(Parte 1 de 2)

Infância

▸Início da Infância : 2-6 anos

▸Final da Infância : 6-10 anos

1. O crescimento da criança torna possível novos comportamentos

2. O crescimento da criança afeta as respostas dos outros

3. O crescimento da criança determina a experiência

4. O crescimento da criança afeta o auto-conceito

▸ Crescimento Gradativo

◦altura, peso, m. muscular

▸1 ano de vida ganho de peso > do que dos 2-5 anos.

▸Crescimento constante ( média: 5,1 cm, 2,3 kg / ano ) até a puberdade

▸Mínimas diferenças de gênero

▸Ligeira diferença de altura e peso

▸Meninos + pesados e + altos (musc. e m.óssea)

▸Ambos c/ diminuição gradual de tec. adiposo

▸Proporção da m. muscular constante: ◦25 % do peso total do corpo

▸Proporções corporais se alteram: ◦Peito > abdômen, estômago menos saliente

▸Crescimento ósseo dinâmico e acelerado

Estatura 02-18 anos Estatura 02-18 anos

Peso 02-18 anos Peso 02-18 anos

Taxa de crescimento de 01 a 18 anos de idade

◦Cérebro: 75% aos 3 anos de idade e 90% aos 6 anos de idade

▸4 anos: córtex cerebral completo

▸Final do início da infância: mielinização completa

◦Transferência de impulsos nervoso ◦Padrões motores > complexidade

▸Difícil coordenação: visão c/ os membros

▸Até 6 anos hipermetropia (geralment.)

▸Poucas alterações corporais (alongamento e preenchimento)

▸Maior organização do sist. sensorial e motor

▸Ambos têm o crescimento dos membros > que o tronco

▸Meninos: pernas e braços + compridos

▸Meninas: quadril maior e coxas grossas

▸Período pré-púbere (1 anos meninas e 13 anos meninos)

▸Período pré-adolescente, início das diferenciações de peso e estatura

◦meninas - 147 cm e 40 kg

◦Aumento anual na altura (<8 cm) ◦Ganho de peso anual (<3 kg)

▸Melhoria da precisão visual

▸Início da combinação e

refinamento dos movimentos adquiridos

Crescimentos invertidos por volta dos 8/9 anos

(meninas + altas e mais pesadas)

Ponto de inversão (8-9 anos), ambos c/ 133 cm e 30 kg

Crescimentos invertidos por volta dos 8/9 anos (meninas +

altas e mais pesadas)

Ponto de inversão (8-9 anos), ambos c/ 133 cm e 30 kg

▸Características do Desenv. Físico e Motor

◦As meninas amadurecem fisiologicamente,1 ano antes

◦Início das diferenças nos interesses

◦Tempo de reação lento

◦Mecanismos perceptivos-visuais já estabelecidos

(Parte 1 de 2)

Comentários