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Curso de AutoCAD 3D - 2000 ao 2007 - Apostilas - Arquitetura Parte1, Notas de estudo de Arquitetura

Apostilas de Arquitetura sobre o Curso de AutoCAD 3D, 2000 ao 2007, desenho 3D, visualização, faces.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 26/03/2013

Cunha10
Cunha10 🇧🇷

4.5

(244)

393 documentos

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Baixe Curso de AutoCAD 3D - 2000 ao 2007 - Apostilas - Arquitetura Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Arquitetura, somente na Docsity! Curso de AutoCAD 3D – AutoCADs 2000 ao 2007 INDICE 1. APRESENTAÇÃO............................................................................................ 1 2. DESENHANDO EM 3D .................................................................................... 1 3. VISUALIZAÇÃO ...............................................................................................6 4. INTRODUÇÃO ................................................................................................. 8 5. FACES ........................................................................................................... 12 6. MALHAS POLIGONAIS ................................................................................. 14 7. OBJETOS 3D ................................................................................................. 20 8. PLOTAGEM DE DESENHOS 3D ...................................................................25 9. RENDERIZAÇÃO ...........................................................................................28 10. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ..............................................................................38 Curso de AutoCAD 3D 1 1. APRESENTAÇÃO No curso de AutoCAD Básico é visto como gera-se desenhos bidimensionais utilizando as coordenadas X e Y e um único plano de trabalho. No curso AutoCAD 3D veremos como gerar e manipular desenhos tridimensionais utilizando as coordenadas X, Y e Z e definindo vários planos de trabalho pela alteração do sistema de coordenadas. Vamos trabalhar também com visualização e renderização de objetos tridimensionais. 2. DESENHANDO EM 3D Podemos fazer desenhos tridimensionais no AutoCAD de duas maneiras. Uma delas é modificando pelo comando CHANGE a elevação (ELEV) e a espessura (THICKNESS) das entidades selecionadas. Outra é colocando estes valores antes de desenhar através do comando Elev ou Entity Modes: Curso de AutoCAD 3D 4 Note que a medida em que movemos o cursor, movem-se também os três eixos na tela, estes eixos representam os eixos do sistema de coordenadas do desenho. Simultaneamente uma cruz dentro da bússola se movimenta, a figura abaixo mostra de que ponto o objeto será visto conforme o posicionamento da bússola. 3. Através de dois ângulos: (presets) Command: VPOINT Rotate/<view point> <valor atual>:R Enter angle in X-Y plane from X axis <valor atual> : 30 Enter angle in X-Y plane<valor atual> : 30 O primeiro ângulo dado rotaciona o ponto de vista no plano XY em relação ao eixo X. O segundo ângulo rotaciona o ponto de vista em relação ao plano XY. O novo ponto de vista é o resultado da definição dos dois ângulos. A variável WORLDVIEW afeta diretamente os comandos de visualização em 3D como o VPOINT e o DVIEW. Se o valor dela for igual a 1 os novos pontos fixados nos comandos de visualização serão relativos ao sistema de coordenadas globais (WCS). Se seu valor for igual a 0 os novos pontos serão relativos ao sistema de coordenadas ativo. HIDE (menu suspenso = barra de menu render) O comando HIDE oculta entidades localizadas atrás de faces. Para este comando, são faces as seguintes entidades:  círculos; Curso de AutoCAD 3D 5  a espessura de uma (width) polyline ;  3D face;  malhas poligonais;  lados gerados pela extrusão de entidades; Command: HIDE O desenho desaparece da tela por um determinado tempo que vai variar de acordo com sua complexidade. textos e atributos são sempre visíveis, não são afetados pelo hide. ANTES DO HIDE APÓS O HIDE SHADE (menu suspenso = barra de menu render) O comando SHADE permite gerar o sombreado das faces de um modelo tridimensional, substituindo a visualização do modelo em arame por um modelo sólido. Command: SHADE Podemos regular o padrão do sombreado que obteremos através da variável SHADEDGE. Os valores válidos para esta variável são:  0 - gera sombreado do modelo, sem realçar o contorno das faces. Necessita de 256 cores simultâneas na tela;  1 - gera o sombreado do modelo, realçando o contorno das faces. Requer 256 cores simultâneas;  2 - gera uma imagem semelhante à obtida com o comando HIDE, pois preenche as faces com a cor do fundo. Serve para qualquer monitor, pois independe do número de cores;  3 - as faces não são sombreadas, mas preenchidas com a cor original do objeto, o contorno das faces é desenhado com a cor do fundo. Serve para qualquer monitor, pois independe do número de cores; Se a variável SHADEDGE for igual a 0 ou 1 o sombreado das faces será baseado no ângulo que as faces formam com a direção da vista (linha de visão). Em função disto, existe a variável permite controlar a percentagem de luz refletida difusamente e a percentagem de luz ambiente. A luz ambiente desconsidera o ângulo formado entre as faces e a linha de visão, sombreando todas as faces com o mesmo percentual de iluminação. A luz refletida difusamente, por sua vez, vai ser determinada em função do ângulo formado entre a face e a linha de visão, de forma que, se o ângulo formado for de 900, por exemplo, será refletida muita luz. O valor inicial desta variável é 70, o que significa que 70% de luz será refletida difusamente e 30% será de luz ambiente. O valor de SHADEDGE pode variar de 0 a 100. Curso de AutoCAD 3D 6 3. VISUALIZAÇÃO VIEW OU NAMED VIEW O comando VIEW salva vistas do desenho definidas pelo usuário e permite reapresentá-las na tela a qualquer momento durante a edição do desenho. É necessário dar um nome para a vista salva. O nome pode ter até 31 caracteres e ser compostos de letras, números, sinais de $ e traço de hífen. O nome dado servirá como referência para todas as opções do VIEW. Command: VIEW ?/Delete/Restore/Save/Window: View name:  ?: listas as vistas já salvas;  Delete: permite examinar uma vista salva;  Restore: reapresenta na tela uma vista salva;  Save: salva a vista que está na tela;  Window: salva uma vista definida pelo usuário através de dois pontos. PLAN OU PLAN VIEW Este comando mostra na tela a vista plana (vista superior do plano XY) do sistema de coordenadas especificadas pelo usuário. Command: PLAN <Current UCS>/UCS/Word:  Current UCS: mostra a vista plana do sistema de coordenadas ativo;  UCS: (NAME UCS) permite mostrar a vista plana de um UCS previamente salvo. O AutoCAD pede pelo nome de UCS; ?/Name of UCS:  ?: lista UCSs já salvos;  World: mostra a vista plana do sistema de coordenadas globais (WCS). VPORTS OU TILED VIEWPORTS (via teclado; menu em cascata = menu suspenso Layout = barra de menu view) O comando VPORTS (viewports) permite que se divida a área gráfica em janelas, cada janela pode conter uma vista diferente do desenho. Pode-se ter duas, três ou quatro janelas configuradas com diferentes formatos, cada configuração pode ser salva dando-lhe um nome para posterior utilização. Command: VPORTS Save/Restore/Delete/Join/Single/?/2/<3>/4:  Save: Permite salvar a configuração de janelas em uso, é necessário indicar um nome. O nome pode ter até 31 caracteres e ser composto de letras, números, sinal de $ , traço e hífen;  Restore: reapresenta na tela uma configuração de janela já salva;  Join: transforma duas janelas adjacentes em uma única janela. As duas janelas devem formar um retângulo. O AutoCAD pede quais janelas serão unidas. Select dominant viewport <current>: ( esta define as características da nova janela ) Select viewport to join: (esta é a janela que será unida à anterior) Curso de AutoCAD 3D 9 UCS (via teclado, menu suspenso = menu de barra Settings) O comando UCS permite que se modifique a posição e direção dos eixos XYZ, criando novos sistemas de coordenadas e novos planos de trabalho. Command: UCS Origin/ZAxis/3point/Entity/View/X/Y/Z/Prev/Restore/Save/Del/?/W orld:  Origem: permite a mudança da localização da origem do sistema de coordenadas ativo, criando assim um novo UCS. Será pedido um novo ponto de origem. Origin point <0,0,0> : (indique a nova origem)  Zaxis : Pede por uma nova direção positiva para o eix o “Z” e um novo ponto de origem; Origin point <0,0,0> : Point on positive portion of the Z axis <valor atual> :  3point: Possibilita a definição de um novo UCS através de três pontos. Este pontos são uma nova origem, uma nova direção positiva para “X” e uma nova direção para “Y” ; Origin point <0,0,0> : Point on positive portion of the Y axis <valor atual> : Point on positive-Y portion of the UCS X -Y plane <valor atual> :  Entity: Permite a definição de um novo UCS de acordo com a orientação de uma entidade previamente selecionada. Esta opção só não aceita como entidade válida 3D polylines e malhas poligonais. O AutoCAD pede para selecionar entidade. O novo UCS terá a mesma direção positiva de Z da entidade selecionada (quando ela foi criada). Select object to align UCS: (selecione com um “pick” uma das entidades relacionadas abaixo) Se a entidade selecionada for : LINHA - A origem do novo UCS coincide com o ponto final mais próximo ao “pick”. A nova direção de X se posiciona em função da linha estar contida no plano XZ, o outro Endpoint da linha tem coordenada 0 (zero) em relação ao eixo Y ; 2D PLINE - A origem coincide como ponto inicial da pline e o eixo X se desloca do ponto inicial em direção ao próximo vértice; CÍRCULO - A origem do UCS coincide com o centro do círculo com o eixo X passando pelo “pick” de seleção da entidade; Curso de AutoCAD 3D 10 ARCO - A origem do novo UCS será o centro do arco e a direção positiva do eixo X passa pelo ponto final do arco mais próximo ao “pick” de seleção de entidade; 3D FACE - A origem do novo UCS coincide com o primeiro ponto da 3D face. O eixo X se desloca do primeiro ponto em direção ao segundo e o sentido positivo de Y é dado pelo deslocamento do primeiro ao quarto ponto; COTAS - A origem do UCS coincide com o ponto central do texto da cota, e o eixo X é paralelo ao eixo X do UCS em uso quando foi gerado a cota; PONTO - A origem do UCS coincide com o ponto e a determinação da direção do eixo X é arbitrária; TEXTO, BLOCO E ATRIBUTO - A origem eqüivale ao ponto de inserção da entidade. O eixo X se posiciona ao longo do ângulo de rotação com o qual a entidade foi inserida de forma que no novo UCS o ângulo de rotação seja igual a zero. O ponto de inserção do texto é sempre o canto inferior esquerdo deste.  View: Cria um novo UCS paralelo ao plano do vídeo sem alterar a origem.  X: Permite a determinação de um novo UCS através da rotação do sistema corrente em torno do eixo X. O AutoCAD pede por um ângulo. Utilize a regra da mão direita para verificar a direção positiva do ângulo: Rotation angle about X axis <0,0> : 90  Y: Idem ao anterior, mas com rotação em torno do eixo Y; Curso de AutoCAD 3D 11  Z: Idem as opções X e Y, mas com rotação em torno do eixo Z; Obs: As três últimas opções podem ser selecionadas através do Axis no menu suspenso UCS = menu de barra Settings.  Previous: Torna ativo o UCS anterior. O AutoCAD guarda os dez últimos definidos.  Save : Salva o UCS corrente. É necessário indicar um nome. O nome pode ter até 31 caracteres e aceita letras, números, sinal de $, traço e hífen.  Restore: Ativa um determinado UCS que foi salvo com a opção SAVE. O AutoCAD pede pelo nome do UCS que se quer ativar.  Delete: Elimina UCSs já salvos. É preciso indicar o nome do UCS a ser deletado. ? : Lista o nome do UCS corrente e o nome, origem e posição dos eixos XYZ dos UCSs já salvos em relação ao UCS ativo;  World : Ativa o sistema de coordenadas globais do AutoCAD (WCS).  Follow : A variável UCSFOLLOW afeta diretamente o comando UCS. Se o valor dela for igual a 1 toda vez que o UCS for modificado é apres entada na tela a vista plana do novo UCS. Para que isto ocorra basta fixá-la para 0. Todas as variáveis do AutoCAD podem ser alteradas via comando “SETVAR”. Command: UCS (opção folow - menu de tela) New value for USCFOLLOW <valor atual>: 0 ou 1 UCSICON (via teclado) Este comando controla a visualização de um pequeno símbolo (observe o canto inferior à esquerda da tela) que ilustra a posição dos eixos do sistema de coordenadas ativo. Command: UCSICON ON/OFF/ALL/Noorigin/ORigin <valor atual>: ON: o símbolo aparece na tela. OFF: o símbolo desaparece. All: permite que as alterações feitas no comando UCSICON ocorram em todas as janelas abertas pelo comando Vports e não só a corrente. Noorigin: o símbolo se posiciona no canto inferior à esquerda da tela e não na origem do UCS corrente. Origin: o símbolo se posiciona na origem do UCS corrente. Curso de AutoCAD 3D 14 Vertex 2: Vertex 3: Vertex 4: Vertex 5: Vertex 6: Vertex 7: Vertex 8: [enter] Face 1, vertex 1: 1 Face 1, vertex 2: 2 Face 1, vertex 3: 3 Face 1, vertex 4: 4 Face 1, vertex 5: [enter] Face 2, vertex 1: 6 Face 2, vertex 2: 5 Face 2, vertex 3: 4 Face 2, vertex 4: 3 Face 2, vertex 5: 7 Face 2, vertex 6: [enter] Face 3, vertex 1: [enter] 6. MALHAS POLIGONAIS Malha poligonal assemelha-se a uma rede formada por um conjunto de faces de quatro lados e, portanto, quatro vértices. As malhas podem formar diferentes figuras alterando o número e posição dos vértices que devem ser definidos em duas direções; a direção M e a direção N podem variar de acordo com a maneira que a malha for gerada. As faces de uma malha são como 3DFACES em relação ao comando HIDE, ocultam tudo o que estiver atrás delas. A malha poligonal e considerada pelo AutoCAD como uma única entidade e pode ser editada por vários comandos como: ARRAY, CHANGE, ERASE, EXPLODE, PEDIT, ROTATE, SCALE e STRETCH. O principal comando de edição para malhas é o PEDIT. Curso de AutoCAD 3D 15 Uma malha poligonal pode ser aberta ou fechada nas direções M e N. Uma malha é aberta em uma determinada direção quando seus lados naquela direção não se tocam. M N Os comandos que geram malhas poligonais são POLYFACE, 3DMESH, RULESURF, REVSURF, TABSURF e EDGESURF. Cada um destes comandos possui suas próprias características em relação a definição do número de vértices, posição dos vértices e direções M e N. RULESURF ( menu em cascata = menu supenso 3D surfaces = barra de menu draw) O comando RULESURF permite gerar uma malha entre duas entidades selecionadas. As entidades podem ser linhas, pontos, arcos, círculos, 2D e 3D polylines. se uma das entidades selecionadas for um círculo ou uma Pline fechada a outra entidade deverá ser um círculo, uma pline fechada ou um ponto. Command: Rulesurf Select first defining curve: p1 Select second defining curve: p2 1 2 3 Neste tipo de malha a direção M é definida pelo deslocamento de uma outra entidade e sempre terá apenas dois vértices. A direção N por sua vez se posiciona ao longo de uma das entidades selecionadas e seu número de vértices depende do número de faces. O número de faces na direção N é definido pela variável SURFTAB1. Curso de AutoCAD 3D 16 A posição do Pick na seleção das entidades define de que lado a malha começará a ser gerada. TABSURF ( menu em cascata Tabulated Surfaces = menu supenso 3d surfaces = barra de menu draw) O comando TABSURF gera uma malha poligonal definida por uma curva mestra e pela direção e comprimento de um vetor. Command: TABSUF Select path curve: (selecione curva mestra) Select directin vector: ( selecione vetor) A curva mestra pode ser uma linha, arco, círculo, 2D ou 3D polylines o vetor pode ser uma linha, 2D ou 3D pline aberta, sendo que se fosse uma pline, o AutoCad reconhece como vetor o segmento formado entre o primeiro e último ponto da pline. A malha e gerada do ponto final mais próximo ao “pick” de seleção do vetor em direção a outra extremidade. Neste tipo de malha, a direção M é a mesma que a do vetor que possui apenas dois vértices. A direção N, por sua vez, fica ao longo da curva mestra e a determinação do seu número de vértices segue o seguinte esquema:  Se a curva mestra for uma linha, arco, círculo ou pline editada com as opções FIT ou SPLINE do PEDIT a variável SURFTAB1 define o número de vértices como no comando RULESURF.  Se a curva mestra for uma pline não editada com as opções FIT ou SPLINE do PEDIT cada segmento de reta da pline formará uma face e seus arcos terão o número de faces definidos pela variável SURFTAB1.
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