Apostila I - Introdução a Anatomia e Aparelho Locomotor

Apostila I - Introdução a Anatomia e Aparelho Locomotor

(Parte 2 de 10)

Apesar de largamente baseada na dissecação, como a etimologia do seu nome indica, o estudo da anatomia humana envolve vários métodos, que se correspondem com os seus campos de estudo:

• Inspeção: análise através da visão, que pode ser de órgãos externos ou internos.

• Palpação: análise através do tato, que pode ser utilizada para medir a pulsação, verificar tendões ou saliências ósseas, entre outras estruturas.

• Percussão: análise através de batimentos digitais na superfície corporal, que pode produzir sons audíveis, ajudando na determinação de órgãos ou estruturas.

• Ausculta: analisar ouvindo determinados órgãos em funcionamento (ex. coração, intestino, pulmões).

• Mensuração: Permite a avaliação da simetria corporal.

• Dissecação: consiste na separação minuciosa dos diferentes órgãos para uma melhor visualização.

• Métodos de Estudo por Imagem: inclui os antigos e novos métodos de obtenção de imagens do corpo humano: radiografias, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada e etc.

4. TERMINOLOGIA ANATÔMICA

A terminologia anatômica é o conjunto de termos utilizados para indicar e descrever as partes do corpo humano. Trata-se da base da linguagem técnica utilizada em Anatomia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia e demais ciências da saúde, bem como todas as ciências biológicas que tratam da estrutura do homem. Pode ser dividida em terminologia anatômica geral e especial.

No primeiro caso, compreende os termos gerais, que são relativamente poucos, como a divisão do corpo humano, as suas principais regiões e os eixos e planos que o limitam ou seccionam. Já a terminologia especial, compreende cerca de seis mil nomes de todas as estruturas macroscópicas do corpo e suas partes.

Material Didático dos Professores Márcio Oliveira - Régis Correia - José Roberto Pimenta de Godoy 8

5. POSIÇÃO ANATÔMICA

Para estudar e indicar as partes do corpo humano, toma-se como padrão ou modelo uma posição convencional, chamada posição anatômica para descrição do indivíduo. Segue abaixo a descrição da posição anatômica:

Corpo ereto; Membros Superiores pendentes naturalmente, adjacentes ao corpo, de cada lado do tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente; Membros Inferiores estendidos, unidos, com os pés juntos e acolados e com as pontas dos dedos também dirigidos para diante; Olhar em direção ao horizonte.

Esta posição é sempre utilizada como referência, podendo o indivíduo estar sentado, deitado em qualquer dos decúbitos para dissecação, necropsia, exame físico clínico, cirurgia, mas o observador deverá sempre descrevê-lo imaginando-o na posição anatômica.

Posição Anatômica

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

Material Didático dos Professores Márcio Oliveira - Régis Correia - José Roberto Pimenta de Godoy 9

6. DIVISÃO DO CORPO HUMANO

O corpo humano pode ser dividido da seguinte maneira: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS

Cada uma dessas partes apresenta-se subdividida da forma abaixo:

- Cabeça

Crânio Face

- Tronco

Tórax Abdome Pelve Dorso

- Membros Superiores

Porção Fixa (raiz): Ombro Porção Móvel: Braço, Antebraço e Mão

- Membros Inferiores

Porção Fixa (raiz): Quadril Porção Móvel: Coxa, Perna e Pé

Entre o braço e o antebraço, encontra-se a articulação do cotovelo; entre o antebraço e mão, encontra-se a articulação do punho.

Entre a coxa e a perna encontra-se o joelho; entre a perna e o pé encontra-se o tornozelo.

Cada subdivisão apresenta ainda outras divisões e regiões de importância topográfica:

- Cabeça Fronte (Região Frontal)

Material Didático dos Professores Márcio Oliveira - Régis Correia - José Roberto Pimenta de Godoy 10

Região Occipital (Occipúcio) Têmpora (Região Temporal) Região Mastóidea Orelha Região Zigomática Crânio Face: Olho, Bochecha, Nariz, Boca e Mento (Região Mentual)

- Pescoço Região Cervical Posterior

- Tronco

Tórax: Peito (Região Peitoral), Região Mamária, Região Inframamária e Axila (Fossa axilar). Abdome: Região umbilical, Região Inguinal, Região Púbica. Dorso: Região Lombar, Região Sacral.

- Membros Superiores

Cíngulo do Membro Superior Região Cubital: Região Cubital Anterior (Fossa Cubital) Palma da Mão (Face Volar) Dorso da Mão Eminência Tênar e Hipotenar

- Membros Inferiores:

Cíngulo do Membro Inferior Região Glútea (Nádegas): Fenda Interglútea Região Poplítea Região Sural Planta do Pé Dorso do Pé

Material Didático dos Professores Márcio Oliveira - Régis Correia - José Roberto Pimenta de Godoy 1

Principais Partes e Regiões do Corpo Humano

Fonte: Van de Graaf, KENT. Anatomia Humana, 2003.

7. TERMOS DE SITUAÇÃO, DIREÇÃO, RELAÇÃO E COMPARAÇÃO

Para citas as estruturas do corpo humano, suas devidas partes e ainda comparar a sua situação entre elas, torna-se necessário a utilização de termos apropriados. Estes são:

Material Didático dos Professores Márcio Oliveira - Régis Correia - José Roberto Pimenta de Godoy 12

Direito - Esquerdo - Anterior ou Ventral Situado na frente de; a frente do corpo Posterior ou Dorsal Situado atrás de; a parte posterior do corpo Superior ou Cranial Voltado para a cabeça; em posição relativamente alta Inferior ou Caudal Afastado da cabeça; em posição relativamente baixa Superficial ou Externo Localizado próximo ou na superfície do corpo

(Parte 2 de 10)

Comentários