Plano de marketing globo pneus

Plano de marketing globo pneus

QUALIS INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Obs: TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTO SÃO DE NATUREZA ACADÊMICA E FICTICIA

Planejamento de Marketing

Empresa Globo Pneus

Sanclerlândia-Go

Setembro/2010

Análise de Ambiente

Fatores Econômicos

De acordo com pesquisas realizadas, nota-se que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade do produto e/ou serviço, levando em consideração a viabilidade de preços mais acessíveis.

Por se tratar de uma região onde a maioria dos consumidores possui uma renda salarial média a empresa busca adequar-se a esta realidade.

Fatores Sócio-Culturais

Boa parte do público é formada pelo sexo masculino, sendo estes grande compostos por agro-pecuaristas da cidade e região: Sanclerlândia, Córrego do Ouro, Mossâmedes e Buriti de Goiás.

Fatores Políticos/Legais

As condições legais e políticas têm pouco impacto sobre o tipo de negócio analisado.

Fatores Tecnológicos

A tecnologia influencia diretamente nos serviços oferecidos pela empresa, os computadores com sistemas específicos são utilizados para a realização destes serviços.

Concorrência

As concorrentes são agressivas em precificação, porém, não oferecem o diferencial que a empresa oferece. Produtos de qualidade e serviços especializados fazem o grande diferencial.

Fatores Internos

A empresa possui uma infra-estrutura adequada, com um espaço bem amplo onde estão distribuídos os departamentos e equipamentos para a realização dos serviços. Conta com três funcionários qualificados e um diretor. Possui também um computador onde são registradas as operações de compra, venda, pedidos e cadastro de clientes, um computador para a parte de alinhamento e mais dois elevadores para carros.

Fatores Externos

Oportunidades

Ameaças

  • Investir em novas tecnologias que surgem neste setor.

  • Concorrência

  • Buscar os lançamentos de produtos e especializações oferecidos no mercado.

  • Oscilação do preço dos produtos.

  • Qualidade da matéria-prima oferecida pelos fornecedores

Fatores Internos

Forças

Fraquezas

  • Localização

  • Informatização do setor administrativo.

  • Serviços oferecidos

  • Falta de alguns equipamentos específicos para os serviços oferecidos.

  • Atendimento

  • Funcionários sobrecarregados.

  • Preço

  • Qualidade do serviço oferecido

Público-Alvo

O público-alvo é definido de acordo com as variáveis listadas a seguir:

Pessoas Físicas e jurídicas

Geográficos

Pessoas e empresas localizadas na cidade e regiões vizinhas.

Demográficos

Pessoas acima de 18 anos, pertencentes à classe média e empresas estabelecidas na região.

Psicográficos

Pessoas e empresas preocupadas com a segurança no trânsito.

Comportamentais

Os benefícios procurados são: a prevenção de acidentes.

Definição do Posicionamento de Mercado

Definição da imagem do negócio que deseja transmitir para o seu cliente.

Após pesquisa realizada decidiu-se orientar seu negócio para pessoas que estejam interessadas em manter as boas condições de seu veículo e que estejam preocupadas com a sua segurança:

Informações

Concorrente A:

Pneus Phênix

Concorrente B:

BMS Pneus

Concorrente C:

Pneus Planalto

Atuação

Cidade e região

Cidade e região

Cidade e região

Público-Alvo

85% masculino

15% feminino

85% masculino

15% feminino

100% masculino

0% feminino

Pontos Fortes

Ótima localização

Forte atuação no mercado (Tradição)

Preço

Pontos Fracos

Não possui estacionamento

Atendimento ruim; não possui estacionamento.

Localização ruim

Estratégias Utilizadas

Descontos nos pneus

Promoções de troca de pneus grátis

Não há

Vantagens Competitivas da Empresa

Seu Negócio

Concorrentes

Vantagens Competitivas

Globo Pneus

Pneus Phênix

BMS Pneus

Pneus Planalto

Estacionamento

5

0

1

4

Bom atendimento

4

3

2

4

Serviço de Mecânica

4

0

3

0

Troca de pneus

5

0

5

0

Alinhamento

5

0

5

0

Balanceamento

5

0

5

0

Total

28

3

21

13

Definição de Objetivos e Metas

Período: Ano Corrente

Objetivos

  1. Atendimento especializado.

  2. Garantia de satisfação do cliente.

  3. Investir em campanhas publicitárias.

  4. Ser referência no setor de pneus na região

Metas

  1. Conquistar 60% do mercado.

  2. Obter 80% do faturamento projetado para o 1º semestre.

  3. Aumentar a conscientização dos consumidores, sobre o descarte do produto em 30%.

  4. Conquistar 50% dos fornecedores líderes de mercado.

Definição das Estratégias de Marketing

Através da estratégia de marketing é que serão definidas as estratégias de como a empresa atingirá seus objetivos e metas.

Definição das Estratégias do Produto

A estratégia deve concentrar-se na fase do crescimento que é onde o produto (a empresa) se encontra. Por isso, a estratégia de marketing deve focar na parte de divulgação desse produto/serviço para que continue crescendo cada vez mais. A empresa concentra suas atividades na venda de pneus e câmaras de ar, na troca dos mesmos e serviços de alinhamento, balanceamento e mecânica. Portanto decidiu-se oferecer a cada troca dos quatro pneus o alinhamento e balanceamento do veículo de graça, para que os clientes tenham conhecimento e se assegurem das vantagens e qualidades dos serviços que a empresa oferece. Mantendo-os fiéis e sustentando o crescimento das vendas.

Definição das Estratégias de Preço

A partir das análises realizadas, sabe-se que o consumidor possui um bom poder aquisitivo e pertence à classe média. Apesar disso, é necessário ser competitivo e oferecer alguns benefícios extras no preço para atrair ainda mais o consumidor. Assim decidiu-se, oferecer:

  • Descontos de 20% nas compras à vista;

  • Descontos na indicação de amigos e parentes;

  • Nas compras à prazo, descontos de 10%.

Definição das Estratégias de Praça

Além da localização privilegiada, outras ações relacionadas ao elemento praça podem ser mencionadas, como:

  • Localização Privilegiada;

  • Infra-estrutura com escritório, oficina, estoque e estacionamento.

  • Parcerias com empresas de transportes.

Definição das Estratégias de Promoção

Tendo em vista o fato de que a promoção tem a função de despertar e estimular o interesse de compra relacionado às necessidades do cliente e informar a existência dos produtos e serviços que a empresa oferece, adotaram-se as seguintes estratégias promocionais:

  • Anúncios em carros-propaganda sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa;

  • Distribuição de panfletos informativos de promoções;

  • Anúncios em rádio;

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