700 exercícios de Física

700 exercícios de Física

(Parte 2 de 29)

Se a fita tem 18 m de comprimento, para um espaço percorrido �e � 18 m, o tempo será:

Resposta: alternativa a.

20.Em um gráfico da posição em função do tempo de um ponto material x � t a inclinação da reta tangente em cada ponto da curva é o módulo da velocidade desse ponto material. Imaginando (ou traçando) a reta tangente à curva nos pontos dados nas alternativas, a única correta é a alternativa d. Num pequeno intervalo em torno do tempo 20min a inclinação dessa reta tende a aumentar, o que significa que a velocidade da pessoa está aumentando.

Resposta: alternativa d.

21.Seguindo a descrição dada, o gráfico que melhor representa o movimento é o seguinte:

Resposta: alternativa b.

2.Nesses intervalos, temos em módulo �v � 3 m/s. Sendo �t � 1,5s a aceleração, em módulo, é:

Resposta: alternativa b.

23.A distância total no intervalo A e C é a “área sob a curva” do gráfico v � t. Veja a figura:

�e

�e

�e

�x

160 m160 m

120 m B

220 m150 m

�e

�e fica em Pfica em Qfica em Rvolta de P a Q

(v < 0) vai de Q a R (v > 0)

[volta lentamente a P] (v > 0)

(P) X (m)

Tempo

�v v (m/s) t (s) 6,0

168200 Questões de Vestibular

Como a figura é um trapézio, temos: �x � ⇒ �x � 2,50 m

Resposta: alternativa d.

24.O gráfico mostra que o trem A tem velocidade constante e o trem B tem velocidade variável. Logo, se A tem velocidade constante e não nula, a sua aceleração é nula, enquanto B tem aceleração ao longo de todo o percurso, o que torna erradas as alternativas a, b e d. O módulo da velocidade de A é a inclinação da reta do seu gráfico, enquanto o da velocidade de B é a inclinação da tangente tg à curva do seu gráfico em cada instante t. Isso mostra que a alternativa c está errada, mas que a alternativa e é possível. Veja a figura:

Resposta: alternativa e.

25.A partir do instante t � 8s o móvel A tem velocidade constante dada pela inclinação da reta que passa por (8s, 0 m) e (9s, 7 m), que é:

v � ⇒ v � 7 m/s

Observação: O móvel A tem um movimento misto. De 0 a 2s é uma reta que nos permite concluir que o móvel tem aceleração nula e velocidade constante negativa. De 2 a 8s tem um movimento variado (nem o enunciado nem a curva nos permite afirmar que esse trecho é uma parábola) e de 8s em diante o gráfico volta a ser uma reta; portanto, a aceleração é nula, de novo, e a velocidade, positiva, tem módulo 7 m/s.

Resposta: alternativa d.

Da definição de aceleração, temos:

v � 54 km/h � 15 m/s Veja a figura:

Resposta: alternativa c.

28.O crescimento de cada planta em um dado intervalo de tempo é representado pela “área sob a curva”. Pode-se concluir da observação dos gráficos que a área sob a curva B é maior que a área sob a curva A, o que nos permite concluir que B atinge uma altura maior que A.

Resposta: alternativa b.

29.Sabemos que o movimento de um corpo deslizando, subindo ou descendo, num plano inclinado sem atrito é do tipo uniformemente variado. Portanto, o gráfico da velocidade em função do tempo é uma reta não-paralela ao eixo t.

No trecho de descida, a aceleração atua no sentido da velocidade. A velocidade é crescente. Na subida, a aceleração atua no sentido oposto à velocidade. A velocidade é decrescente. No trecho horizontal, a aceleração é nula, o movimento é retilíneo uniforme. Portanto, desprezando as variações de aceleração nos trechos correspondentes às concordâncias da pista, concluímos que o gráfico que melhor descreve a velocidade em função do tempo é o que corresponde à alternativa a.

Resposta: alternativa a.

30.Representando o movimento desses móveis num mesmo referencial, temos:

A função da posição do movimento do carro (MRUV) é:

xc � � � ⇒ xc � � 2t2 ⇒ xc � t2(I) A função da posição do movimento da moto (MRU) é:

xM � � vt ⇒ xM � 14t(I)

Como há um único referencial para ambos os movimentos, no encontro, xc � xM. De (I) e (I), temos:

Essa equação tem duas soluções, t � 0 (eles estão juntos na saída) e t � 14s, onde eles se encontram novamente. Essa solução mostra que a alternativa b é correta. A outra alternativa correta é a f. No gráfico I a reta paralela pode representar o gráfico v � t da moto e a reta inclinada que passa pela origem representa o gráfico v � t do carro. As demais alternativas estão erradas. Logo:

(9,06,0)3,0 � t tg t B

�v v � 15 m/s

�v a) F b) V c) F d) F e) F f) V

B crescimento de A

At (semana) v (cm/semana) ac � 2,0 m/s2 carro moto

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