relatorio de meio de cultura

relatorio de meio de cultura

Universidade Federal de Campina GrandeCentro de Ciências e de Tecnologia AgroalimentarCampus Pombal – PB

Professora: Alfredina dos Santo Araujo

Relatório

(Meio de cultura)

Osmar Pereira Trigueiro Junior

Pombal, 2010

Introdução

Os meios de cultura (preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos) são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.

Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientesindispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.

A especificidade dos meios de cultura é muito importante, nomeadamente no isolamento e identificação de certos microrganismos (por exemplo, no isolamento de microrganismos do solo) ou em testes de sensibilidade a antibióticos ou na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc. (http://www.mccorreia.com/infeccaohospitalar/esterilizacao.htm Acesso 05/10/2010)

Objetivo

Preparar o meio de cultura para eventuais analises em laboratório.

Metodologia

Inicialmente foram feitos cálculos para determinar a quantidade em grama (g) do meio de cultura Caldo VBB (verde brilhante) tendo o resultado de 8g. Logo apos foi pego a sustancia em pó e levado ate a balança para que tivesse seu peso constado sendo o peso de 8,0017. Adicionado 200ml de água destilada e levado para o agitador com um peixinho (íma magnético) sendo deixada até ser diluido completamente o pó. Depois de pronto foi colocado 2,5mL em tubos de ensaio com ampolhas dentro. Em seguida foi coberto com papel laminado e posto dentro do ?

Resultados e Discussões

40g -------1000 mL

X----------200mL

X = 40 * 200 / 1000 = 8g

Referencia bibliográficas

Disponível em:

(http://www.mccorreia.com/infeccaohospitalar/esterilizacao.htm Acesso 05/10/2010)

Instituto Adolfo Lutz (IAL)

Comentários