Apostila Sketchup 5 - basico

Apostila Sketchup 5 - basico

(Parte 2 de 5)

VCB (Value Control Box = Caixa de Dados). Portanto você pode entrar com valores precisos, digitando o valor (250, por exemplo) e apertando Enter. Este valor é relativo ao ponto inicial do Push/Pull. Digitando distâncias sucessivas move a face naquela distância, relativa a posição inicial.

1.10. Criando um Telhado Simples

Agora vamos criar modelos com dimensões reais, usando a caixa de dados no canto inferior direito da tela: Value Control Box (VCB). Vamos começar com um retângulo de 300cm de largura (em X), 600cm de comprimento

(em Y) e 240cm de altura (em Z). Ative a ferramenta Rectangle , e clique para indicar o primeiro vértice do retângulo da base.

Enquanto você arrasta o retângulo, verifique a VCB e note como ela mostra duas dimensões dinamicamente, separadas por ponto-e-vírgula. Estas representam as dimensões de cada lado.

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática

Elaborado pela professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Arq. Cecília Santos Franco

Clique para completar o retângulo. Logo em seguida, você pode especificar dimensões precisas, Digite 300;600 e pressione Enter. O retângulo será alterado para estas dimensões.

Nota: O SketchUp irá interpretar qualquer dado com a unidade colocada como preferência do usuário (“Menu Window > Model Info > Units”) a menos que você especifique uma unidade após o valor. Para pés coloque uma apóstrofe depois do número (10’), a letra m para metros (3m), cm para centímetros (300cm), etc. A maioria das ferramentas do SketchUp usam a VCB da mesma forma. Para o próximo passo ative a ferramenta Push/Pull , clique no retângulo, e mova o mouse para cima.

Para este modelo queremos a extrusão com exatos 240cm, portanto entre o valor de 240 e tecle Enter. O SketchUp irá ajustar a operação de Push/Pull para os exatos duzentos e quarenta centímetros.

Vamos agora fazer o telhado. Trace uma linha do ponto médio da face superior do objeto.

Use a dica de “Midpoint” para ter certeza e clique. Mova o cursor até o ponto médio da aresta oposta, e clique no ponto final da linha.

Esta linha dividiu a face superior do objeto em duas, operação chamada de introdução de aresta.

Agora, ative a ferramenta Move/Copy: Mova o cursor sobre a última linha desenhada. Note que como nada havia sido selecionado previamente, a ferramenta Move/Copy percebe as geometrias que podem ser movidas, iluminado-as na cor amarela.

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Clique a linha e mova o mouse para cima. Para ter certeza que você está movendo para cima, procure pela linha azul de referência e pela dica de seleção “On Axis”. Isto irá formar a cumeeira do telhado de duas águas.

Algumas vezes o SketchUp não consegue saber qual alinhamento você deseja. Se isto acontecer, arraste a linha mais para cima até você ver a linha tracejada azul de referência e depois volte para a posição desejada pressionando a tecla Shift para trancar a referência vertical. Enquanto você segura a tecla Shift, a direção do movimento permanecerá na vertical.

Você pode também usar a caixa VCB para entrar com uma distância precisa da altura da cumeeira. Para colocar uma altura de cento e cinqüenta centímetros, digite 150 e depois Enter logo após mover a linha.

Salve seu desenho, “Menu File > Save as...” escolha um diretório e salve o desenho com o nome de casa3D.skp.

1.1. Criando uma janela água-furtada

Estivemos desenhando formas básicas até agora. Este exercício irá demonstrar como desenhar formas tri-dimensionais em relação a um plano inclinado. Para começar, abra o modelo (casa3D.skp),salvo no exercício anterior.

Usando o comando Line , desenhe um retângulo vertical na aresta do telhado. Lembrese de usar a referência “On Axis” para manter seu retângulo coplanar com a parede da casa.

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Depois, crie uma linha vertical a partir do ponto médio do lado superior do retângulo. Para fazer isto, mova o mouse em cima do ponto médio do lado, sem clicar e mova o cursor para cima. O SketchUp irá mostrar o alinhamento correto com uma dica de “From Point”.

Determine o topo da janela água-furtada com um clique, e desenhe as linhas de ambos os lados. Isto completa a face da janela água-furtada.

Agora que temos a frente, vamos desenhar a linha da cumeeira da janela água-furtada. O

SketchUp irá ajudá-lo a achar o ponto correto onde a cumeeira encontra o plano da água do telhado com a dica “On Face” e um ponto de referência azul. Verifique o alinhamento correto ao eixo apropriado também, com a linha temporária vermelha, paralela ao eixo vermelho X.

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18 Em seguida, use a mesma técnica para desenhar as linhas dos planos inclinados.

Depois, desenhe linhas conectando as interseções com o telhado.

Você deve usar a ferramenta Orbit para desenhar do outro lado da janela água-furtada.

Para completar, ative a ferramenta Eraser e apague a linha desnecessária na face frontal.

Você completou a janela água-furtada. Salve este arquivo para usar no próximo tutorial. Clique no comando Save .

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1.12. Criando Aberturas em Faces

Como você aprendeu em outros tutoriais, desenhando uma série de linhas conectadas e coplanares, irá criar uma face, e desenhando uma linha através de uma face irá dividi-la. Este tutorial descreve como criar faces dentro de faces. Comece abrindo o arquivo da casa salvo no tutorial anterior (ou abra o arquivo

Tutorial0.skp). Primeiramente, ative a ferramenta Rectangle , e desenhe um retângulo na face frontal da janela água-furtada. Verifique se aparece a dica “On Face” enquanto você desenha.

Agora ative o comando Select e selecione o retângulo:

Quando ele ficar iluminado (pontilhado em amarelo), apague-o apertando a tecla Delete.

Você deverá ver um buraco na face frontal. Agora selecione a parte do telhado que você vê dentro da janela água-furtada e apague-o também.

Isto ilustra um ponto importante: Enquanto você desenha, quaisquer linhas que definam uma forma fechada e plana, irá criar uma nova face também. Mesmo que originalmente esta não seja a intenção.

Salve este arquivo para usar no próximo tutorial. Clique no comando Save .

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20 2. Tutorial Intermediário

2.1. Criando Linhas de Construção

O SketchUp tem linhas de construção (Construction Lines), que são linhas tracejadas cinza claro que se estendem infinitamente através de todo o seu modelo. Elas são linhas auxiliares para facilitar a precisão de alinhamento. Estas linhas são criadas com as ferramentas Tape Measure e Protractor .

Para começar este tutorial, abra seu arquivo da casa do tutorial anterior (casa 3D). Vamos usar linhas de construção para colocar com precisão uma janela de 120cm x 90cm na frente da casa.

Vamos ativar a ferramenta Tape Measure :

Clique o cursor na aresta inferior da frente da casa e mova o cursor na direção azul. A linha de construção é desenhada paralela à aresta que você escolheu. Clique o cursor na aresta frontal inferior da casa e mova o cursor na direção azul.

Agora digite 210 (este valor irá aparecer na VCB Value Control Box) e pressione Enter. Sua linha de construção aparece exatamente a 210 acima da aresta inferior.

Em seguida, desenhe a linha de construção para a parte de baixo da janela (peitoril). Clique no mesmo eixo como antes, e crie uma linha de construção 110 acima do chão.

Estas duas linhas de construção irão nos ajudar a colocar as arestas, inferior e superior, mais precisamente. Agora vamos colocar a linha de construção vertical no centro da parede. Para isso, clique com a ferramenta Tape Measure em um dos lados verticais da parede, e arraste a linha de construção horizontalmente até encontrar o ponto médio (midpoint) da aresta inferior da parede.

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Ative a ferramenta Rectangle . Comece de uma intercessão das linhas de construção, e mova o cursor para a outra linha de construção paralela. Na VCB observe para fazer a janela com 100cm de altura e 120cm de largura, ou digite (120;100) e pressione Enter.

Dica: Quando uma das dimensões do retângulo já está correta, você só precisa de digitar o valor da outra dimensão. No exemplo acima, você poderia simplesmente digitar 120 e pressionar Enter. Se depois você quiser retificar o valor para uma janela de 90cm de altura, você pode digitar ( ;90). O ponto-e-vírgula diz ao programa SketchUp para deixar o primeiro valor como está e alterar apenas o segundo.

Complete a janela selecionando o retângulo e apertando a tecla Delete.

Agora você pode apagar as linhas de construção usando o comando Eraser . Se você achar que pode precisar delas depois, você pode escondê-las selecionando-as e escolhendo Hide no “Menu Edit”. (Uma maneira mais rápida seria escolher “Menu Edit > Construction Geometry > Hide All”. Quando quiser ver as linhas de construção novamente, escolha “Menu Edit > Construction Geometry > Unhide All”. Para apagar definitivamente todas as linhas de construção do desenho, escolha “Menu Edit > Construction Geometry > Erase All”.

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2.2. Movendo e Copiando Faces

Vamos continuar com a casa do tutorial anterior. Vamos mover a janela frontal para alinhála com a janela água-furtada acima.

Nota: Apertando outra tecla enquanto se faz uma operação é como se usássemos uma tecla de modificação do comando (Modifier Key). Teclas de modificação no SketchUp são Shift, Ctrl (Control) e Alt.

Primeiramente, selecione a ferramenta Select , e selecione todos os quatro lados da janela. Uma maneira de fazer isto é selecionar uma linha, segurar a tecla Shift, e depois selecionar o resto. Seu cursor de seleção irá mostrar o símbolo +/-

Agora, ative a ferramenta Move/Copy , e clique num dos vértices da janela. Usando uma referência linear, arraste a janela no alinhamento da janela água-furtada acima. Clique o botão do mouse novamente para completar o movimento.

Em seguida vamos fazer outra janela, copiando a já existente. Com a janela ainda selecionada, e o comando Move/Copy ainda ativo, aperte a tecla Ctrl e clique na janela novamente. (Você deverá ver o símbolo + próximo ao cursor de Move/Copy). Quando você mover o mouse, uma cópia da janela será feita. O comando Move/Copy + tecla Ctrl é o comando Copy.

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Solte a tecla Ctrl, e digite 210 seguido de Enter. Note que quando você copiou as linhas da janela, o buraco (ou ausência de uma face) foi copiado também. E se nós quisermos duas janelas água-furtada? Você pode usar a mesma técnica para copiar a janela água-furtada existente. Ative o Select e faça uma seleção por janela (“window”) em torno da janela água-furtada (retângulo da esquerda para a direita).

Selecionando objetos por janela pode selecionar itens invisíveis na parte de trás do modelo.

Isto ocorre porque a seleção por janela seleciona tudo que estiver dentro do retângulo de seleção, mesmo elementos atrás do modelo. Para checar o que foi selecionado, coloque a visualização em modo Wireframe (visualização de grade).

Note que a linha da empena foi selecionada. Pra removê-la da seleção, Aperte as teclas Shift e Ctrl ao mesmo tempo e clique na linha. Note que um símbolo de menos (-) aparece ao lado do cursor do Select para indicar que você está retirando itens do grupo de seleção.

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Vamos retornar ao modo de visualização Shaded . Ative o Move/Copy , segure a tecla Ctrl e clique no canto superior direito da primeira janela. Esse será um ponto de referência para começar nossa cópia. Agora clique no canto superior direito da segunda janela, para completar a cópia. Note que o buraco no telhado abaixo da janela água-furtada foi parte da seleção, portanto foi copiado também.

2.3. Escondendo (Hiding) e invertendo (Reversing) Faces

2.3.1. Escondendo Faces

Escondendo geometria, temporariamente ou permanentemente, pode promover melhor visualização do modelo. O SketchUp proporciona várias formas de fazer isto:

A maneira mais fácil é pelo menu de contexto (Context Menu). Para ativá-lo, coloque o mouse sobre a entidade e aperte o botão direito. Vamos esconder algumas faces para trabalharmos dentro do modelo:

Ative o Select , e clique o botão da direita do mouse na face do objeto. Selecione “Hide” do menu.

Esta operação apenas esconde a face, sem apagá-la.

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25 2.3.2. Escondendo Lados

Agora, vamos esconder arestas. Usando a ferramenta Eraser e segurando a tecla Shift, selecione as arestas. Elas serão escondidas e não apagadas. Use este método para esconder toadas as arestas das faces que escondemos anteriormente. Agora você pode trabalhar dentro do modelo, desenhando elementos dentro dele.

Você pode ver o que foi escondido, selecionando “Menu View > Hidden Geometry”. Faça isso agora. Note que as faces que foram escondidas aparecem como grades na tela, e todas as arestas escondidas aparecem como linhas tracejadas.

Neste modo, você pode selecionar superfícies e arestas como geometria visível. Esta é uma forma útil de ter acesso à geometria escondida sem ter que esconder e mostrar seguidamente. Para voltar e ver a geometria, selecione a face ou aresta, aperte o botão direito do mouse sobre ela e selecione Unhide do menu de contexto.

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