Prova de física do cefet-2004-2

Prova de física do cefet-2004-2

(Parte 1 de 3)

CONCURSO VESTIBULAR INVERNO / 2004 2a PROVA: Física / Geografia / Química

12 / JULHO / 2004

QUESTÃO 01

Com relação ao estudo da eletricidade, são feitas as afirmações a seguir:

I)Afastando-se uma da outra, as placas de um capacitor plano com carga constante, a diferença de potencial entre as placas aumenta.

I)O interior de uma esfera condutora maciça, eletricamente negativa, tem poten- cial elétrico nulo.

I)Uma corrente elétrica de 3 ampères corresponde, em uma dada seção de um condutor, à passagem de 3 elétrons por se- gundo.

Está(ão) correta(s):

A)apenas I. CORRETA

B)apenas I. C)apenas I.

D)apenas I e I. E)I, I e II.

QUESTÃO 02

Duas caixas acústicas dispostas ao ar livre são conectadas a um mesmo amplificador para emitirem um mesmo tom contínuo. Um observa- dor percorre um caminho ao longo da reta KN. Ele observa que a intensidade sonora varia conforme a sua posição de modo que, em M, ela é intensa; entre M e N, ela fica reduzida e volta a ficar intensa em N. Como ele sabe que as ondas sonoras no ar movem-se a 340 m/s, pode-se afirmar que o som que está sendo emitido tem uma freqüência, em Hz, próxima de:

A) 75.

B) 150. C) 350.

D)700. CORRETA E) 1400.

QUESTÃO 03

Alguns refrigerantes “light” informam no recipiente que 350 ml de seu conteúdo possuem teor calórico de 1,5 kcal. Considerando-se que a densidade da água é 1 g/cm3 e que o calor específico da água é 1 cal/g oC, a alternativa que representa a variação de temperatura que 1 litro de água sofreria, se essa quantidade de energia fosse destinada exclusivamente para o seu aquecimento, em oC, é a correspondente à letra:

A) 0,015. B) 0,03. C) 0,15.

D) 0,3. E)1,5. CORRETA

QUESTÃO 04

Um pára-quedista de massa 70 kg salta num local onde g = 10 m/s2, e após certo tempo atinge uma velocidade constante igual a 5 m/s. Supondo que o módulo da força de re- sistência do ar “F” é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade “v” de queda do páraquedista, pode-se afirmar que a expressão desta força é dada por:

A)F = 700 v2 B)F = 28 v2 CORRETA C)F = 140 v2

D)F = 350 v2 E)F = 5 v2

QUESTÃO 05

Um veículo espacial, na órbita terrestre, tem células solares que produzem 100 W de potência elétrica. A potência elétrica produzida no mesmo veículo, se este for colocado em órbita de Júpi- ter, que está a uma distância cinco vezes maior com relação ao Sol do que a Terra, é igual a:

A)1 W. B)2 W. C)4 W. CORRETA D)5 W. E)20 W.

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 2

QUESTÃO 06

Um resistor de resistência R conectado a uma fonte de tensão V dissipa uma potência

resistores de resistência R e a mesma fonte de tensão, para que a potência dissipada passe a

A)dois resistores em paralelo.

B)três resistores em paralelo. C)três resistores em série.

D)dois resistores em paralelo e em série com outro resistor.

E)dois resistores em série e em paralelo com outro resistor. CORRETA

QUESTÃO 07

Um quadrado está localizado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, como ilustrado na figura a seguir. Sabe-se que o vértice inferior esquerdo do quadrado está localizado exatamente sobre o centro de curvatura do espelho.

Pode-se afirmar que a imagem do quadrado tem a forma de um:

A) quadrado. B) triângulo. C) retângulo. D)trapézio. CORRETA E) losango.

QUESTÃO 08

A figura a seguir, retrata o exato momento da cobrança de um penalti, no qual o batetor im- prime à bola uma velocidade de 90 km/h. A vantagem para o batedor é massacrante e, assim, a Física deixa poucas possibilidades de desculpas para quem perde pênaltis. De novo, ela demonstra outra verdade que todo o jogador sabe: “Pênalti perdido é falha do cobrador.” Para que o goleiro defenda a cobrança, é necessário que ele chegue na bola em:

A)1,28 segundos. B)0,24 segundos. C)0,90 segundos.

D)0,46 segundos. CORRETA E)0,08 segundos.

QUESTÃO 09

Um homem vê seu ônibus parado no ponto e corre para pegá-lo, com velocidade constante de 6 m/s. Quando a distância entre ele e o ônibus é de 5 m, este parte com aceleração constante de 2,0 m/s2, seguindo uma trajetória com a mesma direção e sentido da velocidade do homem. O gráfico da posição “x” em função do tempo “t” que melhor representa esta situação é:

QUESTÃO 10

Num acidente de fórmula 1, um carro de massa m = 1000 kg e velocidade de 216 km/h choca-se contra um muro e demora 0,5 segundo para parar. Comparada com o peso do carro, a força considerada constante, que atua no carro, durante este intervalo de tempo é: (Considere

A)12 vezes maior. CORRETA B)12 vezes menor.

C) igual. D)6 vezes maior.

E)6 vezes menor.

QUESTÃO 1

Os dirigíveis modernos utilizam gás Hélio

(He) ao invés de Hidrogênio (H2), como nos primeiros exemplares, dentre os quais o Hinden- burgo foi o mais famoso. O Hidrogênio é muito reativo, e pode facilmente entrar em combustão, ao contrário do Hélio. Porém o gás Hélio é mais denso que o Hidrogênio, fazendo com que a carga útil do dirigível diminua. Considerando o mesmo dirigível, qual seria o motivo para a di- minuição da carga útil devido à troca do

Hidrogênio pelo Hélio?

A)A diminuição do empuxo total para o dirigível, utilizando o Hélio como gás.

B)O aumento do empuxo para o dirigível, utilizando o Hélio como gás.

C)O aumento do peso do dirigível utilizando o Hélio como gás. CORRETA

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 3 por apresentar duas alternativas “E” e por não apresentar a alternativa “A”, no caderno de prova tipo C.

D)O aumento do empuxo total que atua no dirigível caso o Hidrogênio seja utilizado.

E)O aumento do peso do dirigível utilizando o Hidrogênio como gás.

QUESTÃO 12

Deseja-se projetar uma pista para pousos e decolagens de aviões a jato. Para decolar, o avião acelera com 4 m/s2 até atingir a velocidade

de 100 m/sDeve-se, porém, deixar espaço

para que o piloto possa interromper a decolagem, caso surja algum problema. Neste caso, o avião desacelera com 5 m/s2. O comprimento mínimo da pista para que o piloto possa interromper a decolagem no instante em que o jato tanto, ter deixado o solo é de:

A)10000 m. B)4450 m. C)1000 m. D)250 m. E)2250 m. CORRETA

QUESTÃO 13

Numa das corridas de São Silvestre, um atleta brasileiro estava 25 m atrás do favorito, o queniano Paul Tergat, quando, no fim da corrida, o brasileiro reagiu, imprimindo uma velocidade escalar constante de 8 m/s, ultrapassando Tergat e vencendo a prova com uma vantagem de 75 m. Admitindo que a velocidade escalar de Tergat se manteve constante e igual a 5,5 m/s, o intervalo de tempo decorrido, desde o instante em que o brasileiro reagiu, até o instante em que cruzou a linha de chegada foi de:

A)20 s. B)30 s.

C)40 s. CORRETA D)50 s.

E)60 s.

QUESTÃO 14

Durante uma prova de salto em altura, um atleta inicia a corrida até a trave de salto, onde está posicionada a barra que ele irá transpor. No momento do salto, toda a energia que o atleta possui, decorrente da corrida, é transferida para a sua perna, que a reverte num impulso vertical, fazendo-o ganhar altura para transpor a barra.

dade imediatamente antes do início do salto é 8

A)3,20 m. CORRETA B)1,60 m. C)4,0 m. D)2,25 m. E)2,15 m.

QUESTÃO 15

Considere as afirmações relativas a respeito dos movimentos no espaço.

I)Ao orbitar a Terra, os ocupantes dos veículos espaciais estão submetidos a uma gravidade nula, pois viajam no vácuo.

I)Se um veículo espacial que apresenta uma órbita circular em torno da Terra aumen- tar, por um breve intervalo de tempo, a sua velocidade, passará a descrever continuamente uma órbita espiralada e se afastará da Terra.

I)A Terra descreve uma trajetória não circular em torno do Sol e tem velocidade maior quando mais próxima da estrela.

É(são) correta(s):

A)apenas I. B)apenas I.

C)apenas I. D)apenas I e I. E)I, I e II.

QUESTÃO 16

Em uma região do espaço, as linhas do campo elétrico estão representadas, e quatro pontos K, L, M e N estão assinalados.

Chamando de V o potencial do campo e de E a intensidade do campo elétrico, está correto afirmar que:

QUESTÃO 17

Três bolas idênticas apresentam massa específica igual a 500 kg/m3 e estão colocadas no cipiente para observar o fenômeno do empuxo, quando as bolas sofrem um deslocamento para cima. É possível afirmar que o movimento tem início quando o nível de água ultrapassa a marca:

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 4

QUESTÃO 18

Em um recipiente que é mantido fechado,

são colocados dois mols de hidrogênio (H2) e um mol de oxigênio (O2) que, juntos, exercem uma pressão igual a 1 atm, sob temperatura igual a do hidrogênio, elevando a temperatura do sistema até 127oC, mantendo o sistema gasoso.

É possível afirmar que a pressão exercida torna-se, em atm, igual a:

A) 2. B) 6.

C) 5

D) 9 8. CORRETA

E) 3

QUESTÃO 19

Um chuveiro elétrico, com resistência R, aumenta a temperatura da água em 20oC quando apresenta uma vazão igual a 10 litros por minuto. Desejando aumentar a vazão para 15 litros por minuto e manter o mesmo aquecimento, sua resistência elétrica deverá ser alterada para:

A) 2

3 R.

B) 3 2 R. CORRETA

C) 5

4 R.

D) 4

5 R.

E) 5

1 R.

QUESTÃO 20

Uma partícula tem uma quantidade de movimento Q1 igual a 5,0 kgm/s e colide contra um obstáculo, retornando com uma quantidade de movimento Q2, também em módulo, igual a 5,0 kgm/s. A trajetória representada é plana e o obstáculo lhe é perpendicular.

O impulso que o obstáculo exerce tem um valor, em Ns, muito próximo de:

A) 6,3. B)7,1. CORRETA

C) 5,0. D) 0,0.

E) 2,5.

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 5 GEOGRAFIA

QUESTÃO 21

A água é o principal fator de erosão dos solos. Dos fatores ou variáveis apresentados abaixo, um NÃO está relacionado à erosão do solo. Assinale-o.

A)O tipo de solo e sua composição granulométrica.

B)A estrutura, espessura e as forças de coesão entre as partículas que formam o solo.

C)A quantidade, a duração e a freqüência das chuvas.

D)A cobertura vegetal existente na área.

E)A quantidade e a qualidade da insolação do solo. CORRETA

QUESTÃO 2

Com o crescimento mundial da população e a elevação do padrão de vida de parte dela, o consumo de alimentos tem aumentado. No entanto, a expansão das áreas de cultivo se defronta com diversos problemas. Assinale a alternativa que apresenta somente fatores limitantes para a agricultura.

A)Desertificação, matéria orgânica, lixiviação, salinização.

B)Acidez, erosão, desertificação, lixiviação.

C)Aridez, laterização, salinização, desertificação. CORRETA

D)Terraceamento, laterização, lixiviação, salinização.

E)Macronutrientes, erosão, laterização, lixiviação.

QUESTÃO 23

A hidrografia, constituída pelos oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, água subterrânea e água da atmosfera, é essencial para a existência de vida na Terra. Analise as proposições que descrevem as características da hidrosfera.

I)A ressurgência ocorre quando águas profundas e frias dos oceanos vêm para a superfície. Essa troca pode ser provocada por ventos que deslocam as águas quentes superficiais ou por movimentos semelhantes a redemoinhos, trazendo as águas frias para a superfície.

I)Uma das teorias que tenta explicar a origem da salinidade marinha é a de que o sal pode ter surgido a partir dos processos vulcânicos, que ocorrem no assoalho submarino. As lavas teriam levado diretamente ao oceano um tipo de água juvenil, quimicamente derivada do magma, constituída por vários elementos químicos como cloretos, brometos, iodetos, gás carbônico, cloro, boro, nitrogênio, entre outras substâncias.

I)Existem dois tipos de aqüíferos de águas continentais subterrâneas: aqüífero livre ou freático – está mais próximo da superfície e pode ser facilmente aproveitado; aqüífero confinado – a água fica em profundidade e presa entre duas camadas de rochas impermeáveis.

IV)Os deltas caracterizam-se por um tipo de desembocadura, onde rios que carregam grande quantidade de sedimentos e lançam suas águas em mares pouco profundos e, com o tempo, o material acumula-se na foz, formando um obstáculo para a saída das águas fluviais.

V)As barras são formadas quando a quantidade de sedimentos transportados pelas águas dos rios é muito grande formando, em sua desembocadura, pequenas ilhas, que dividem as águas em vários canais.

Estão corretas somente as proposições:

A)I, II e V. B)I, IV e V. C)I, II e IV. D)I, IV e V. E)I, I e II. CORRETA

QUESTÃO 24

O cartograma mostra temperaturas sobre uma grande cidade industrializada. Observando o desenho, e considerando os seus conhecimentos adquiridos, analise as seguintes proposições:

I)As linhas que unem, sobre o mapa, os pontos de igual temperatura, são deno- minadas de isoietas.

I)A urbanização alterou as condições ambientais, promovendo incremento de tem- peratura na parte central da cidade.

I)As temperaturas das áreas urbanizadas são amenizadas pela presença de grandes blocos de edifícios.

IV)As chamadas ilhas de calor que se formam nas cidades fazem parte dos problemas ambientais acumulativos que ocorrem em áreas delimitadas do globo.

V)O equilíbrio de áreas construídas e áreas verdes pode amenizar os efeitos ambientais sobre as cidades, principalmente em relação ao equilíbrio térmico.

Estão corretas somente as proposições:

A) I, IV, e V. CORRETA B) I, I e V. C) I, IV e V. D) I, I e IV. E) I, II e V.

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 6

QUESTÃO 25 tos usados para representar o espaço terrestre no papel. Assinale a alternativa que descreve das.

A)Peters construiu uma projeção cilíndrica que distorce as áreas dos continentes, mas preserva sua forma mais perto da realidade.

B)A projeção de Mercator, embora de grande utilização, produz um aumento exagerado das áreas situadas nas proximidades dos pólos. CORRETA

C)Na projeção de Mollweide o paralelo central e os meridianos são retos, enquanto os demais paralelos são curvos.

D)A projeção feita a partir de uma figura central sobre a qual será reproduzido o globo em forma de cone caracteriza a projeção azimutal.

E)Nas projeções equivalentes tanto as formas quanto as áreas do espaço representado são adulteradas em benefício da preservação das distâncias.

QUESTÃO 26

O espaço global da “era da informação” é polarizado pelas cidades onde se concentram as sedes das instituições que controlam as redes mundiais: bolsas de valores, corporações ban- cárias e industriais, companhias de comércio exterior, empresas de serviços legais e financeiros e agências públicas internacionais. Essas são as cidades globais. Das alternativas a seguir, identifique a que estiver INCORRETA.

A)Vários centros urbanos do mundo subdesenvolvido se caracterizam, nitidamente, como cidades globais e as principais estão na Ásia: Nanquim, na China e Kuala Lumpur, na Malásia; na América Latina: Rio de

Janeiro, no Brasil, Buenos Aires, na Argentina e Cidade do México, no

México. CORRETA

B)As cidades globais funcionam como centro de tomadas de decisões capazes de afetar a organização de territórios, em escala ma-

tros urbanos estão associadas muito mais ao mercado mundial, do que à economia nacional.

C)As cidades globais completas localizam-se nos países desenvolvidos e as principais são

os centros financeiros mundiais – Nova York, nos Estados Unidos, Londres, na Grã-

Bretanha, Frankfurt, na Alemanha e Tóquio, no Japão. Num patamar inferior, aparecem concentrações financeiras e de serviços como Paris, na França, Zurique, na Suíça,

Milão, na Itália, Amsterdã, na Holanda, Toronto, no Canadá e Sídnei, na Austrália.

D)Fora dos países desenvolvidos, alguns centros urbanos se caracterizam, nitidamente, como cidades globais, como Cingapura e Hong Kong, pois a condição de Cidade- Estado estruturou economias direcionadas ao mercado mundial.

(Parte 1 de 3)

Comentários