Apostila Gerencial 2010 2 Eng FSMA

Apostila Gerencial 2010 2 Eng FSMA

(Parte 9 de 14)

Lucro 10,0 %

RESOLUÇÃO:

1º PASSO: cálculo dos valores unitários

Custos 6.000,00 : 1.000 = R$ 6,00 p/ un.

Despesas 3.000,00 : 1.000 = R$ 3,00 p/ un.

Total Unitário R$ 9,00

2º PASSO: cálculo do MARK-UP

MARK-UP 17,0% ICMS

3,65% Pis/Cofins

3,0% Despesas Distribuição

10,0% Margem de Lucro

33,65%

MARK-UP DECIMAL 100% - 33,65% = 66,35% : 100 = 0,6635

MARK UP = 0,6635

3º PASSO: fixação do preço de venda

valor R$ 9,00

PV = = = R$ 13,5644

Índice % 0,6635

4º PASSO: fazer a consistência

Preço de Venda

13,5644

RBV

1000

13.564,40

(-) DAI

20,65%

2.801,05

RL

10.763,35

(-) CPV

6,00

6.000,00

LB

4.763,35

(-) DO - fixa

3,00

3.000,00

- variável

3%

406,93

LO

1.356,42

E O PREÇO DO CONCORRENTE?:

CONCORRENTE vendendo o mesmo produto a R$ 11,50 – fazer consistência para ver a viabilidade de praticar o preço do concorrente.

NOVA CONSISTÊNCIA:

Preço de Venda

11,50

RBV

1000

11.500,00

(-) DAI

20,65%

2.374,75

RL

9.125,25

(-) CPV

6,00

6.000,00

LB

3.125,25

(-) DO - fixa

3,00

3.000,00

- variável

3%

345,00

LO

(219,75)

EXERCÍCIOS

1. Determinada empresa montou a seguinte estrutura de valores para produzir e comercializar 2000 unidades de um produto X:

Custos Totais - R$5.000,00

Despesas Totais - R$ 2.400,00

Sobre suas vendas incidem: ICMS - 17%; PIS/COFINS - 3,65%; FRETE - 2%.

Com base nas informações acima, auxilie o analista de custos a determinar o preço de venda do produto X com um nível de lucratividade de 20% sobre as vendas brutas. Montar a consistência para o preço obtido. Resp: LO= R$ 2.580,63

2. Considerados os dados do exercício anterior, a empresa observou que estava com dificuldades de concluir as vendas, uma vez que um determinado concorrente vem colocando um produto similar por R$5,00 a unidade. Montar nova consistência objetivando viabilizar a venda ao preço do concorrente. Resp: LO= R$ 335,00

3. A Empresa Delta montou a seguinte estrutura de valores, para produzir e comercializar o produto A:

Produto A

Produção

4500 unidades

Matéria Prima

R$ 45,00 p/ unidade

Mão Obra Direta

R$ 27,00 p/ unidade

CIF

R$ 351.000,00 Total

Despesas Operacionais

R$ 270.000,00 Total

Sobre suas vendas incidem: ICMS - 17%; Comissões - 6%; Propaganda - 2%; PIS/COFINS - 3,65%; Frete - 5%.

Com base nas informações acima determine o preço de venda do produto A, sabendo que a empresa deseja um lucro de 10%. Resp: LO= R$ 167.701,84

4. A Empresa Alfa montou a seguinte estrutura de valores, para produzir e comercializar 10.000 unidades por mês de um único produto.

Matéria Prima

R$ 65,00 p/ unidade

Mão Obra Direta

R$ 35,00 p/ unidade

Custos Indiretos Fabricação

R$ 530.000,00 p/ mês

Despesas Operacionais

R$ 470.000,00 p/ mês

Sobre suas vendas incidem: Impostos - 20,65%; Comissões - 5%; Frete - 3%.

Com base nas informações acima, determinar o preço de venda para os seguintes níveis de lucratividade:

  1. Lucro de R$ 50.000,00 Resp: LO= R$ 50.000,00

  2. Lucro de R$ 20,00 p/ unidade. Resp: LO= R$ 200.000,00

5. A Empresa Gama tem como política para fixar preço de venda, adicionar 100% sobre o valor que paga pela aquisição de suas mercadorias.

Suas despesas somam R$ 1.000.000,00 p/ mês.

Abaixo outras informações:

Mercadoria

Preço Aquisição

Volume vendas/mês

A

R$ 2.000,00 p/ unidade

900 unidades

B

R$ 2.800,00 p/ unidade

1100 unidades

As despesas são distribuídas com base na proporção do volume de vendas de cada mercadoria.

A empresa paga comissão de 20% aos vendedores e 20,65% de impostos.

Com base nesses dados, qual é o resultado atual que a empresa vem obtendo?

Resp: Mercadoria A= R$ (113.400,00) / Mercadoria B= R$ 25.960,00

RECEITAS E CUSTOS RELEVANTES E O PROCESSO DECISÓRIO

Cada gerente tem um método chamado modelo de decisão, para decidir entre linhas diferentes de ação.

O modelo de decisão é o método formal de se fazer uma escolha.

O gestor toma decisões sobre eventos econômicos sob sua responsabilidade, sendo que esta deve ser sistematizada por um processo de tomada de decisão e ocorre pela necessidade de se optar por caminhos alternativos, tanto para a necessidade de solucionar determinado problema quanto para a necessidade de aproveitar determinada oportunidade, em decorrência de um futuro estado do ambiente em relação à empresa.

Para a ocorrência de uma decisão sobre um evento é necessário que existam pelo menos duas alternativas de ação; por exemplo, a possibilidade ou não de tomar ou não tomar uma decisão: qualquer uma das decisões irá provocar determinadas conseqüências.

Etapas seqüenciais para tomada de decisão:

  • Etapa 1 – Obtenção de informações.

  • Etapa 2 – Elaboração das previsões.

  • Etapa 3 – Escolha de uma alternativa.

  • Etapa 4 – Implantação da decisão.

  • Etapa 5 – Avaliação do desempenho.

CUSTOS E RECEITAS RELEVANTES

Os conceitos mais importantes na tomada de decisão são os custos e receitas relevantes.

Custos relevantes são os custos futuros esperados que se tornam diferentes em linhas de ação alternativas.

Receitas relevantes são as receitas futuras esperadas que se mostram diferentes em linhas de ação alternativas.

ENCOMENDAS ESPECIAIS

A administração algumas vezes se vê diante da decisão de aceitar ou recusar encomendas especiais, quando existe capacidade ociosa e a encomenda não traz consequências em longo prazo.

Exemplo:

A indústria MACIEX produz toalhas de banho com capacidade mensal de 48.000 toalhas e produção atual de 30.000 unidades por mês. As lojas de varejo respondem pela totalidade das vendas. A expectativa de resultados encontra-se abaixo (previsões). Os custos de fabricação unitários R$ 12 consistem em materiais R$ 6 (todos variáveis), mão de obra direta R$ 2 (R$ 0,50 dos quais são variáveis), e custo de fabricação indireto R$ 4 (R$ 1 do qual é variável). As despesas de marketing por unidade são de R$ 7 (R$ 5 dos quais são variáveis). A fábrica não tem custos de P & D ou design. As despesas de marketing incluem distribuição e atendimento ao cliente.

Uma cadeia de hotéis de luxo propõe a compra mensal de 5.000 toalhas, nos próximos 3 meses, a R$ 11 a unidade. Não se espera qualquer venda subseqüente para este cliente. Não serão necessárias despesas de marketing para o pedido especial e não se espera que a aceitação da encomenda especial afete o preço ou a quantidade de toalhas vendidas aos clientes regulares. A fábrica deve aceitar a proposta? Fundamente.

Dados:

DRE P/ AGOSTO – Custeio por Absorção

P/ Unidade

Vendas (30.000un x 20,00)

600.000,00

20,00

(-)CPV

360.000,00

12,00

= Lucro Bruto

240.000,00

8,00

(-) Despesas Marketing

210.000,00

7,00

= Lucro Operacional

30.000,00

1,00

2. Uma empresa possui estoque de 1.000 peças prontas de uma linha de mísseis desativada. O custo do estoque é de R$ 80.000,00. As peças podem ser (a) reprocessadas, com o custo adicional de R$ 30.000,00 e revendidas por R$ 35.000,00, ou (b) vendidas como sucata, por R$ 2.000,00. O que se deve fazer?

3. Um caminhão de R$ 100.000,00 e não-segurado é danificado no primeiro dia de uso. Ele pode (a) ser vendido, à vista, por R$ 10.000,00 e substituído por um similar, ao custo de R$ 102.000,00, ou recuperado, por R$ 85.000,00, e ficar como novo quanto ao aspecto e as características operacionais. O que se deve fazer?

(Parte 9 de 14)

Comentários