades do mercado e do aluno”. S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 30 de 59 Fatores-chave da Eficácia Profissional  Ética e Transparência  Tenha seu próprio sistema de valores  Priorize suas atividades Estabeleça prioridade e concentre-se nas áreas que produzirão resultados. A personalidade tem o poder de abrir muitas portas, mas caráter tem o poder para mantê-las abertas." (Autor desconhecido). No mundo empresarial você pode até ser complacente, talvez condescendente, mas jamais conivente. Ética e transparência é tudo! S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 31 de 59 Fatores-chave da Eficácia Profissional  Mantenha-se atualizado nas ferramentas tecnológicas O ciberespaço venceu o tempo, o espaço e a distância. Sua “presença virtual" é uma realidade. Aprenda colaborativamente com esta tecnologia! Aprender é se transformar.  Sistematize (seja organizado/delegue) Todos nós temos uma agenda oculta, resta saber se ela está atrapalhando a nossas produtividade e os nossos objetivos. S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 32 de 59 Fatores-chave da Eficácia Profissional  Esteja sempre inspirado (procure atividades que te motive) Crie uma visão permanente, Imagine que você é capaz, saia da zona de conforto,estabeleça metas e planeje suas ações.  Seja coerente  Busque apoio Seja você o exemplo. Aprender é se transformar. Você se transforma com a Colaboração, a Cooperação a Solidariedade e com Responsabilidades compartilhadas S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 35 de 59 ... Alguém dará um nome para você S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 36 de 59 Qual o alcance do seu “nome”?  Na Família  Na Faculdade  Na Comunidade  Na Cidade  No Estado  No País  No Mundo  Na Empresa S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 37 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Crie uma reputação que descreva você com precisão  As pessoas vêem sua pessoa primeiro, depois o profissional, suas idéias, suas sugestões, seu trabalho, a organização, o produto  Ponha seus valores antes da vocação, crenças antes do negócio, a sua pessoa antes da profissão  Tenha atitude  Comunique seu nome em todos os canais  Tenha consistência S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 40 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Disciplina gera disciplina (gentileza)  Os melhores “nadadores” estão sempre na piscina  Torne-se um estudante de sucesso  Leia livros  Veja os hábitos das pessoas que tiveram sucesso  Pesquise sobre estudantes de sucesso  Mantenha registro de suas conquistas. Use-os como padrão. S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 41 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Relacione-se com pessoas que sabem mais que você ou têm melhores resultados  Ande com os sábios (Mentores)  Ouça mais e fale o necessário  Como o mundo “forma” você (você é?) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 42 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Relacione-se com pessoas que sabem mais que você ou têm melhores resultados  Leia mais livros e assista menos TV  58% da população adulta americana nunca leu outro livro depois do ensino médio  42% dos graduados não leram outros livros  80% das famílias americanas não compram ou leram um livro no último ano  70% doa adultos americanos não foram á uma livraria nos últimos 5 anos  57% dos novos livros não são lidos por completo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 45 de 59 Estratégia para construção de sua marca  A quebra de paradigmas treina sua mente para criar uma atitude de criatividade, ousadia e ação  A maneira mais eficaz para captar a atenção de alguém, incluindo você, é quebrando um paradigma.  O tédio é inimigo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 46 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Seja único  Faça o que ninguém mais está disposto a fazer “Diferente é inimigo do único” S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 47 de 59 Estratégia para construção de sua marca  A consistência é muito melhor do que raros momentos de grandeza  Descubra uma nova refeição “Eu prefiro ser bem conhecido do que conhecido.! (Mark Twain) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 50 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Cordialidade sempre vence “Torne-se mais amigável” S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 51 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Oportunidade bate à sua porta o tempo todo “Se a oportunidade não bate a sua porta, então construa uma porta” (Milton Berle) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 52 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Felicidade é incidental “Felicidade é incidental e não intencional” (William Jenkins) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 55 de 59 Estratégia para construção de sua marca  Cinco conselhos finais  Atraia as pessoas pela crença  Tenha fãs, não clientes  Faça  Simples é melhor  Único, não diferente S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 56 de 59 Mensagem Final “O importante não é quem você conhece, mas quem conhece VOCÊ” (Adaptado de Jeffrey Gitomer) Networking funciona S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0  Gerisval Pessoa 57 de 59 Dúvidas
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved