Apostila Sketchup 5 - basico

Apostila Sketchup 5 - basico

(Parte 1 de 5)

Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Manual de Referência e Tutoriais

Cecília Santos Franco Setembro 2005

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática

Elaborado pela professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Arq. Cecília Santos Franco

2 INDICE:

1. Tutorial Básico3
1.1. Iniciando o programa SketchUp3
1.2. Barras de Ferramentas (Toolbars)4
1.3. A Janela de Desenho (Drawing Window)4
1.4. Desenhando Linhas (Lines)5
1.5. Configurando as Unidades (Units) de trabalho6
1.6. Criando Faces (Faces)6
1.7. Visualizando o Modelo9
1.8. Modelando em 3D10
1.9. Usando o comando Push/Pull (Empurrar/Puxar)13
1.10. Criando um Telhado Simples14
1.1. Criando uma janela água-furtada16
1.12. Criando Aberturas em Faces19
2. Tutorial Intermediário20
2.1. Criando Linhas de Construção20
2.2. Movendo e Copiando Faces2
2.3. Escondendo (Hiding) e invertendo (Reversing) Faces24
2.4. Fazendo Medidas Precisas26
2.5. Fazendo cópias múltiplas com Arrays28
2.6. Inserindo Componentes30
2.7. Rodando um Componente31
2.8. Movendo Componentes32
2.9. Mudando a Escala de Geometrias e Objetos34
2.10. Tipos de Grip34
2.1. Teclas de Modificação (Modifier Keys)36
2.12. Trabalhando com Precisão usando a VCB36
2.13. Mais Dicas da Ferramenta Scale39
2.14. Introdução a Camadas (Layers)39
2.15. Criando seus Próprios Componentes (Components)41
2.16. Inserindo o componente42
2.17. Criando Componentes Conectados (Attached Components)43
2.18. Pintando Componentes46
2.19. Sobrepondo o Material Padrão (Default)47
2.20. Pintando o Modelo48
2.21. Fazendo um Corte50
2.2. Importando um Desenho CAD54
2.23. Importando Arquivos CAD em 3D57
2.24. Estratégias: Tamanho do Arquivo58
2.25. Importando Imagens Escaneadas (Imagens Raster)58
3. Tutorial Avançado61
3.1. Usando Trava da Referência (Inference Locking)61
3.2. Usando Dobras Automáticas (Auto-Fold)61
3.3. Imprimindo em Escala62
3.4. Exportando desenhos Vetoriais em 2D64

4. Bibliografia ................................................................................................................................6

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1. Tutorial Básico

1.1. Iniciando o programa SketchUp

Para iniciar o programa SketchUp, clique no botão “Iniciar” do Windows e selecione

“Programs”. Vá para o diretório onde você instalou o programa e clique no item chamado SketchUp. SketchUp irá abrir com uma janela de desenho (Drawing Window) em branco:

Barras de Ferramentas = Comandos

Area de Desenho Eixo Y

Eixo X

Barra de Título

Barra de Status Value Control Box = VCB

Menus de Barra Vista de Topo = Top View = Vista em Planta

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1.2. Barras de Ferramentas (Toolbars)

As Barras de Ferramentas do SketchUp contém todas as ferramentas de construção, desenho, edição e visualização que são necessárias para trabalhar no SketchUp. Quando você coloca o mouse sobre um botão e pausa, o nome do comando aparece.

Geralmente, as ferramentas são ativadas clicando no botão do comando e depois retornando o cursor para a área de desenho para trabalhar. Para testar coloque o mouse sobre a ferramenta Line e clique com o botão esquerdo uma vez.

1.3. A Janela de Desenho (Drawing Window)

(veja figura acima) A janela de desenho é um espaço de trabalho 3D, onde você pode movimentar o cursor do mouse livremente. As ferramentas e outros comandos ficam colocados em volta.

A barra de título no topo, traz o nome do seu desenho depois que o arquivo for salvo (antes de salvar aparece com “Untitled” (“Sem Título”).

No canto inferior esquerdo fica a Barra de Status, que mostra mensagens e dicas sobre uma determinada ferramenta. Fique sempre de olho na Barra de Status (Status Bar) durante o trabalho, para acompanhar as requisições do software. No canto inferior direito fica a Caixa de Controle de Dados (Value Control Box = VCB), onde você entra valores precisos via teclado.

Eixo Z

Eixo X Eixo Y

Origem

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Inicialmente, a janela de desenho mostra uma vista de topo (Top View), que é uma vista de cima, em planta, do seu modelo. Para ter uma idéia do espaço 3D, vamos mudar o ângulo de visão, selecionando Iso View (Vista Isométrica) no “Menu Camera > Standard > Iso”, ou na barra de ferramenta Views Toolbar, selecione o botão Iso . Isto muda a vista para isométrica.

As linhas vermelhas, verdes e azuis, são os eixos de desenho que ajudam na visualização do espaço 3D.

O significado das cores é importante, pois vermelho e verde correspondem às dimensões de

“X” e “Y”. O plano vermelho-verde corresponde ao plano do chão e será onde você iniciará o seu modelo. O eixo vertical é azul; e corresponde a direção “Z” no espaço.

Nota: Como você normalmente não pensa em termos de XYZ enquanto faz um croquis, vamos nos referir aos eixos pela sua cor a partir de agora.

O ponto onde os eixos se cruzam é chamado origem. Note que os eixos são com linha sólida na direção positiva e com linha tracejada na direção negativa.

1.4. Desenhando Linhas (Lines)

Clique no comando Line para ativá-lo. Note que o cursor do mouse é um lápis. Leve o cursor para a área de desenho, clique e arraste o mouse e clique novamente para criar a linha.

Note a dica indicando o ‘Endpoint” (ponto final). Desenhe outra linha paralela ao eixo vermelho. Note a dica ‘On Red Axis’ (no eixo vermelho) no final da linha.

A cor da linha provisória é vermelha, quando ele é paralela ao eixo vermelho (X). Verde quando é paralela ao eixo verde (Y), e azul quando é paralela ao eixo azul (Z).

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Movendo o mouse antes de clicar no ponto final, a linha provisória se torna magenta quando esta for paralela à linha anterior. Note a dica “Parallel to Edge”. Estas são ferramentas de precisão de desenho.

1.5. Configurando as Unidades (Units) de trabalho

Como nós, arquitetos, trabalhamos em centímetros, vamos configurar a unidade de trabalho para decimal e centímetros. Vamos acessar o “Menu Windows > Model Info > Units”, e configurar a caixa de diálogo conforme figura abaixo:

1.6. Criando Faces (Faces)

Além de linhas, o SketchUp permite que você desenhe faces planas de qualquer forma. Estas faces podem ser unidas, divididas, subtraídas umas das outras, esticadas, e tranformadas em objetos 3D por extrusão.

Antes, vamos visualizar em modo sombreado (Shaded Mode) . Ou pelo “Menu Windows > Display Settings”, conforme caixa de diálogo abaixo:

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Nota: O SketchUp permite outros tipos de visualização (ver figura acima), como a visualização em linhas ocultas (Hidden Line), onde superfícies escondem a geometria que está atrás delas.

Vamos iniciar o desenho de uma face retangular. Com o comando Line , clique um ponto em frente do eixo azul para iniciar sua linha. Mova o mouse na direção vermelha, sem clicar no ponto final.

Note que enquanto você desenha a linha seu comprimento é mostrado na caixa de valores no canto inferior direito da tela (Value Control Box = VCB):

Vamos traçar uma linha de 300cm. Digite 300 usando o teclado, e pressione a tecla Enter.

A linha terá exatamente 300cm, e irá terminar com um quadrado verde indicando um

Endpoint. Note que a linha criada é agora preta, e o comando Line ainda está ativo para continuar a desenhar.

Wireframe X-Ray

Hidden Line

Shaded with Textures Shaded

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Nota: No SketchUp você pode desenhar com precisão exata, ou de uma forma mais livre de croquis sem dimensões precisas.

Desenhe a próxima linha a 90 graus da primeira (a linha deverá fazer um ângulo de 90 graus visualmente em 3D, e não graficamente na tela 2D). A linha deverá ser verde enquanto desenhada, isto é, paralela ao eixo verde. Agora digite 240 e pressione Enter.

A linha é desenhada com 240cm. Em seguida, desenhe a terceira linha paralela ao eixo vermelho, a linha fica vermelha indicando que é paralela ao eixo vermelho.

Quando o comprimento da linha for próximo do da linha inicial, uma linha tracejada verde aparece conectando as duas. A dica do cursor irá mostrar “From Point”. Isto indica que o ponto final deste segmento está alinhado precisamente com o ponto inicial da primeira linha. Clique para completar a linha neste ponto. Agora termine o retângulo clicando no ponto inicial.

Dica: Quando você está traçando uma linha e aparece a linha temporária paralela e na cor do eixo, antes de clicar o mouse, se você segurar a tecla Shift, a linha paralela ao eixo ficará travada nesta direção (a linha temporária vermelha tracejada se torna continua e mais grossa) e você pode buscar o ponto de referência em outro ponto já desenhado. A dica “Constrained on Line from Point” (linha travada a partir do ponto) aparece na ponta do cursor, indicando que o comprimento da linha temporária vermelha está igual ao comprimento da outra linha já desenhada paralela ao eixo X, com comprimento de 300cm. Veja figura abaixo:

Após clicar no ponto final, note que o retângulo fica preenchido como uma superfície sólida. O comando Line continua ativo, mas não desenha linhas conectadas.

Linha temporária coma tecla Shift

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Para que o SketchUp crie uma face, todas as linhas dos cantos da face precisam estar conectadas nos pontos finais, e contidas no mesmo plano. Se houver espaços ou geometrias nãocoplanares, o SketchUp não poderá criar a face.

1.7. Visualizando o Modelo

Antes de desenharmos em três dimensões, vamos aprender como controlar a visualização do modelo. A ferramenta mais versátil para rodar o modelo no espaço é o comando de órbita (Orbit).

Selecione o comando Orbit , pressione e arraste o cursor na área de desenho.

O comando órbita (Orbit) gira a vista do modelo em torno de um ponto central. Você pode usá-lo para visualizar seu modelo dinamicamente de qualquer ponto no espaço, de cima, de baixo, ou de qualquer lado.

Dica: Se você tiver um terceiro botão no seu mouse, você poderá usá-lo para girar seu desenho com Orbit. Algumas vezes o comando Orbit não te mostra o que você quer ver, e você pode precisar de olhar mais de perto. Para isto use a ferramenta Zoom.

Agora clique e arraste o cursor para cima e para baixo na tela. O desenho aproxima movendo o mouse para cima e afasta movendo para baixo.

Dica: Se você tiver um mouse com um disco central, você pode ativar o Zoom com ele. Se você se perder no espaço, você pode retornar para uma orientação familiar clicando no botão Iso View . Você pode também ativar o Zoom Extents, que irá centralizar o modelo todo na tela.

Outra ferramenta valiosa para trabalhar no seu modelo é o comando Zoom Window: O comando Zoom Window permite colocar um retângulo numa parte do desenho que você deseja ver em detalhe ampliado. Isto é usado para trabalhar no detalhe do modelo. Quando terminar de ver os detalhes, volte à vista anterior com o comando Zoom Previous.

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10 1.8. Modelando em 3D

As técnicas usadas para criação de formas em 2D podem ser aplicadas para o modelamento

3D. Para este exercício vamos modelar uma caixa 3D, usando apenas o comando Line . Desenhe um retângulo como ensinado em Criando Faces.

Enquanto no comando Line , clique num vértice do retângulo. Verifique a referência verde e a dica de “Endpoint” para confirmar que o ponto correto está sendo escolhido.

Mova o cursor até a linha ficar azul indicando o alinhamento com o eixo azul. A dica “On Axis” deverá aparecer.

Dica: Como você está desenhando em perspectiva, sua linha pode não parecer estar perfeitamente paralela ao eixo azul na tela. Você pode confiar que o SketchUp acha o alinhamento correto para você.

Clique o segundo ponto para finalizar a linha vertical. Agora continue desenhando arrastando o mouse paralelo ao eixo verde. Verifique o alinhamento com o eixo verde. Enquanto aparecer a dica “On Axis”, arraste o mouse até alcançar o “endpoint” do lado de baixo do seu cursor. Você saberá que tem o ponto correto quando a dica “From Point” aparecer, e também uma linha tracejada azul com dois pontos pretos. Clique para desenhar o segundo lado da sua nova face.

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Agora clique o vértice final (de volta ao retângulo inicial) para fechar esta face. Verifique que a dica “Endpoint” aparece:

Duas faces contêm uma aresta comum neste caso. O SketchUp entende isto ao completar esta face.

Vamos continuar desenhando faces ao redor do retângulo original. Como o SketchUp já sabe que linhas existentes podem ser arestas em novas faces, você pode desenhar a próxima face a partir do canto superior direito da face anterior. Observe as dicas de precisão do SketchUp.

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Na imagem acima, você pode ver que a linha é paralela ao eixo vermelho, e que seu ponto final está diretamente acima do seu retângulo base. Feche a face clicando de volta no retângulo original. Desenhe a próxima face clicando no ponto acima e à direita:

Quando a dica de precisão do SketchUp não aparecer mova o mouse um pouco sobre o ponto ou linha ao qual você deseja alinhar:

Depois, mova o mouse acima na direção azul. Você deverá ver uma linha tracejada azul e a dica “From Point” quando parar o mouse. Continue movendo acima até a linha se tornar verde mostrando o alinhamento aos outros pontos do topo da caixa:

Quando alinhado, clique. Complete a face clicando no retângulo da base.

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13 O SketchUp só precisa de mais uma linha para completar a caixa. Desenhe esta linha.

Desde que você tenha clicado nos pontos corretos, o SketchUp fechará o objeto 3D para você. Muito bem você completou o modelo 3D!

1.9. Usando o comando Push/Pull (Empurrar/Puxar)

Mesmo podendo desenhar quase tudo no SketchUp com a ferramenta Line , há outro modo mais rápido de transformar faces 2D em objetos 3D. A ferramenta Push/Pull permite alterar rapidamente a massa e a proporção das formas. Vamos fazer a caixa do exercício anterior de forma mais simples.

Ative a ferramenta Rectangle para desenhar o retângulo. Depois, clique num ponto na janela de desenho e mova o cursor diagonalmente para criar o retângulo, clicando no canto oposto. Ou você pode pressionar o botão do mouse na tela e arrastar diagonalmente na tela, e depois soltar o botão do mouse para completar o retângulo. Para entrar com a mesma medida do retângulo anterior (300cm x 240cm), vamos digitar 300;240 e a tecla Enter. Note que estamos dando primeiro o valor do lado paralelo ao eixo X e depois o valor do lado paralelo ao eixo Y, separados por ponto-e-vírgula.

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Agora, Ative a ferramenta Push/Pull: Clique no retângulo criado…

...e mova para cima para extrudá-lo em 3D.

Note que enquanto você arrasta o mouse durante a operação Push/Pull o valor é mostrado na

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