Desenvolvido, Eu?

O Brasil vem crescendo e está vivendo um momento excepcional, fruto e décadas de trabalho árduo. No entanto nenhum desenvolvimento acontece sem obstáculos, e os muitos desafios, que temos de enfrentar permanecem.

A classe média aumentou, a pobreza diminuiu, o poder de compra do brasileiro subiu, mas o país esta longe de ser um lugar livre diferenças. Pelo contrario, enquanto é a 8ª maior economia do mundo, fica em 72ª em distribuição de renda, atrás de vizinhos como a Venezuela e a Argentina. Para atingir o desenvolvimento deve-se diminuir a pobreza, conseqüentemente a criminalidade e a insegurança, e a concentração de renda, aumentar o numero de pessoas na classe média, e, ainda, investir em desenvolvimento e saneamento. Para melhorar, o governo deve investir firmemente nestas áreas.

A educação é uma área crítica quando se fala em desenvolvimento, pois afeta diretamente a qualificação de mão de obra e a produção de tecnologia. E embora a taxa de analfabetismo venha diminuindo, a qualidade da educação está muito distante da excelência. Diversas atitudes devem ver tomadas, desde investimentos em infra-estrutura até treinamento de professores e profissionais da educação, para que haja a tão necessária reforma da educação.

Existem ainda os problemas da saúde e da corrupção. O sistema de saúde esta engarrafado, principalmente pela falta de infra-estrutura para atender o novo perfil demográfico da população brasileira, que vem envelhecendo a cada ano. Além disso, a corrupção está entranhada no governo, e isso deve acabar para que se atinja o estado de nação desenvolvimento.

O país vem se destacando no cenário mundial e busca um lugar entre as nações desenvolvidas. Mas para alçar vôo neste objetivo, muitos desafios terão de ser superados. Todavia, o mais importante para esta batalha o Brasil possui: Potencial!

Comentários