Prova de física do cefet-2004-2

Prova de física do cefet-2004-2

(Parte 2 de 3)

E)Existem cidades que desempenham algumas funções globais limitadas – São Francisco, nos Estados Unidos, funciona como aglomeração de empresas de alta tecnologia;

Bruxelas, na Bélgica, é sede de instituições públicas de âmbito internacional; Roterdã, na Holanda, é conexão portuária do comércio mundial.

QUESTÃO 27

Das alternativas a seguir, que abordam aspectos da América Latina, identifique a que estiver INCORRETA.

A)Um dos grandes problemas dos países latino-americanos é a concentração de renda. Os maiores índices de concentração de renda estão no Brasil, seguido da Bolívia e da Nicarágua, e os menores estão no Uruguai, Costa Rica, Venezuela e República Dominicana.

B)As ilhas do Caribe, conhecidas como

Antilhas, são constituídas por um arco montanhoso submarino, a maioria de origem vulcânica e cujos cumes afloram à superfície. Pode-se dividi-las em Bahamas, Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.

C)Das Guianas, o Suriname é uma excolônia inglesa cuja economia é baseada na agricultura, principalmente do cultivo do café, banana e soja. CORRETA

D)O Chile destaca-se dos demais países andinos por apresentar a maioria da população branca e não de mestiços de indígenas, como todos os demais. Além disso, apresenta os melhores indicadores sócio-econômicos e a economia mais forte da área.

E)A Colômbia possui litoral tanto no Oceano

Atlântico como no Oceano Pacífico, o que facilita a conexão das rotas do narcotráfico com países europeus, africanos, asiáticos e da Oceania.

QUESTÃO 28

A África é o mais tropical dos continentes do planeta. As proposições a seguir referem-se a aspectos físicos, políticos e sócio-econômicos desse continente.

I)O islamismo político, cujos seguidores são denominados fundamentalistas, é o movimento que apresentou nas últimas décadas o maior crescimento no continente africano.

I)O território africano é dominado por ex- tensos planaltos cristalinos, formados no pré-cambriano, apresentando-se, conse- do ao longo de milhões de anos.

I)O Oceano Índico, o Arquipélago da Madeira (território ultramarino de Portugal) e o arquipélago das Canárias (território ultramarino da Espanha), estão entre os raros acidentes litorâneos do continente africano.

IV)A ocupação do continente africano apresentou duas formas distintas: a ocupação imperialista ocorreu nos séculos XV e XIX, e caracterizou-se pela ocupação definitiva do território africano, por parte dos euro- peus. A ocupação mercantilista teve início na segunda metade do século XIX, e ca-

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 7 racterizou-se pela ocupação de algumas áreas litorâneas que funcionavam como cadorias e escravos.

V)As maiores densidades demográficas no continente africano situam-se nas áreas mais férteis para o plantio, como os vales fluviais do Nilo e do Niger, ou nas áreas bem servidas de chuvas, junto ao litoral, caso da região de Maghreb, na parte norte do continente.

Somente estão corretas as proposições:

A)I, II e V. B)I, I e V. CORRETA C)I, IV e V. D)I, II e IV. E)I, IV e V.

QUESTÃO 29

A regionalização do Brasil está vinculada à centralização do poder político na esfera federal e à política de industrialização e de integração econômica e territorial. As proposições a seguir abordam assunto relativo às divisões regionais do Brasil.

I)O Meio-Norte é uma das quatro porções ou sub-regiões do Nordeste. É formado pelos estados do Maranhão e do Piauí, trata-se de uma área de transição entre a

Amazônia e o Nordeste.

I)O crescimento econômico da Amazônia pós SUDAM (1996) se fez à custa da destruição da natureza e da exploração e extermínio dos povos nativos, em benefício dos grandes empresários nacionais e estrangeiros.

I)As secas não são a causa fundamental da pobreza existente no Sertão Nordestino.

O que esse fenômeno climático faz, na realidade, é acentuar e colocar em evidência as verdadeiras causas da pobreza, que são fundamentalmente sociais e políticas.

IV)Em 1921, o IBGE estabeleceu a primeira divisão regional do Brasil. Delimitou cinco regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro Oeste, tendo em vista o levantamento e a divulgação de dados estatísticos e o ensino da Geografia do

Brasil.

V)Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchan

Geiger, atendendo solicitação do governo, estruturou nova divisão oficial do território brasileiro, delimitando-o em três regiões geo-econômicas: Norte, Centro e

Sul.

Somente estão corretas as proposições:

A)I, IV e V. B)I, IV e V. C)I, IV e V. D)I, I e II. CORRETA E)I, II e V.

QUESTÃO 30

A rede hidrográfica brasileira reflete as elevadas condições de umidade da maior parte do território nacional, podendo ser considerada a mais densa do globo. Identifique, das alternativas a seguir, a que estiver INCORRETA, em relação às características da hidrografia brasileira.

A)A vazão ou débito fluvial do rio Amazonas é enorme, abrangendo cerca de 15% da descarga total dos rios do globo, nos oceanos e mares.

B)A bacia do rio Tocantins é uma bacia independente, sendo a maior localizada totalmente em território nacional. O Araguaia é seu afluente principal, tão importante em volume de água e extensão, que muitos a chamam de bacia Tocantins- Araguaia.

C)Com relação ao destino das águas fluviais, o padrão de drenagem dos rios brasileiros é endorreico, ou seja, eles deságuam no mar. Não há drenagem exorréica, rios que deságuam em depressões no interior do continente, nem arréica, rios que se infiltram no subsolo e aí terminam. CORRETA

D)O regime de alimentação do rio Amazonas é nival/pluvial, pois depende em parte do derretimento da neve da Cordilheira dos Andes, onde nasce, mas a maior parte de sua alimentação provém mesmo é das chuvas.

E)O Brasil tem o maior estoque de água doce do mundo, com mais de 12% do total mundial, mas nem isso evita que muitas cidades, grandes ou pequenas, enfrentem problemas de abastecimento. A distribuição é desigual no território, pois o Norte tem 70%, o Centro-Oeste, 15%, o Sudeste e o

Sul, 12% e o Nordeste, 3%.

QUESTÃO 31

Em relação à biodiversidade e às paisagens climatobotânicas brasileiras, identifique a alternativa que estiver INCORRETA.

A)A existência de variadíssimos ecossistemas no território brasileiro, que reúnem o mais elevado número de espécies de organismos do planeta, fazem do Brasil um país megadiverso.

B)Dos 1,4 milhão de organismos do planeta já descritos, mais de 10% vivem em território brasileiro, percentual que deverá crescer com a progressiva identificação de novas espécies.

C)Em relação às florestas brasileiras, a Mata

Atlântica é a que apresenta maior biodiversidade, sendo inclusive uma das maiores biodiversidades do planeta.

D)No Brasil, o predomínio de um sistema capitalista, moderado, contribui para a preservação do meio ambiente, pois esse é o principal fator que faz com que o país ainda tenha a maior quantidade de áreas florestais preservadas do planeta.

E)Por trás da imensa riqueza e da grandiosidade da floresta amazônica, esconde-se uma assustadora realidade, o fato dessa enorme floresta se desenvolver e ser sustentada por uma finíssima e pobre camada de solo (húmus), produzida pela própria floresta.

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 8

QUESTÃO 32

Em relação às características das paisagens das formações vegetais brasileiras, identifique a alternativa INCORRETA.

A)Floresta Amazônica – Ocorre em planaltos e chapadas dispostos so- bre os terrenos de rochas areníticas e basálticas e formas escarpadas. Os solos são férteis e o clima é mesotérmico com chuvas distribuídas ao longo do ano. Apresenta relevo com predomínio de altitudes baixas, clima quente e úmido o ano todo, existência de uma vasta e rica rede hidrográfica e presença de uma floresta exuberante. CORRETA

B)Mata Atlântica – Disposta sobre as encostas dos planaltos. A ação das chuvas e a umida- de típica do clima tropical litorâneo fazem da água o principal agente modelador, de modo que o relevo adquire formas arredondadas.

C)Caatinga – O relevo possui várias formações de modelado abrupto, uma vez que o calor é o agente intempérico mais atuante, resultado do clima seco. Os solos são pouco pro- fundos, a rede hidrográfica é formada principalmente por rios temporários.

D)Cerrado – A vegetação herbácea e arbustiva e as árvores pequenas de troncos e galhos retorcidos adaptam-se bem ao período de estiagem. Os solos são de baixa fertilidade natural. O clima é tropical, alternadamente seco e úmido.

E)Pradarias ou Campos – O clima é do tipo subtropical, as coxilhas, pequenas colinas arredondadas, típicas da depressão do estado mais meridional do Brasil, são recobertas por uma vegetação herbácea, com predomínio de gramíneas.

QUESTÃO 3

A sociedade brasileira mudou nas últimas décadas, e os espaços urbanos passaram a concentrar a maioria das nossas contradições eco- nômicas, políticas e sociais. Verifique as proposições a seguir, que abordam assuntos relativos à urbanização e à industrialização no Brasil.

I)Em 1930, a industrialização dava seus primeiros passos e a população era predominantemente rural, concentrando mais de 70% da população absoluta do país. O processo de industrialização fez com que em 70 anos (ano 2000), a po- pulação urbana representasse 81,2% do contingente populacional total.

I)As condições ideais para industrialização estavam no nordeste do Brasil, pois existia capital acumulado da atividade cafe- eira, a infra-estrutura e o mercado de consumo, fatores essenciais para a im- plantação de indústrias.

I)As primeiras indústrias que surgiram no Brasil, no início do século X, eram basi- camente de bens de capital.

IV)No Brasil, foi importante a participação do

Estado no processo de industrialização, pois através de financiamentos públicos e por meio de suas empresas, preencheu os vazios da economia, investindo em infra- estrutura básica essencial à industrialização.

V)Em 1980, o Estado desenvolvimentista, que promoveu forte estatização da economia, estava falido e na década de 1990, iniciou-se o processo de privatização, para transferir parte de seu aparelho produtivo à iniciativa privada.

Somente estão corretas as proposições:

A)I e II. B)I, IV e V. CORRETA

C)I, I e IV. D)I e V.

E)I, IV e V.

QUESTÃO 34

Em relação aos movimentos internos da população brasileira, identifique a alternativa IN-

A)Com o surgimento das metrópoles no Brasil, caracterizado por um conjunto de cidades interligadas, surgiram também as migrações pendulares, resultantes da movimentação diária da população entre os municípios.

B)No nordeste do Brasil, todos os anos, no mês de março, quando pára de chover no sertão, os pequenos e médios proprietários rurais são obrigados a migrar para o agreste ou Zona da Mata, em busca de ocupação que lhes permita sobreviver até dezembro, quando volta a chover no sertão e eles re- tornam às suas propriedades. Esse movimento é denominado de transumância.

C)O inchaço de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo provoca a migração urbana-urbana, pois as populações dessas grandes cidades migram para cidades médias do interior, em busca de melhores condições de vida.

D)De meados da década de 50 até o final dos anos 70, aconteceu o período em que foram muito acelerados os processos de industrialização das grandes cidades brasileiras, a concentração de terras no campo e, conse- qüentemente, ocorreu intenso êxodo rural no Brasil.

E)Atualmente, Palmas (TO), Macapá

(AP) e Rio Branco (AC) são as capitais que menos crescem no Brasil, devido aos grandes problemas so- ciais que enfrentam, por estarem em áreas de expansão agrícola. COR-

QUESTÃO 35

Em relação ao comércio exterior brasileiro, identifique a alternativa que estiver INCORRETA.

A)O Plano Real criado em 1994 valorizou a moeda nacional e facilitou a entrada de pro- dutos estrangeiros mais competitivos que os nacionais, por serem mais baratos; isso contribuiu para o déficit da balança comercial.

B)Apesar dos problemas causados pela crise econômica argentina, as trocas no interior do Mercosul são fundamentais para a balança comercial brasileira.

C)De 1930 até 2001, a política do governo brasileiro com relação ao comércio exterior teve dois períodos distintos: de 1930 a 1990

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 9

– substituição das importações; de 1990 a 2001 – liberalização das importações.

D)O Rio Grande do Sul é um dos quatro grande corredores de exportação do Brasil, com terminal no Porto de Rio Grande, onde se destacam as exportações de café e minério de ferro. CORRETA

E)Entre os produtos exportados pelo Brasil em 2000, destacam-se aviões, minério de ferro, soja, veículos de passeio e aparelhos transmissores e receptores.

QUESTÃO 36

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Toda essa massa de água, que corresponde a 1370 milhões de quilômetros cúbicos, contém todos os elementos químicos existentes nos minerais que formam a crosta terrestre. Com base nos dados da tabela abaixo e no texto, foram feitas as seguintes considerações:

Tabela de concentrações

Substância Concentração (mol/L)

I)Se evaporássemos o volume dos oceanos a 1/5 do atual, a concentração de NaCl seria de 1,3x10-2 g/L.

I)Se pegarmos 1 litro de água do mar e pusermos 50 mL de água destilada, a concentração de cálcio será de 2x10-5 mol/L.

I)Supondo que a água do mar contenha somente cloreto de sódio dissolvido e que deseja-se preparar 250 mL de uma solução do referido sal a 2x10-5 mol/L a partir da água do mar, seria necessário uma alíquota de 106 mL para efetuar a diluição.

Dados: M(Na) = 23g/mol; M(Cl) = 35,5 g/mol

Está(ão) correta(s) somente:

A) I. B) I. C)I e I. CORRETA D)I e I. E)I e II.

QUESTÃO 37

A fragrância de um perfume resulta de uma mistura complexa de substâncias, originalmente extraídas de plantas e flores e de alguns animais selvagens. Atualmente, os químicos conseguem produzir compostos sintéticos que substituem os aromas naturais. Com isso, consegue-se baratear o preço do perfume e evitar os protestos dos ambientalistas contra a extinção de muitas espécies vegetais e animais.

Alguns exemplos estão mostrados abaixo:

Com base em conhecimentos de química orgânica, julgue os itens abaixo: I)O geraniol apesar de possuir uma hidroxila não é considerado um álcool.

I)Podemos converter a essência de limão em essência de rosas fazendo uma reação de hidrogenação catalítica, caracterizando assim uma reação de redução.

I)O geraniol ao sofrer uma oxidação formará o ácido carboxílico correspondente.

Está(ão) correta(s) somente:

A) I. B) I. C) I. D)I e II. CORRETA E)I e I.

QUESTÃO 38

“Quando já existe um grupo (G) ligado ao anel benzênico, ele influi em todas as substituições aromáticas subseqüentes. Ocorrem, então, duas situações bem distintas:

a)Certos grupos facilitam a reação e orientam a entrada de um segundo grupo para as posições orto e para (orto-para- dirigentes); b)Outros grupos dificultam a reação e orientam a entrada de um segundo grupo para a posição meta (meta-dirigentes).”

Química, volume 3, 5a edição. Ricardo Feltre.

Com base no exposto acima e nos conhecimentos de química orgânica, julgue os itens a seguir:

(essência de rosas: geraniol)(essência de limão: citral)

CEFETPR 2 / INVERNO 2004 • 10 I)Dada a reação:

ocorrerá como descrita se o grupo G for uma hidroxila (OH).

I)De acordo com a reação:

o produto, como está, poderá ocorrer se o grupo G for amino (NH2).

(Parte 2 de 3)

Comentários