Inversor de Freqüência X Temperatura

Inversor de Freqüência X Temperatura

Miguel Venitelli

Considerações referentes à Inversor de Freqüência x Temperatura

Inicialmente vamos salientar que não há uma regra específica entre os fabricantes de inversores de freqüência sobre a obrigatoriedade de os equipamentos serem instalados em ambientes climatizados.

Recomendações comuns a todos se referem a:

1 – Temperatura ambiente: 0 a + 40°C 2 – Umidade relativa: 5 a 95%, sem condensação e máxima permitida de 60% quando houver presença de gases. 3 – Altitude do local de instalação: 0 a 1000m acima do nível do mar, acima de 1000m haverá diminuição de 1%, (no ABB), a cada 100m adicionais na potência de saída máxima do inversor. 4 – Não montar o equipamento em ambiente com pó condutivo e/ou corrosivo.

Obs: Acima de 40°C, a corrente nominal de saída irá diminuir 3,5% para cada 1°C adicional até o limite de máximo de + 50°C. Assim se a temperatura ambiente for de + 50°C a corrente nominal de saída será de 65%. Para equipamentos com grau de proteção IP54 a regra acima vale para a faixa de temperatura de + 25°C até + 40°C.

Na prática observamos ser difícil conseguirmos ambientes favoráveis na aplicação dos equipamentos, considerando alguns fatores contaminante como exemplo; pó, gases, partículas corrosivas, óleos e etc. Na maioria dos casos as salas e os painéis nas quais os inversores estão instalados, encontramos filtros do sistema de ventilação obstruídos que assim reduzem em mais de 50% a ventilação da sala e/ou dos painéis conseqüentemente a temperatura da sala ou no interior do painel ultrapassa os + 40°C, ainda nesta condição começamos a ter também os dissipadores dos equipamentos obstruídos com impregnação por partículas diminuindo assim sua eficiência de refrigeração causando aumento de temperatura deste e do painel.

Outro fator que destacamos é que todo e qualquer equipamento eletrônico que opere com temperatura ambiente próxima a máxima recomendada tem a sua vida útil reduzida de forma exponencial visto ainda que conforme o exposto acima não consegue-se manter os filtros limpos em 100% do tempo. Lembramos ainda que muitas vezes há inclusão de novos equipamentos nas salas e isso contribui para o aumento sem controle da temperatura.

A climatização do ambiente contribui para redução da contaminação que comumente acontece sem ela, os equipamentos passam a operar com uma condição mais favorável, disponibilizando mais potência e reduzindo os defeitos prematuros. Temos históricos de clientes que possuem equipamentos que estão em operação a mais de 10 anos em salas climatizadas sem nunca terem apresentado defeito ou falhas, estando com aparência de novos.

Se com um pequeno investimento na climatização e na colocação de filtros químicos te

Quando o manual do fabricante informa que aquele equipamento pode trabalhar em temperaturas ambiente de 0 a 40°C, não informa o que ocorre com a vida útil entre trabalhar com maior ou menor temperatura dentro deste range. Entenda como temperatura ambiente, a sala onde estão instalados os equipamentos, a temperatura interna dos painéis elétricos se estes estiverem sido montados em painel e esta temperatura tem que ser medida nos horários mais críticos. Portanto temos que nos apegar aos 2 anos de experiências em instalação e manutenção de inversores de freqüência para orientar nossos clientes e usuários. Podemos garantir que os inversores instalados em salas climatizadas e com filtros químicos tem apresentado melhor desempenho, maior vida útil, menor número de falhas e menores custos de reparo quando este se faz necessário. mos um MTBF melhorado, podemos afirmar que o custo benefício em relação às paradas imprevistas é bastante vantajoso.

CLIMATIZAR AGORA PARA NÃO TER QUE FAZE-LO DEPOIS Pela experiência, já assistimos a alguns casos do cliente não climatizar porque a temperatura ambiente não chegava no limite máximo permitido, usando um histórico verbal de conhecimento prático. Após algum tempo começaram a ter problemas devido a uma pequena elevação da temperatura ambiente externa que refletiu num aumento maior ainda na sala dos equipamentos tendo que climatiza-la.

paradas indesejáveis e perdas de produção

A nossa recomendação é de não se arriscar, toda sala com equipamentos eletrônicos deve ser climatizada e se necessário, a instalação de filtros químicos, evitando assim

MULTI DRIVE Comercio Eletroeletrônico. Rua Ivo Naufal Gantus, 65 - Jd. Manchester Cep: 13178-463 – SUMARÉ - SP

FONE: 19 3832.8315 – w.multidrive.com.br Ano – 2007

Comentários