(Parte 1 de 9)

1. REFERÊNCIA DE MACROS DO MICROSOFT ACCESS

Ação Descrição Parâmetros

AbrirConsulta É possível utilizar a ação

AbrirConsulta para abrir uma consulta seleção ou de tabela de referência cruzada no modo Folha de Dados, modo Estrutura ou Visualizar Impressão. Essa ação executa uma consulta ação. Você pode também selecionar um modo de entrada de dados para a consulta.

Dica -> Você pode selecionar uma consulta na janela Banco de Dados e arrastá-la para a linha de ação de uma macro. Isso cria automaticamente uma ação AbrirConsulta que abre a consulta no modo Folha de Dados.

Nome da Consulta ->O nome da consulta a ser aberta. A caixa Nome da Consulta na seção Argumentos da Ação da janela Macro exibe todas as consultas no banco de dados atual. Esse é um argumento requerido. Se você executar uma macro contendo a ação AbrirConsulta em um banco de dados biblioteca, o Microsoft Access procurará a consulta com esse nome primeiro no banco de dados biblioteca e depois no banco de dados atual. Exibir ->O modo no qual a consulta será aberta. Clique em Folha de Dados, Estrutura ou Visualizar Impressão na caixa Exibir. O padrão é Folha de Dados. Modo de Dados ->O modo de entrada de dados para a consulta. Aplica-se somente a consultas abertas no modo Folha de Dados. Clique em Adicionar (o usuário pode adicionar novos registros, mas não pode editar os registros existentes), Editar (o usuário pode editar os registros existentes e adicionar novos registros) ou Somente Leitura (o usuário somente pode ver os registros). O padrão é Editar.

AbrirFormulário É possível utilizar a ação

AbrirFormulário para abrir um formulário no modo Formulário, modo Estrutura do formulário, Visualizar Impressão ou modo Folha de Dados. Você pode selecionar entradas de dados e modos de janela para o formulário e restringir os registros exibidos pelo formulário.

OBS -> Banco de dados biblioteca é uma coleção de procedimentos e objetos de banco de dados que você pode chamar a partir de qualquer aplicativo. Para utilizar os itens da biblioteca, primeiro é necessário estabelecer uma

Nome do Formulário ->O nome de o formulário a ser aberto. A caixa Nome do Formulário na seção Argumentos da Ação da janela Macro mostra todos os formulários no banco de dados atual. Esse é um argumento requerido. Se você executar uma macro contendo a ação AbrirFormulário em um banco de dados biblioteca, o Microsoft Access procurará o formulário com esse nome primeiro no banco de dados biblioteca e depois no banco de dados atual. Exibir -> O modo em que o formulário será aberto. Clique em Formulário, Estrutura, Visualizar Impressão ou Folha de Dados na caixa Exibir. O padrão é Formulário. Observação A definição do argumento Exibir anula as definições das propriedades ModoPadrão e ModosPermitidos do formulário. Por exemplo, se a propriedade ModosPermitidos de um formulário for definida como Folha de

1. REFERÊNCIA DE MACROS DO MICROSOFT ACCESS

Continuação da Ação AbrirFormulário referência partindo do banco de dados atual para o banco de dados biblioteca.

Essa ação é semelhante a clicar no botão Abrir ou no botão Estrutura na janela Banco de Dados depois de selecionar um formulário na guia Formulários. Um formulário pode ser de janela restrita (ele deve ser fechado ou mantido oculto para que o usuário possa realizar qualquer outra ação) ou de janela nãorestrita (o usuário pode mover para outras janelas enquanto o formulário está aberto). Ele pode também ser um formulário popup (um formulário utilizado para reunir ou exibir informações que permanecem no topo de todas as outras janelas do Microsoft Access).

Você define as propriedades JanelaRestrita e PopUp quando cria a estrutura do formulário. Caso utilize Normal para o argumento Modo Janela, o formulário será aberto no modo especificado pelas definições dessa propriedade. Se você utilizar Diálogo para o argumento Modo Janela, essas duas propriedades serão definidas como Sim. Um formulário aberto como oculto ou como um ícone retorna ao modo especificado pelas definições de suas propriedades quando você o exibe ou restaura.

Quando você abre um formulário com o argumento Modo Janela definido como Diálogo, o Microsoft Access suspende a

Dados, você ainda poderá utilizar a ação AbrirFormulário para abrir o formulário no modo Formulário.

Nome do Filtro -> Um filtro que restringe ou classifica os registros do formulário. É possível digitar o nome tanto de uma consulta existente quanto de um filtro que tenha sido salvo como uma consulta. Entretanto, a consulta deve incluir todos os campos no formulário que você esteja abrindo ou que tenha sua propriedade ResultadoDeTodosOsCampos definida como Sim. Condição Onde -> Uma cláusula SQL WHERE válida (sem a palavra WHERE) ou expressão que o Microsoft Access utiliza para selecionar registros a partir da tabela ou consulta base do formulário. Se você selecionar um filtro sem o argumento Nome do Filtro, o Microsoft Access aplicará essa cláusula WHERE aos resultados do filtro. Para abrir um formulário e restringir seus registros àqueles especificados pelo valor de um controle em outro formulário, utilize a expressão a seguir:

[nomedocampo]=Forms![nomedoformulário]! [nomedocontrole em outro formulário]

O argumento nomedocampo é o nome de um campo na tabela ou consulta base do formulário que você deseja abrir. O argumento nomedocontrole em outro formulário é o nome do controle no outro formulário que contém o valor ao qual você deseja que os registros no primeiro formulário correspondam. Observação: O comprimento máximo do argumento Condição Onde é de 256 caracteres. Se você precisar inserir uma cláusula SQL WHERE mais complexa, maior que o comprimento máximo, utilize, em vez dela, o método OpenForm do objeto DoCmd no Visual Basic. Você pode digitar instruções da cláusula SQL WHERE com até 32.768 caracteres no Visual Basic. Modo de Dados -> O modo de entrada de dados

1. REFERÊNCIA DE MACROS DO MICROSOFT ACCESS macro até que o formulário seja fechado ou ocultado. É possível ocultar um formulário definindo sua propriedade Visível como Não ao utilizar a ação DefinirValor.

Dica -> Você pode selecionar um formulário na janela Banco de Dados e arrastá-lo para a linha de ação de uma macro. Isso cria automaticamente uma ação AbrirFormulário que abre o formulário no modo Formulário.

Alternar para o modo Estrutura enquanto o formulário está aberto remove a definição da maior parte dos argumentos para o formulário, como as definições dos argumentos Modo de Dados e Modo Janela. Elas não terão efeito mesmo que o usuário retorne ao modo Formulário ou ao modo Folha de Dados.

O filtro e a condição WHERE que você aplicar se tornam a definição da propriedade Filtro do formulário.

para o formulário. Isso se aplica somente aos formulários abertos no modo Formulário ou no modo Folha de Dados. Clique em Adicionar (o usuário pode adicionar novos registros, mas não pode editar os registros existentes), Editar (o usuário pode editar os registros existentes e adicionar novos registros) ou Somente Leitura (o usuário somente pode ver os registros). O padrão é Editar. Observações:

A definição do argumento Modo de Dados anula as definições das propriedades PermitirEdições, PermitirExclusões, PermitirAdições e EntradaDeDados do formulário. Por exemplo, se a propriedade PermitirAdições de um formulário for definida como Não, você ainda poderá utilizar a ação AbrirFormulário para abrir o formulário no modo Editar.

Se você deixar esse argumento em branco, o Microsoft Access abrirá o formulário no modo de entrada de dados definido pelas propriedades PermitirEdições, PermitirExclusões, PermitirAdições e EntradaDeDados do formulário.

Modo Janela -> O modo da janela em que o formulário é aberto. Clique em Normal para que o formulário fique no modo definido por suas propriedades, Oculto (o formulário é oculto), Ícone (o formulário é aberto minimizado como uma pequena barra de título na parte inferior da tela) ou Diálogo (as propriedades JanelaRestrita e PopUp do formulário são definidas como Sim). O padrão é Normal.

AbrirMódulo Você pode utilizar a ação AbrirMódulo para abrir um módulo especificado do Visual

Basic em um procedimento especificado. Este pode ser um procedimento Sub, um procedimento Function ou um procedimento de evento.

Comentários: Você pode utilizar essa ação para abrir um procedimento de evento especificando o argumento Nome do Módulo e o argumento Nome do Procedimento. Por exemplo, para abrir o procedimento de evento Click (Ao Clicar) do botão ImprimirFatura do formulário Pedidos, defina o argumento

Nome do Módulo -> O nome do módulo que você deseja abrir. Você pode deixar este argumento em branco se quiser procurar um procedimento em todos os módulos padrão do banco de dados, e abrir o módulo apropriado nesse procedimento. Se você executar uma macro contendo a ação AbrirMódulo em um banco de dados biblioteca, o Microsoft Access procurará primeiro o módulo com esse nome no banco de dados

1. REFERÊNCIA DE MACROS DO MICROSOFT ACCESS

Nome do Módulo como Form.Pedidos e defina o argumento Nome do Procedimento como ImprimirFatura_Click. Para visualizar o procedimento de evento de um formulário ou relatório, o formulário ou relatório precisa estar aberto. Esta ação tem o mesmo efeito que selecionar um módulo na janela Banco de Dados e em seguida, pressionar o botão Estrutura. Esta ação também permite que você especifique um nome de procedimento e procure pelos procedimentos nos módulos padrão de um banco de dados. Dica Você pode selecionar um módulo na janela Banco de Dados e arrastá-lo até a linha de ação de uma macro. Isto cria automaticamente uma ação AbrirMódulo que abre o módulo para a seção Declarações. Para executar a ação AbrirMódulo no Visual Basic, utilize o método OpenModule do objeto DoCmd.

biblioteca e, em seguida, no banco de dados atual.

Nome do Procedimento -> O nome do procedimento para o qual você deseja abrir o módulo. Se você deixar este argumento em branco, o módulo abrirá para a seção Declarações.

Observação: Você precisa inserir um nome válido no argumento Nome do Módulo ou Nome do Procedimento.

AbrirRelatório

Continuação da Ação AbrirRelatório

É possível utilizar a ação AbrirRelatório para abrir um relatório no modo Estrutura ou Visualizar Impressão ou para imprimir o relatório imediatamente. Você pode também restringir os registros que serão impressos no relatório. A definição Imprimir para o argumento Exibir imprime o relatório imediatamente utilizando as definições de impressora atuais, sem abrir a caixa de diálogo Imprimir. Você pode também utilizar a ação AbrirRelatório para abrir e configurar um relatório e, em seguida, utilizar a ação Imprimir para imprimi-lo. Por exemplo, convém alterar o relatório ou utilizar a ação Imprimir para alterar as configurações da impressora antes de imprimir. O filtro e a condição WHERE que você aplicar se tornam a definição da propriedade Filtro do relatório.

A ação AbrirRelatório é semelhante a clicar no botão

Nome do Relatório -> O nome do relatório a ser aberto. A caixa Nome do Relatório na seção Argumentos da Ação da janela Macro exibe todos os relatórios no banco de dados atual. Esse é um argumento requerido. Se você executar uma macro contendo a ação AbrirRelatório em um banco de dados biblioteca, o Microsoft Access procurará pelo relatório com esse nome primeiro no banco de dados biblioteca e depois no banco de dados atual. Exibir -> O modo no qual o relatório será aberto. Clique em Imprimir (imprime o relatório imediatamente), Estrutura ou Visualizar Impressão na caixa Exibir. O padrão é Imprimir. Nome do Filtro -> Um filtro que restringe os registros do relatório. Você pode digitar o nome de uma consulta existente ou de um filtro que tenha sido salvo como uma consulta. Entretanto, a consulta precisa incluir todos os campos no relatório que você está abrindo ou ter sua propriedade ResultadoDeTodosOsCampos definida como Sim. Condição Onde -> Uma cláusula SQL WHERE válida (sem a palavra WHERE) ou expressão que o Microsoft Access utiliza para selecionar registros a partir da tabela ou consulta base do relatório. Caso selecione um filtro com o argumento Nome do Filtro, o Microsoft Access aplicará essa cláusula WHERE aos resultados do filtro. Para abrir um

1. REFERÊNCIA DE MACROS DO MICROSOFT ACCESS

Estrutura, no botão Visualizar ou no comando Imprimir no menu Arquivo da janela Banco de Dados depois de selecionar um relatório. Dicas

Para imprimir relatórios semelhantes para conjuntos de dados diferentes, utilize um filtro ou uma cláusula WHERE para restringir os registros impressos no relatório. Em seguida, edite uma macro para aplicar um filtro diferente ou alterar o argumento Condição Onde.

É possível selecionar um relatório na janela Banco de Dados e arrastá-lo para a linha de ação de uma macro. Isso cria automaticamente uma ação AbrirRelatório que abre o relatório no modo Visualizar Impressão.

relatório e restringir seus registros àqueles especificados pelo valor de um controle em um formulário, utilize a expressão a seguir:

[nomedocampo]=Forms![nomedoformulário] ! [nomedocontrole no formulário]

O argumento nomedocampo é o nome de um campo na tabela ou consulta base do relatório que você deseja abrir. O argumento nomedocontrole no formulário é o nome do controle no formulário que contém o valor ao qual você deseja que os registros no relatório correspondam. Observação: O comprimento máximo do argumento Condição Onde é de 256 caracteres. Caso precise inserir uma cláusula SQL WHERE mais complexa e maior do que esse comprimento máximo, utilize, em vez disso, o método OpenReport do objeto DoCmd no Visual Basic. Você pode inserir instruções da cláusula SQL WHERE com até 32.768 caracteres no Visual Basic.

AbrirTabela É possível utilizar a ação

AbrirTabela para abrir uma tabela no modo Folha de Dados, modo Estrutura ou Visualizar Impressão. Você pode também selecionar um modo de entrada de dados para a tabela. Essa ação é semelhante a clicar no botão Abrir ou no botão Estrutura na janela Banco de Dados depois de selecionar uma tabela na guia Tabelas. Dica:

(Parte 1 de 9)

Comentários