Baixe Fatores-chave de sucesso do administrador moderno e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! Gerisval Pessoa 1 de 59 S e m a n a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Fatores-chave para o sucesso do administrador moderno Prof. MSc.Gerisval Alves Pessoa São Luís, 10 de Setembro de 2010 S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 2 de 59 Administrador esteja à frente da globalização! O mundo será dos inovadores, criativos e empreendedores. Como? Veja a seguir... S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 5 de 59 Panorama e Contexto S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 6 de 59 Panorama e Contexto Globalização e Competição Tecnologia e Inovação Diversidade Cliente mais exigente e consciente Contínuas mudanças e transformações Exige das organizações: Alta competitividade Recursos e competências Posição competitiva Empresas de conhecimento intensivo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 7 de 59 Os Novos Paradigmas da Administração “O futuro da administração está na capacidade de criação e adaptação das organizações” S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 10 de 24 Existe apenas uma maneira certa de organizar uma empresa Em qualquer empreendimento existe a necessidade de uma série de estruturas organizacionais coexistindo (hierarquia, descentralização, equipes, ...) Princípios Universais Organização deve ser transparente As pessoas precisam conhecer e compreender a estrutura organizacional na qual trabalham. Os Novos Paradigmas da Administração Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 11 de 24 A empresa adota apenas um único modelo de estrutura organizacional A empresa adota diferentes estruturas organizacionais Qual funciona melhor para cada tarefa Estrutura de comando e controle, estrutura matricial, equipes... Os Novos Paradigmas da Administração Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 12 de 24 Existe apenas uma maneira correta de administrar pessoas Diferentes pessoas precisam ser administradas de diferentes maneiras Pessoas como sócios Alinhamento com a missão, valores, objetivos e metas Pessoas são subordinadas Trabalhadores do conhecimento Liderados Os Novos Paradigmas da Administração Tradicionalista Evolucionista O único jeito certo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 15 de 24 Fronteiras nacionais definem o ambiente no qual as empresas operam As empresas são administradas como um sistema mundial e organizadas de maneira transnacional As empresas se organizam por área de trabalho e nem sempre geograficamente As fronteiras nacionais são importantes como limites impostos à prática da administração, não como fatores que definem essa prática Os Novos Paradigmas da Administração Tirando o nacional do multinacional Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 16 de 24 O foco da administração é interno, “gerir” a empresa e não centrar sua atenção no que acontece fora da empresa As forças que exercem maior influência sobre as organizações vem de fora delas, não de dentro • Abandonar o que não constitui alocação ótima de recursos • Organizar-se em vista do aperfeiçoamento sistemático e contínuo • Explorar seus êxitos • Organizar a inovação sistemática Os objetivos e os resultados estão de fora dela ► informações externas significativas Os Novos Paradigmas da Administração Colocando o mundo dentro da organização Tradicionalista Evolucionista S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 17 de 24 O papel de uma administração orientada para fora A administração deve definir os resultados que espera alcançar e depois organizar os recursos da organização visando obter esses resultados Porque a administração é importante? O centro da sociedade moderna é a organização administrada É a ferramenta, a função e o instrumento para tornar as organizações capazes de gerar valor econômico e socioambiental A Importância da Administração S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 20 de 59 Principais características dos profissionais atuais: Liderança Visão sistêmica Capacidade de dar retorno (feedback) Inovador Inteligência múltipla Saber lidar com situações adversas Responsabilidade Agilidade Solucionador de problemas Adaptabilidade / receptivo às mudanças Autoconfiança Autoestima Automotivação Da Faculdade para o Mercado S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 21 de 59 Administradores eficazes, precisam desenvolver a habilidade na arte de “ler” as situações que estão tentando organizar ou administrar. Competências do Administrador S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 22 de 59 Então, o que oferecer ao mercado? S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 25 de 59 Então, o que oferecer ao mercado? Atitudes Automotivação Autodesenvolvimento Autogestão da carreira Proatividade / Iniciativa Melhoria Contínua De Equipe / Colaboração Foco no Cliente (externo e interno) Orientação para Resultados Entusiasmo e Comprometimento Confiança e Empatia Integridade e Ética Maturidade e Responsabilidade S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 26 de 59 Os graduados em administração carecem de formação prática Os conhecimentos aprendidos são genéricos e superficiais As IES estão dissociadas das necessidades do mercado As IES proporcionam ensino desatualizado e não criativo As IES não integram os conhecimentos das várias atividades de uma organização empresarial. Mas, nem tudo é assim. Na prática ....! (CFA, 1998) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 27 de 59 O que fazer? “Diante deste quadro temos que proporcionar um sistema de ensino alinhado com as reais necessidades do mercado e do aluno”. S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 30 de 59 Fatores-chave da Eficácia Profissional Ética e Transparência Tenha seu próprio sistema de valores Priorize suas atividades Estabeleça prioridade e concentre-se nas áreas que produzirão resultados. A personalidade tem o poder de abrir muitas portas, mas caráter tem o poder para mantê-las abertas." (Autor desconhecido). No mundo empresarial você pode até ser complacente, talvez condescendente, mas jamais conivente. Ética e transparência é tudo! S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 31 de 59 Fatores-chave da Eficácia Profissional Mantenha-se atualizado nas ferramentas tecnológicas O ciberespaço venceu o tempo, o espaço e a distância. Sua “presença virtual" é uma realidade. Aprenda colaborativamente com esta tecnologia! Aprender é se transformar. Sistematize (seja organizado/delegue) Todos nós temos uma agenda oculta, resta saber se ela está atrapalhando a nossas produtividade e os nossos objetivos. S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 32 de 59 Fatores-chave da Eficácia Profissional Esteja sempre inspirado (procure atividades que te motive) Crie uma visão permanente, Imagine que você é capaz, saia da zona de conforto,estabeleça metas e planeje suas ações. Seja coerente Busque apoio Seja você o exemplo. Aprender é se transformar. Você se transforma com a Colaboração, a Cooperação a Solidariedade e com Responsabilidades compartilhadas S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 35 de 59 ... Alguém dará um nome para você S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 36 de 59 Qual o alcance do seu “nome”? Na Família Na Faculdade Na Comunidade Na Cidade No Estado No País No Mundo Na Empresa S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 37 de 59 Estratégia para construção de sua marca Crie uma reputação que descreva você com precisão As pessoas vêem sua pessoa primeiro, depois o profissional, suas idéias, suas sugestões, seu trabalho, a organização, o produto Ponha seus valores antes da vocação, crenças antes do negócio, a sua pessoa antes da profissão Tenha atitude Comunique seu nome em todos os canais Tenha consistência S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 40 de 59 Estratégia para construção de sua marca Disciplina gera disciplina (gentileza) Os melhores “nadadores” estão sempre na piscina Torne-se um estudante de sucesso Leia livros Veja os hábitos das pessoas que tiveram sucesso Pesquise sobre estudantes de sucesso Mantenha registro de suas conquistas. Use-os como padrão. S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 41 de 59 Estratégia para construção de sua marca Relacione-se com pessoas que sabem mais que você ou têm melhores resultados Ande com os sábios (Mentores) Ouça mais e fale o necessário Como o mundo “forma” você (você é?) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 42 de 59 Estratégia para construção de sua marca Relacione-se com pessoas que sabem mais que você ou têm melhores resultados Leia mais livros e assista menos TV 58% da população adulta americana nunca leu outro livro depois do ensino médio 42% dos graduados não leram outros livros 80% das famílias americanas não compram ou leram um livro no último ano 70% doa adultos americanos não foram á uma livraria nos últimos 5 anos 57% dos novos livros não são lidos por completo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 45 de 59 Estratégia para construção de sua marca A quebra de paradigmas treina sua mente para criar uma atitude de criatividade, ousadia e ação A maneira mais eficaz para captar a atenção de alguém, incluindo você, é quebrando um paradigma. O tédio é inimigo S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 46 de 59 Estratégia para construção de sua marca Seja único Faça o que ninguém mais está disposto a fazer “Diferente é inimigo do único” S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 47 de 59 Estratégia para construção de sua marca A consistência é muito melhor do que raros momentos de grandeza Descubra uma nova refeição “Eu prefiro ser bem conhecido do que conhecido.! (Mark Twain) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 50 de 59 Estratégia para construção de sua marca Cordialidade sempre vence “Torne-se mais amigável” S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 51 de 59 Estratégia para construção de sua marca Oportunidade bate à sua porta o tempo todo “Se a oportunidade não bate a sua porta, então construa uma porta” (Milton Berle) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 52 de 59 Estratégia para construção de sua marca Felicidade é incidental “Felicidade é incidental e não intencional” (William Jenkins) S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 55 de 59 Estratégia para construção de sua marca Cinco conselhos finais Atraia as pessoas pela crença Tenha fãs, não clientes Faça Simples é melhor Único, não diferente S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 56 de 59 Mensagem Final “O importante não é quem você conhece, mas quem conhece VOCÊ” (Adaptado de Jeffrey Gitomer) Networking funciona S em an a d o A d m in is tr ad o r F A M A 2 01 0 Gerisval Pessoa 57 de 59 Dúvidas