Apostila Gerencial 2010 2 Eng FSMA

Apostila Gerencial 2010 2 Eng FSMA

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4. A Woody Company fabrica e vende chinelos a R$ 10 o par. Os custos de fabricação, variáveis e fixos, são, respectivamente, R$ 4,50 e R$ 1,50 o par. Existe capacidade ociosa suficiente para aceitar uma encomenda especial de 20.000 pares de chinelos a R$ 6 o par (preço de venda). A Woody não incorrerá em quaisquer custos de marketing em razão da encomenda especial. Qual seria o efeito sobre o lucro operacional, se essa encomenda especial fosse aceita, sem afetar as vendas normais?

SLIDES ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • A análise de Balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a evolução econômico-financeira atual. Causas da evolução e as tendências futuras.

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • Posição econômico-financeira.

  • O que significa?

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • O grande objetivo da análise de balanços é o de produzir informações.

  • A análise de balanços começa onde termina a contabilidade.

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • A análise de balanço é uma arte.

  • A maneira com que os indicadores são utilizados é particular de quem faz a análise.

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • O grau de excelência da análise é dado exatamente pela qualidade e extensão das informações que conseguir gerar.

  • A linguagem deve ser dirigida a leigos.

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • A análise de balanços deve ser a “tradução” das demonstrações financeiras.

ANÁLISE DE BALANÇOS

Datas importantes:

  • 1890 - início com os banqueiros americanos.

  • 1915 - Obrigatória.

  • 1919 - Alexander Wall - considerado o pai da Análise de Balanços. Apresentou um modelo de análise através de índices.

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • No Brasil até 1968 era pouco utilizada.

  • A análise de balanços é fundamentalmente dependente da qualidade das informações e do volume de informações disponíveis ao analista.

ANÁLISE DE BALANÇOS

  • Os insumos básicos do processo de análise são os relatórios contábeis elaborados periodicamente pelas empresas.

  • Relatórios obrigatórios / não obrigatórios.

ANÁLISE DE BALANÇOS

Técnicas de Análises:

  • Análise horizontal.

  • Análise vertical.

  • Análise da liquidez.

  • Análise de endividamento.

  • Análise de rentabilidade e lucratividade.

  • Comparações temporal e interempresarial.

ANÁLISE DE BALANÇOS

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