Apostila Sketchup 5 - avançado

Apostila Sketchup 5 - avançado

(Parte 1 de 3)

Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Tutorial de SketchUp 5.0 - Avançado

Materiais, Sombras, Cortes e Exportação de Imagens e Vídeos

Elaborado por:

Ezequiel Mendonça Rezende Janeiro / 2006

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática

Elaborado pelo professor do Unicentro Izabela Hendrix - Arq. Ezequiel Mendonça Rezende

Primeira Etapa: Aplicando materiais:3
Segunda Etapa: Configurando sombras:5
Terceira Etapa: Exportando imagens:6
Quarta Etapa: Exportando modelos 3D e 2D:7
Exportando em 3D:7
Exportando em 2D:8
Quinta Etapa: Criando seções:9
Sexta Etapa: Criando animação:10
Preparando a animação:10
Exportando a animação:10

Índice: Bibliografia: .......................................................................................................................................13

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática

Elaborado pelo professor do Unicentro Izabela Hendrix - Arq. Ezequiel Mendonça Rezende

Tutorial de SketchUp 5.0 - Avançado Materiais, Sombras, Cortes e Exportação de Imagens e Vídeos

Obs.: Este tutorial foi desenvolvido com o SketchUp 5.0 (Versão 5.0.232).

Primeira Etapa: Aplicando materiais:

Com o seu modelo pronto, agora devemos aplicar o material. O SketchUp 5.0 vem com um grande número de materiais, que você pode aplicar nas superfícies do seu modelo. Estes materiais podem ser simples cores sólidas ou imagens (texturas) que podem ser aplicadas às superfícies dos objetos. O SketchUp 5.0 também permite utilizar materiais com transparência.

Como foi apresentado anteriormente, para o tampo de vidro da mesa foi aplicada um material transparente, sendo:

1. Vá ao menu WINDOW→ Material Browser, ou clique no ícone

PAINT BUCKET , aparecerá o quadro de materiais (Materials). 2. Dentro da aba Library - (biblioteca), escolha os materiais transparentes (Glass+Transparent). Escolha uma transparência desejada, e aplique na face que representa o vidro.

Note que após aplicar o material, este aparecerá na aba “In

Model”. Também note que o botão “Edit” estará habilitado, permitindo que você modifique as características deste material aplicado.

Clicando no botão “Edit” abrirá o quadro ao lado, permitindo que você modifique as características do material selecionado, tais como:

1. Nome do material, 2. Exibição prévia (preview) do material, 3. Utilização de imagem (jgp, png, tif, tga, bmp) para o material, 4. Botão de navegação para a escolha da imagem, 5. Dimensões (horizontal e vertical) da imagem, 6. Opacidade da imagem - para vidro e água, 7. Color Whell, HLS, HSB, RGB - Estas opções permitem o ajuste da cor do material. Se a cor não estiver agradando, click no botão Reset Color (8), para iniciar novamente a escolha da cor.

Para uma aplicação de material mais cuidadosa, deve-se primeiramente verificar como está agrupado o seu modelo. No caso do nosso jogo de mesa e cadeiras, ao final do trabalho apresentado, todos os objetos foram transformados em um único componente. Portanto, se aplicar um material diretamente ao modelo, este será aplicado em todos os objetos que compõe o modelo (com exceção do tampo de vidro, que recebeu um material transparente no desenvolvimento do trabalho).

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Veja o exemplo abaixo com a aplicação de um material na mesa.

Como pode-se notar, o material também foi aplicado às cadeiras indiscriminadamente. Para evitar este inconveniente, deve-se aplicar o material apenas no objeto desejado (normalmente faça isto antes de agrupá-lo ou de transformá-lo em componente).

Para aplicar o material apenas na mesa, você deve trabalhar “dentro” do componente. Para isto, com a ferramenta de seleção, dê um duplo clique no modelo e este entrará no modo de edição de grupo (aparecerá uma caixa pontilhada em volta do modelo). Agora é só aplicar o material desejado na mesa. Note que as cadeiras não receberam o material.

Veja a figura ao lado.

Se você desejar aplicar um outro material nas cadeiras, siga o mesmo procedimento.

Mas se você desejar aplicar um material diferente apenas no assento da cadeira, você deverá dar mais dois cliques para entrar no grupo da cadeira, e então, executar esta tarefa.

Veja a figura ao lado.

Para finalizar a edição deste componente (ou grupo), basta clicar fora do modelo com a ferramenta de seleção.

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Segunda Etapa: Configurando sombras:

O SketchUp 5.0 permite que se faça um minucioso estudo de insolação em seu modelo. No nosso caso não é relevante à escolha de uma localização já que se trata de uma simples mesa. Mas no caso de um edifício é muito importante que faça esta escolha com muito cuidado, já que todo o comportamento do Sol sobre o seu modelo é diretamente relacionado com as seguintes escolhas:

1. Localização do edifício (Latitude e Longitude), 2. Direção do Norte Verdadeiro (ou Norte Geográfico), 3. Data do estudo de insolação, 4. Horário do estudo de insolação (Verificar horário de verão).

Para configurar a sombra, devemos inicialmente ligar a barra de ferramentas Shadows. Vá ao menu VIEW→Tollbars→Shadows.

Também antes de configurar as sombras, vá ao menu WINDOW→Model Info e abrirá o quadro abaixo: 1. Escolha Location, 2. Verifique na sua planta de topografia como está orientado o seu Norte Verdadeiro - ou Norte Geográfico (Obs: Não utilize o Norte Magnético, pois devido à declinação magnética, ele é defasado em aproximadamente 20º para o Oeste em relação ao Norte Verdadeiro), 3. Lance o ângulo do Norte Verdadeiro ou selecione (Select) diretamente no seu modelo. 4. Se necessitar ligue a opção Show in model para visualizar a direção Norte no seu modelo, 5. Em Geographic Location, em Country escolha o país (no nosso caso escolha Brazil) e em

Location escolha a cidade (no nosso caso Belo Horizonte).

Note que não existe Belo Horizonte na relação. Então clique em Custom Location e abrirá o quadro Set Custom Location, e entre com os dados de Belo Horizonte, sendo:

Coutry: Brazil Location: Belo Horizonte Latitude: 19.9000S (ou 19º54’ South) Longitude: 43.9333W (ou 43º56’ West) Timezone: UTC-3

Clique em OK para finalizar.

Obs: Se as cadeiras fossem componentes (e não grupos), quando for aplicado um material em uma delas, todas as outras também receberão automaticamente o mesmo material. Esta característica dos componentes é muito interessante, pois no caso de grandes repetições de um componente, ficará muito mais fácil a alteração de apenas um deles.

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Na barra de ferramenta Shadows clique no botão Shadows Settings , e abrirá o quadro abaixo:

Note que você poderá ajustar: 1. Display shadows: Ligará ou desligará a sombra. 2. Time: Pode-se escolher o horário da incidência do Sol. 3. Date: Pode-se escolher a data em que se deseja verificar a incidência do Sol. 4. Light: Controla a o brilho das superfícies do modelo que estão recebendo luz direta do Sol. 5. Dark: Controla a intensidade da sombra nas superfícies do modelo. 6. Display: Controla o comportamento da sombra no modelo, sendo: a. On faces: Um objeto projeta sombra em outro objeto, b. On ground: Os objetos projetam sombras no piso (no caso no plano definido pelos eixos XeY) c. From edges: Permite que os objetos sem faces e apenas com arestas projetem sombras.

Terceira Etapa: Exportando imagens:

O SketchUp 5.0 permite que você exporte a sua vista para um arquivo JPG ou vários outros formatos de imagens disponíveis. Para isto verifique se o seu modelo esta completo, com todos os materiais aplicados, com a sombra configurada, com a perspectiva ligada e posicionado na vista desejada. Se você estiver trabalhando em uma versão mais antiga do SketchUp, desligue os eixos

XYZ para que estes não saiam na animação (vá ao menu VIEW→Axes).

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