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Guias e Dicas
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Procedimentos didáticos, Notas de estudo de Enfermagem

bases de procedimentos didaticos

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
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Compartilhado em 06/10/2010

patricia-santiago-teixeira-4
patricia-santiago-teixeira-4 🇧🇷

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Baixe Procedimentos didáticos e outras Notas de estudo em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! TÉCNICO DE ENFERMAGEM 1º Período Profª Patrícia Santiago Teixeira LEITURA A leitura constitui-se em fator decisivo de estudo, pois propicia a ampliação de conhecimentos, a obtenção de informações básicas ou específicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, o enriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento das obras. Conhecendo o que se lê – Elementos auxiliares: Título: apresenta-se acompanhado ou não por subtítulo, estabelece o assunto e, às vezes a intenção do autor. A data de publicação: fornece elementos para certificar-se de sua atualização e aceitação (nº de edições). Contracapa: permite verificar as credenciais ou qualificações do autor, é onde se encontra geralmente, uma apreciação da obra, assim como indicações do “público” a que se destina. Índice ou sumário: apresenta tanto os tópicos abordados na obra quanto as divisões a que o assunto está sujeito Introdução, prefácio ou nota do autor: propicia indícios sobre os objetivos do autor, geralmente sobre a metodologia por ele empregada Bibliografia: tanto no final como as citações de rodapé, permite obter uma idéia das obras consultadas e suas características gerais. Os livros ou textos selecionados servem para leituras ou consultas; podem ajudar nos estudos em face dos conhecimentos técnicos e atualizados que contêm, ou oferecer subsídios para a elaboração de trabalhos científicos, incluindo seminários, trabalhos escolares e monografias. Leitura Proveitosa Atenção: aplicação cuidadosa e profunda da mente, buscando o entendimento e assimilação dos conteúdos Intenção: interesse ou propósito de conseguir algum proveito intelectual por meio da leitura Reflexão: consideração, ponderação, observação, assimilação, ajuda a aprofundar o conhecimento Espírito crítico: avaliação, julgamento, comparação, aprovação ou não do texto Análise: divisão do tema em partes, determinação das relações existentes seguidas do entendimento de toda organização Síntese: resumo. Agrupar só os aspectos essências, sem perder a sequencia lógica do pensamento Problemas a serem evitados numa leitura Dispersão do espírito – falta de concentração, deixando a imaginação divagar. A formação intelectual consiste em disciplina da mente. Inconstância – o trabalho intelectual sem perseverança não atinge o objetivo, não chega a nada concreto. Passividade – leitura sem trabalho da mente, reflexão ou discussão impede o progresso intelectual. Excessivo espírito critico – preocupação exagerada em censurar, criticar, refutar ou contradizer prejudica o raciocínio lógico. Preguiça – em procurar esclarecimentos de coisas desconhecidas contidas no texto. Sem a compreensão da terminologia especifica é difícil entender um texto. Deslealdade – distorção do pensamento do autor. Quando há má fé ou se falsificam as idéias contidas num texto, compromete-se o caráter cientifico de qualquer obra Dentre os objetivos de uma leitura, o que especificamente nos interessa é a leitura de estudo ou informativa, ela visa a captação de informações para determinado propósito. Seu objetivos são: Certificar-se do conteúdo do texto, constatando o que autor afirma, dos dados e informações que ele oferece Correlacionar os dados coletados a partir das informações do autor com o problema em pauta Verificar a validade dessas informações Fases De Reconhecimento: leitura rápida, cuja finalidade é procurar assunto de interesse ou verificar a existência de determinada informação. Por índices, títulos e suas subdivisões Exploratória: leitura de sondagem, tendo em vista localizar as informações, uma vez que já se tem conhecimento de sua existência Seletiva: leitura que visa a seleção das informações mais importantes relacionadas com o problema em questão Reflexiva: mais profunda que as anteriores, refere-se ao reconhecimento e a avaliação das informações, das intenções e dos propósitos do autor Crítica: avalia as informações do autor. Implica saber escolher e diferenciar as idéias principais das secundárias, hierarquizar pela ordem de importância Interpretativa: relaciona as afirmações do autor com os problemas que está buscando solução Explicativa: leitura com intuito de verificar os fundamentos de verdade enfocados pelo autor
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