Apostila de Digitação

Apostila de Digitação

(Parte 1 de 10)

Exercícios de Digitação Organizados por Lúcia Maria da Silva

Aldeia Juvenil - Campus I UCG Av. Bela Vista - Km 2 s/nº - Jd. Olímpico CEP: 74.860-210 - Goiânia - Goiás

Apostila de Digitação Versão 1,0

Organizado por

Lúcia Maria da Silva Coordenadora Telecentro Aldeia Juvenil Goiânia-GO

Goiânia, abril de 2006

Estes exercícios foram organizados com base no método tradicional de datilografia. Estes exercícios foram organizados com base no método tradicional de datilografia.Pág. 1

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"Há os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude e os que ajustam as velas!"

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Noções Gerais Estes exercícios foram organizados com base no método tradicional de datilografia.Pág. 3

Exercícios de Digitação Organizados por Lúcia Maria da Silva Apostila de Digitação

Objetivo: Desenvolver a habilidade de digitar textos com rapidez e eficiência através de método simples e exercícios fáceis. Em pouco tempo, você se tornará muito mais ágil e melhor capacitado para o mercado de trabalho.

Saber informática é essencial seja qual for a sua área de atuação profissional. O básico, a primeira regra, é: Digitar Bem!

A quem se destina: Este manual se destina a você que deseja aprender “Digitação” corretamente com os dez dedos e sem olhar para o teclado nem para a tela. Esperamos que você, ao final deste curso, se torne mais um profissional que sabe extrair o máximo dos inúmeros recursos disponibilizados pelo computador.

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Exercícios de Digitação Organizados por Lúcia Maria da Silva Postura no computador:

1 - Digitação

Na digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos retas.

2 - Conforto para os olhos

Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então, compre uma proteção antiofuscante, também conhecida por protetor de tela.

3 - De olho na tela

A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.

4 - Conforto para o corpo

Quando você esta de pé, seu peso é distribuído pela coluna lombar, favorecendo o equilíbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de esforço extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar.

5 - Atenção com a cabeça e o pescoço

As dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço, evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.

6 - Capriche na cadeira

Priorize a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás), que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.

7 - Boa Circulação

Digite com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir a boa circulação sangüínea nos membros superiores.

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8 - No Chão

Pés cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.

9 - Parada Obrigatória

É saudável estipular períodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço.

10 - Ambiente Agradável

Ao trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor.

1 - Passeios Esporádicos

Por mais correta que seja sua postura, a pressão sobre os discos lombares aumenta em até 30% quando você está sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado de sentar e o de deitar. Como não existe uma fórmula exata, os especialistas aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerência, é claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume em levantar-se de vez em quando.

12 - Teclados Ergonômicos

Não se empolgue com a bela aparência desses periféricos. Prefira os modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico do teclado - nunca abaixo.

13 - Esforço Repetitivo

Dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crônica que atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Nunca ignore os possíveis sintomas. Deixar para lá pode ser muito pior.

14 - Luz

A iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro - não pode haver pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela.

15 - Pernas Livres

Uma mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabeça. Considere a utilização de um móvel que permita bom espaço para movimentação das pernas e ofereça altura suficiente para posicionar o teclado de forma correta - aproximadamente 70 centímetros do chão.

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