Apostila Sketchup 5 - basico

Apostila Sketchup 5 - basico

(Parte 4 de 5)

Elaborado pela professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Arq. Cecília Santos Franco

2.12.1. Fator de Escala (Scale Factor)

Segure e mova um grip de vértice. Agora digite 2 e pressione a tecla Enter. Note que o objeto fica com 2 vezes o seu tamanho original (200% maior). Agora digite 1,5 e a tecla Enter. Note que o objeto fica uma vez e meia maior (150% maior).

Nota: Como todas as ferramentas do SketchUp, você pode continuar a entrar novos valores da VCB até que você mude de comando.

2.12.2. Distância (Distance)

Além do fator de escala, você pode digitar uma distância. Pegue um grip na face superior e mova-o na tela. Desta vez, em vez de um valor numérico, digite uma distância de 150cm (é necessário escrever a unidade cm) e aperte Enter. Note que o tamanho do objeto ao longo da direção tracejada se torna o exato valor da distância.

É importante lembrar que para distâncias, você precisa especificar a unidade como parte do valor digitado. Por exemplo, 5’ para cinco pés, 3m para três metros, 300cm para trezentos centímetros, ou 5’6” para cinco pés e seis polegadas. Se você digitar somente um valor numérico, o SketchUp irá interpretá-lo como um fator de escala.

2.12.3. Direções Múltiplas

A VCB usa valores numéricos separados por ponto-e-vírgula quando valores múltiplos estão presentes. Você pode especificar valores exatos de escala incluindo vírgulas na entrada de dados.

Para ver como isso funciona, tente mover um grip de ponto médio de aresta. Você verá duas direções mostradas com valores mudando dinamicamente.

Agora digite 1,5;3. O objeto se torna uma vez e meia maior em uma direção e três vezes maior na outra direção. Desde que você não mova outro grip, ou mude de comando, você pode continuar a digitar outros valores para experimentar diferentes proporções de seu modelo. Se você quiser especificar o segundo valor deixando o primeiro como está, você pode digitar um ponto-evírgula seguido pelo novo segundo valor: ;4

Antes de prosseguir, tente digitar -1;1. Isto fará o objeto espelhar, produzindo uma imagem espelhada.

Dica: Digitando um valor negativo faz a ferramenta Scale espelhar a geometria naquela direção. É a maneira de acionar o comando Mirror (espelho). Outra maneira de espelhar os objetos é selecioná-los, clicar sobre a seleção com o botão da direita e no menu de contexto escolher a opção “Flip Along > Red Direction (ou Green Direction ou Blue Direction)”, conforme a direção do espelhamento desejada.

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Os três valores disponíveis enquanto mudando o tamanho usando o grip de vértice trabalham da mesma maneira:

2.12.4. Mudando a Escala de Elementos Até agora, trabalhamos com escala de grupos e componentes, mas você pode usar a ferramenta Scale em elementos isolados também. Para testar, desenhe um círculo (Circle ) e use Push/Pull para extrudá-lo num cilindro. Em seguida, selecione a superfície superior do cilindro com a ferramenta Select e ative o comando Scale . Porque você está mudando o tamanho de uma face 2D, os grips de escala estarão dentro de um retângulo em vez de uma caixa de contorno. Brinque com os grips de escala e teclas de modificação para ver como isso afeta a geometria.

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39 2.13. Mais Dicas da Ferramenta Scale

2.13.1. Salve valores da VCB

É usualmente melhor entrar valores específicos DEPOIS que você completou a operação de escala com o mouse. Como há muitas maneiras de trabalhar com o tamanho, teclas de modificação podem interferir quando você quer entrar com valores específicos durante a operação de escala. Por exemplo, tentando digitar valores enquanto segura a tecla Ctrl pode ativar outras ferramentas, ou pressionando Shift para indicar polegadas usando o símbolo " (aspas duplas) pode mudar para o tamanho uniforme.

2.13.2. Componentes e Eixos

Um componente único ou grupo muda o tamanho preferencialmente na direção de seus eixos. Isto facilita a mudança de escala baseada na orientação original em que foram criados. Se você quiser mudar o tamanho em relação à posição corrente dos eixos, inclua o seu componente como parte de um grupo de seleção maior. Isso pode ser feito desenhando uma linha e incluindo-a no grupo de seleção.

Experimente com o comando Scale .

2.14. Introdução a Camadas (Layers)

Existem vantagens em organizar a entidades do SketchUp desenhando em camadas (layers).

Isso permite que você controle a cor e/ou a visibilidade de muitas entidades de uma só vez.

Para começar, abra o arquivo Tutorial9.skp. Layers são criadas usando o gerenciador de camadas (caixa de diálogo: Layers). Selecione-a no “Menu Window > Layers”.

2.14.1. Criando uma Nova Layer

Para criar uma nova camada, clique o botão Add no canto superior esquerdo da caixa de diálogo de Layers. Uma nova Layer aparece na lista com o nome de Layer1. Vamos trocar seu nome para "Parede".

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Na coluna Visible, desmarque a caixa de seleção. Isto irá tornar a camada invisível. Todos os objetos desenhados na camada Parede não ficarão visíveis na tela enquanto a opção “visible” estiver desmarcada. Os objetos não foram apagados, apenas sua visibilidade temporariamente desligada.

A seguir, na janela de desenho, ative a ferramenta Select e clique o botão da direita na face esquerda do modelo. Selecione “Entity Info” do menu de contexto. A caixa de diálogo Entity Info aparece. Selecione a layer Parede. Isso move a face para a camada, que está na condição de invisível. Ao fazer isso você verá a face desaparecer.

Você pode trocar a visibilidade da camada Parede no gerenciador de camadas (caixa de diálogo: Layers), o que fará reaparecer aos objetos colocados nesta camada.

Você já deve estar habituado a trabalhar com camadas (layers) em outros programas de

CAD. No SketchUp layers são únicas pois elas não separam objetos dentro delas. As layers do SketchUp são melhor descritas como um atributo da geometria, pois elementos e objetos em layers diferentes permanecem interconectados. Isso torna as layers do SketchUp úteis primeiramente por razões de visibilidade. Se você precisar agrupar a geometria, você pode usar grupos e componentes (Groups e Components).

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2.15. Criando seus Próprios Componentes (Components)

Vamos aprender a fazer um Componente. Inicie um novo desenho. Use (Menu File > New). Desenhe um retângulo no plano vermelho/verde com 75 centímetros de largura por 150cm de comprimento. Use Push/Pull para colocar uma altura de 60cm, tornando o objeto num volume 3D.

Nota: Lembre que você não deve clicar na Value Control Box (VCB) antes de digitar um valor específico para operações, entre com os dados diretamante no teclado, que eles irão para VCB.

Agora, vamos criar arestas paralelas (comando Offset ) para as arestas laterais e de fundo. Para isso, selecione as arestas com Select . Ative o comando Offset .

Clique o cursor de Offset em qualquer das arestas iluminadas, e mova o cursor além dessa aresta, mas na direção interna da face superior.

Entre 15 (15 centímetros) na Value Control Box, e pressione Enter.

Agora Push/Pull a nova face de topo, e especifique a distância de 30cm. Você modelou um sofá simples.

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Se você transformar este sofá em um componente de biblioteca, você poderá utilizá-lo neste desenho, e em qualquer outro projeto no SketchUp. Selecione a geometria usando uma janela de seleção. Toda a geometria fica iluminada:

Selecione o “Menu Edit > Make Component”. Isso abre a caixa de diálogo Create

Component: Digite o nome “Sofá 2” para o novo componente, e deixe as outras opções como estão.

2.16. Inserindo o componente

Ative o navegador de componentes no “Menu Window > Components”. Selecione a biblioteca “In Model”.

Note que a caixa de diálogo mostra somente os componentes carregados no modelo, incluindo o Sofá 2.

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43 Clique no Sofá 2 e arraste-o para a janela de desenho:

2.17. Criando Componentes Conectados (Attached Components)

No tutorial “Criando Aberturas em Faces), nós criamos um telhado simples com uma janela água-furtada conectado a ele. Vamos converter a janela água-furtada num Componente.

Abra o arquivo Tutorial0.skp. Ative o modo de sombreamento Shaded .

Agora, ative o Select , e selecione a janela água-furtada. Pode ser necessário voltar ao modo de Wireframe para ter certeza de selecionar toda a geometria necessária.

Note que o plano do telhado foi furado para criar o buraco do encaixe da janela água-furtada no telhado. As arestas que tocam o plano do telhado formam a borda deste buraco. Este comportamento se tornará parte da definição do componente. Uma vez tudo selecionado, crie o componente com “Menu Edit > Make Component”.

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Chame o componente de "Janela Água-Furtada". Selecione também “Sloped” da lista “Set gluing plane”. Isso significa que a face vermelha/verde do novo componente irá alinhar para qualquer face inclinada (Sloped, uma face que não está alinhada com nenhum dos eixos correntes). Agora marque “Cut opening”. Isso significa que o componente irá cortar um buraco no telhado em volta do seu perímetro.

Clique “Create”. O Componente aparece na lista de “In Model”. Note que desde que a opção

“Replace selected” esteja marcada, os elementos individuais que você selecionou ficam substituídos pelo componente Janela Água-Furtada, mostrado pela caixa de seleção. Isso é um Componente conectado.

No SketchUp, um componente é uma coleção de geometrias que podem ser reutilizadas.

Todas as ocorrências (instances) de um componente são idênticas. Se você modificar o componente, todos os componentes inseridos modificam também.

Agora vamos colocar uma nova Janela Água-Furtada no modelo. Selecione a janela águafurtada no navegador, e arraste-o para o telhado do modelo. Clique o ponto de inserção para o plano do telhado onde deseja colocá-lo.

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Note que o telhado foi furado da mesma forma que na janela água-furtada original. Vamos fazer uma janela na parede. Desenhe um retângulo de 60cm x 120cm na parede. Use Push/Pull para furar a abertura da janela 15cm para dentro da parede:

Agora apague a superfície da janela e selecione todas as arestas em torno da abertura para criar o componente Janela.

Novamente, depois de tudo selecionado, crie o componente Janela com “Menu Edit > Make Component”.

Chame de “Janela 01”, marque também “Cut Opening” e vertical. Isso fará a janela alinharse com qualquer face nos planos verticais (vermelho/azul e verde/azul).

Clique “Create” para criar o componente. Você verá “Janela 01” aparecer na lista “In Model”.

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Vamos colocar a janela no modelo. Selecione “Janela 01” no navegador componentes, e arraste-a para a parede desejada.

Note que ela corta um buraco na parede.

Salve esse desenho para usar em outros tutoriais, com o nome de tutorial_casa3D.skp.

2.18. Pintando Componentes

Para começar ative a ferramenta Paint Bucket .

Isso abre a caixa de diálogo “Materials”. Para este tutorial, selecione a biblioteca (aba Library) de materiais “Markers”.

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47 2.19. Sobrepondo o Material Padrão (Default)

No SketchUp, o material padrão é o material de trabalho colocado em todas as superficies e entidades. Você pode considerá-lo como um material não-específico.

Grupos e Componentes podem ter materias aplicados independentemente da geometria dentro deles. Isso significa que quando um material é aplicado a um Grupo ou Componente, esse material é aplicado somente nessa entidade e não na geometria contida dentro dela.

Isso resulta num comportamento especial no SketchUp chamado de sobreposição do material padrão (“Default Material Override”), onde qualquer superfície que tenha um material padrão (default) aplicado irá herdar o material do Grupo ou Componente no qual está inserido. Vamos ver um exemplo:

Primeiramente, crie uma caixa, e use a ferramenta Paint Bucket para colocar o material vermelho na superfície de topo. Deixe o material default nas outras faces. Selecione a caixa toda e tranforme-a num Componente.

Agora, faça quatro cópias da caixa usando o comando Move/Copy (segurando a tecla Ctrl), ou inserindo-as com “Menu Windows > Components”.

Agora, pinte cada ocorrência do componente com uma cor diferente ou textura. Note que a face superior permanece vermelha. Você está colocando material no componente e não nas faces individualmente, porém as faces com o material “default”, herdam o material aplicado no componente. As faces com material explicitamente especificado permanecem com ele. .

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Agora, vamos editar a definição do componente para alterá-lo. Ative Select e dê duplo - clique em uma caixa para editá-la. Clique na ferramenta Paint Bucket , segure a tecla Alt e clique na superfície de topo vermelha para transformá-lo no material corrente (ou use o conta-gotas).

Pinte a face frontal de vermelho. Note que todas as faces frontais das outras ocorrências do componente ficam vermelhas também. Veja também, que todas as faces default mantém o material designado para o componente.

Ative a ferramenta Select e clique fora da caixa tracejada de edição para finalizar a seção de edição.

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