Apostila Sketchup 5 - basico

Apostila Sketchup 5 - basico

(Parte 3 de 5)

Elaborado pela professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Arq. Cecília Santos Franco

2.3.3. Invertendo Faces

Faces no SketchUp tem dois lados. Isto significa que cada lado da face tem frente e verso. O

SketchUp mostra isto colorindo a frente da face de marrom, e o verso de azul.

Nota: Isto é importante se você pretende exportar seu modelo nos formatos de arquivo

DWG, DXF, 3DS, ou VRML 3D, pois o SketchUp só preserva a cor marrom da frente das faces.

Você pode reverter a orientação de uma face usando o menu de contexto. Selecione algumas faces, clique com o botão direito em qualquer parte da seleção, e selecione Reverse. As faces vistas de frente são desenhadas na cor marrom.

Se você girar seu modelo com Orbit , você verá a diferença entre a frente e verso de suas faces.

2.3.4. Mostrando Objetos (Unhiding)

Você pode mostrar novamente todas as entidades escondidas selecionando “Menu Edit >

Unhide > All”.

Mas suponhamos que você queira mostrar algumas das entidades que foram escondidas.

Escolha “Menu View > Hidden Geometry > marque esta opção”. Isto irá mostrar a geometria escondida e permitir selecioná-la. Selecione as geometrias que você deseja mostrar, e depois escolha “Menu Edit > Unhide > Selected”.

Para desligar a grade desenhada para realçar a geometria escondida, escolha “Menu View > Hidden Geometry > desmarque esta opção”.

2.4. Fazendo Medidas Precisas

As ferramentas Tape Measure e Protractor podem fornecer informações precisas sobre o seu modelo rapidamente. Elas fornecem comprimento, distância, e medidas angulares sobre a geometria e linhas de construção.

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2.4.1. Usando a ferramenta de Medida (Tape Measure)

Vamos usar o Tape Measure para medir a distância entre dois pontos. Pra começar, abra o arquivo Tutorial4.skp.

Em seguida, ative a ferramenta Tape Measure: Vamos medir a altura do prédio. Segure a tecla Ctrl e selecione um ponto na base do modelo. Arraste o cursor para cima até uma linha de referência vermelha apareça, com a dica “From Point”.

Leia o número na VCB Value Control Box. São 609,6cm? Se for você mediu corretamente.

A precisão do valor (número de casas decimais após a vírgula) mostrado é controlada pela opção Units da caixa de diálogo “Menu Windows > Model Info > Units”.

Usando a Ferramenta Protractor

Nota: Quando você segura a tecla Ctrl enquanto usa a ferramenta Tape Measure, nenhuma linha de construção é criada. O transferidor (Protractor) mede o ângulo entre duas linhas retas. Vamos medir a inclinação do telhado.

2.4.2. Ative a ferramenta Protractor.

Um transferidor circular ficará ligado com seu ponto central no final do cursor do mouse. Coloque o ponto central no vértice superior de uma das paredes… (aguarde pela referência Endpoint)

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e clique uma vez para colocar o vértice base do ângulo que você deseja medir. Agora,

28 mova o mouse para a direita. Espere a referência de eixo vermelha aparecer indicando que você está arrastando paralelamente ao eixo vermelho (e, portanto o plano do chão). Clique novamente para colocar a linha base do ângulo.

Neste ponto aparece uma linha de construção através do centro do transferidor (Protractor).

Use o cursor para colocar o indicador na aresta do telhado. O tamanho do ângulo é mostrado na caixa de dados Value Control Box. Se você encontrar o valor de 45 graus, está correto. Clique o mouse para fazer a linha de construção neste ângulo se quiser, se não pressione a tecla Escape para cancelar a operação.

2.5. Fazendo cópias múltiplas com Arrays

2.5.1. Arrays Lineares

Você pode fazer vários tipos de arrays Multi-Copy (cópias múltiplas). Usando Multi-Copy, você pode basicamente repetir uma cópia com movimento ou cópia com rotação em qualquer direção.

Para começar, abra o arquivo Tutorial8.skp. O primeiro passo é usar a ferramenta Move/Copy para fazer uma cópia. Como você já sabe a cópia é feita usando Move/Copy com a tecla Ctrl pressionada.

Depois de fazer a cópia inicial, você pode fazer a Multi-copy. Digite 3x e Enter para “três cópias”. Isto é chamado de uma array externo, porque ele se estende para além da sua distância inicial do copy. Você pode continuar digitando valores de array, Digite 4x e Enter para “quatro cópias”. O SketchUp irá atualizar o array.

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Uma coisa interessante sobre Multi-Copy é que a distância entre cópias pode ser colocada a qualquer momento. Isto não irá alterar o número de cópias, simplesmente ajusta o espaçamento. Isso permite que você teste o array com facilidade. Digite uma distância de 3m e Enter e observe o resultado.

Agora, vamos mudar para um array interno. Primeiro, digite uma distância maior de 10m e

Enter, e depois digite 5/ e Enter para “cinco divisões”. Nós chamamos isto de um array interno porque ele interpola divisões iguais entre o original e a cópia.

criar colunas regulares

Você pode continuar a digitar novas distâncias e/ou valores de multiplicador/divisor quantas vezes quiser até que você ative outra ferramenta ou faça nova operação. Esta é uma ótima forma de

2.5.2. Arrays Circulares

Para criar arrays circulares, use a ferramenta Rotate de forma similar ao descrito acima.

Selecione a caixa da direita com o comando Select , e ative a ferramenta Rotate .

Coloque a base da rotação, segure a tecla Ctrl. Note que um sinal de mais (+) é adicionado ao cursor para indicar que você fará uma cópia.

Permaneça pressionando a tecla Ctrl e clique para selecionar um segundo ponto base.

Quando arrastar você pode colocar visualmente a cópia. Clique para finalizar. Você está pronto para fazer cópias circulares múltiplas.

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30 Use a mesma sintaxe do array linear. Digite 7x e Enter para “sete cópias.”

Da mesma forma de antes, você pode digitar valores de ângulos de rotação, multiplicadores de array externos, e divisors de arrays internos quantas vezes quiser até iniciar uma nova operação.

Com Multi-copy em ambas as ferramentas Move/Copy e Rotate, o SketchUp permite que você faça estudos que mais se adequem ao seu projeto.

2.6. Inserindo Componentes

Componentes são arquivos do SketchUp que são colocados no modelo como objetos (são blocos de biblioteca de símbolos). Você pode criar seu próprio objeto dentro do SketchUp, ou você pode inseri-los de outro arquivo ou biblioteca.

Componentes podem comportar diferentemente: componentes independentes como mobiliário são livres para movimentar para qualquer lugar, e componentes que se “ligam” em superfícies como portas e janelas.

Inserindo um Componente Componentes podem ser colocados com o navegador de componentes (Component Browser). Abra o navegador selecionando-o no “Menu Window >componentes”.

O navegador lista todos os componentes da biblioteca padrão. Agora navegue para o diretório “Seating”, clique no componente “ChairDesk01”, e mova o cursor para a janela de desenho.

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O ponto no qual o componente será colocado é chamado de ponto de inserção (placement point).

Quando a cadeira estiver na posição desejada, clique o mouse. Depois de inserir o componente, o SketchUp irá ativar automaticamente o comando Move/Copy. A caixa amarela em torno da cadeira é usada para indicar que o componente está selecionado.

2.7. Rodando um Componente

Esta caixa de seleção pode também ser usada para rodar componentes de uma forma conveniente usando o comando Move/Copy. Note os “grips” de rotação vermelhos que aparecem como pequenos sinais de mais (+) vermelhos. Mexendo o mouse sobre estes pontos mostra o transferidor de rotação. Tente mover sobre a cadeira e sobre um dos grips de rotação.

Clique para girar a cadeira. Note o ângulo de rotação sendo mostrado na VCB. Clique novamente quando estiver na rotação desejada.

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2.8. Movendo Componentes Vamos desenhar um retângulo à direita da cadeira. Desenhe um segundo retângulo dentro do primeiro e use a ferramenta Push-Pull para criar uma plataforma elevada:

Ative o Select e clique na cadeira para pré selecioná-la. Você verá a caixa de seleção contornando a cadeira. Agora ative a ferramenta Move/Copy . Clique numa área em frente da cadeira, mas não sobre ela, no plano vermelho-verde. Note que enquanto você move o mouse para a direita da tela, a cadeira também se move.

Note também que enquanto você move o mouse para além da plataforma elevada, a cadeira continua a mover através da plataforma, permanecendo nivelada com o plano do piso. Vamos tentar algo diferente… Aperte Esc para cancelar o Move/Copy.

Desta vez, coloque o cursor do Move sobre o assento da cadeira até que apareça a dica “On Face in Component” e clique. Isto coloca o ponto base do movimento.

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posicionada em relação à outra geometria no restante do modelo

Agora mova a cadeira sobre a superfície do retângulo e sobre a superfície da plataforma elevada. Note que o ponto base que você selecionou controla onde a geometria do componente será

O ponto no componente debaixo do cursor quando você começa o movimento é chamado de

“Pick Point”. Durante a operação de Move você está segurando o objeto por este ponto como o ponto de referência para o movimento. Se você quer mover o objeto com precisão, escolha com cuidado o ponto inicial do Move. Vamos colocar a cadeira sobre a plataforma. Mova o cursor sobre a cadeira. Use o Zoom para aproximar da cadeira e colocar o cursor na base de uma dos pés até aparecer a dica “Endpoint in Component”.

Agora simplesmente mova a cadeira para o lugar desejado no topo da plataforma!

Use este método para fazer o “snap” em componentes.

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2.9. Mudando a Escala de Geometrias e Objetos Qualquer desenho feito no SketchUp pode ser re-escalado dinamicamente com a ferramenta

Scale . Como com outras ferramentas, você pode trabalhar livremente, ou com precisão. O comando Scale permite mudar o tamanho do objeto em qualquer direção, ou fazer operações de espelhamento (mirror). Comece abrindo o arquivo Tutorial7.skp.

Selecione o que deseja alterar o tamanho com a ferramenta Select . Superfícies individuais podem mudar o tamanho em 2D, mas vamos selecionar um volume 3D.

Clique no comando Scale na barra de ferramentas Edit:

>

Uma caixa de seleção irá aparecer em torno de sua seleção. Cada cubinho verde é um grip de mudança de tamanho.

Quando você move o cursor sobre cada grip, este e sua âncora oposta ficarão vermelhos, e um vetor tracejado será desenhado entre eles. Este vetor indica a direção da operação de mudança de tamanho. Faça tentativas com vários grips.

Para isso, clique no grip, e mova o mouse para alterar o tamanho da geometria. Clique novamente para finalizar. Note que mesmo grips escondidos aparecem quando o mouse está sobre eles. Observe também que dando duplo-clique no grip, você pode pressionar e arrastar para mudar o tamanho.

2.10. Tipos de Grip

Note que os grips são organizados dentro de um paralelepípedo de contorno, e cada grip faz um tipo de escala. Isto corresponde ao número de faces que cada grip toca.

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Os grips posicionados no centro de cada “face” da caixa de contorno, permitem mudar o tamanho do objeto numa direção específica.

Os grips no ponto médio de cada “aresta” da caixa de contorno toca duas arestas, e permitem mudar o tamanho do objeto em duas direções.

Os grips nos “vértices” da caixa de contorno toca três faces, e permitem operações de escala em todas as três direções simultaneamente.

Se você parar sobre o grip, uma dica descreve o tipo de operação que poderá ser feita.

Teste cada tipo de grip. Note que enquanto a operação de escala é feita, o fator de escala aparece na VCB (Value Control Box), e o valor prende no tamanho de 50% e 100%.

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36 2.1. Teclas de Modificação (Modifier Keys)

2.1.1. Tecla Uniforme/Não-Uniforme

Ambos os grips, no centro da face ou ponto médio da aresta permitem escalas uniforme e não uniforme. Você pode alternar este comportamento para fazer o objeto transformar o tamanho uniformemente segurando a tecla Shift.

Insira um componente de biblioteca árvore (Tree). Do “Menu Window > Components”.

do tamanho, mas isto deforma a árvore

Navegue para o grupo Landscape e insira uma das árvores. Use o comando Scale para mover o grip da superfície superior para cima e para baixo. Nós queremos que a base da árvore seja o ponto base

Agora, tente segurando a tecla Shift. Isso muda a operação mudança de tamanho de 1D para 3D. Tente isto usando outros componentes do SketchUp.

Diferentemente dos outros grips, os grips de vértice fazem o tamanho em todas as direções. Apertando o shift, você libera o tamanho em todas as direções de forma não-uniforme.

2.1.2. Mudando escala a partir do centro

Você pode forçar a operação de escala a partir do centro de massa da caixa de contorno como ponto base. Para fazer isso, segure o grip de vértice e comece o tamanho. Enquanto você faz a operação, segure a tecla Ctrl. Quando você libera a tecla no meio da operação, o tamanho reverte para usar o ponto oposto.

As teclas Ctrl e Shift podem ser usadas em conjunto, para permitir escala Uniforme/Não-

Uniforme a partir do centróide da geometria selecionada. Estas combinações permitem ao usuário uma gama de formas de mudar o tamanho de forma eficiente e rápida.

2.12. Trabalhando com Precisão usando a VCB

A qualquer momento ou imediatamente após a operação de escala, você pode digitar um fator de escala preciso na Value Control Box (VCB).

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