Gestão Ergonômica

Gestão Ergonômica

(Parte 4 de 5)

•Análise da demanda

•Objetiva investigar os reais motivos que levaram a empresa a solicitar o Laudo Ergonômico, pois isto éfundamental para respondermos de forma adequada as necessidades da empresa.

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•Análise da População Trabalhadora

•Objetiva conhecer os trabalhadores da empresa em estudo, quanto àidade, sexo, tempo de empresa, escolaridade. São apontados também alguns itens relacionados a saúde dos funcionários. Conforme a necessidade são apresentados os resultados das medições antropométricas dos funcionários de um determinado setor da empresa ou de toda ela.

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•Análise dos postos de trabalho

•Objetiva analisar ergonomicamente os mobiliários, espaços e equipamentos dos postos de trabalho. Esta análise estáancorada inicialmente aos princípios da

NR17, associando-os com os conhecimentos atuais de Ergonomia, Segurança do Trabalho e Prevenção.

•Além disto, são analisados também:

•Ambiente de trabalho: medições nos níveis de iluminamento, ruído e temperatura, conforme especificações legais da NR17.

•Organização do trabalho: objetiva obter informações sobre a tecnologia administrativa utilizada e sobre a organização do trabalho, tanto sob o ponto de vista da chefia quanto dos funcionários.

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•Análise dos Postos de Trabalho

•Após, ocorre a apuração dos dados obtidos identificando os fatores de risco ergonômico e ocupacional, determinantes de desconforto estresse. As recomendações devem obedecer primeiramente os parâmetros da NR17 e por conseguinte, da Ergonomia, atendendo o Posto de trabalho, Ambiente de trabalho e a Organização do trabalho

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• Conclusão

•Especifica algum objetivo especial da análise, comentário final sobre a empresa como um todo, assim como o período de realização do trabalho, a(s) pessoa(s) responsável(veis) pela elaboração do Laudo Ergonômico.

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• Anexos

•Constam como Anexo: a redação na íntegra da

NR17, modelos utilizados de check-list, questionários e demais ferramentas de análise.

Laudo Ergonômico

•Diz-se Laudo Ergonômico o estudo ergonômico que visa a busca pela relação existente entre um

Risco Ergonômico de um posto de trabalho e uma determinada patologia

•Deve ser muito bem fundamentada em dados clínicos, laboratoriais, e de exames de imagem da patologia do trabalhador aos dados quantitativos coletados do posto de trabalho e da tarefa

Laudo Ergonômico

•Tem caráter judicial •Deve ser descrito de forma técnica

•Deve-se evitar ao máximo a subjetividade do avaliador

•Pode ser feito mediante solicitação das partes (funcionário ou empresa) ou ainda mediante solicitação judicial.

Gerenciamento de Queixas 82%

Gerenciamento de Queixas

NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim NãoSim

Pe scoço Ombro

Esquer do

Om bro Dir eit o

Br aço Dir eit o

Br aço

Esquer do

Punho / mão

Dir eit a

Punh o/ mão Esquer da

Co stas (sup erior)

Co stas (inferior) Perna s Joelho s Torno zelos/pés

Comitê de Ergonomia

•Grupo criado pela empresa para gerenciar problemas relacionados àErgonomia

•Pode ser formado por:

•Membros da CIPA •Representantes da empresa / funcionários

•Médico / Enfermeiro / Fisioterapeuta / Prof. Educação Física

• Engenheiros

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