Digestão . Boca e EstômagoBioquímica

bupah.com.br Patrocínio desta ficha de estudo

Esfíncter esofágico - Cárdia

Base do esôfago (Esôfago, parte abdominal)

Fundo gástrico

Corpo gástrico

Esfíncter pilórico Duodeno

Na parede do estômago encontramos 4 tipos de células:

Células mucosa -> secretam muco para proteger a parede do estômago contra a acidez.

Célula principal -> serão estimuladas pela mastigação a secretar enzimas inativas chamadas pepsinogênios.

Célula G -> estimuladas na distensão do estômago pelo bolo alimentar, irão secretar o hormônio gastrina que através da corrente sanguínea irá ativar as células parietais.

Célula parietal -> após ser ativada pelo hormônio gastrina, irá liberar duas substâncias -> ácido clorídrico e fator intrínsico.

Ácido clorídrico -> irá ativar as enzimas pepsinogênios, que na forma ativa tornam-se pepsinas, com a função de digerir parcialmente as proteínas presentes no bolo alimentar.

Fator intrínsico -> liga-se a vitamina B12 presente no bolo alimentar, formando um complexo que será absorvido no intestino delgado(íleo).

Na ausência do fator intrínsico a vitamina B12 não será absorvida pelo organismo e como ela é fundamental para a produção de hemácias, esse processo será prejudicado.

Diminuição produção de hemácias = Anemia. No estômago não existem enzimas que processam os carboidratos, portanto eles não são absorvidos durante a passagem do bolo alimentar pelo estômago.

A saliva é secretada por 3 glândulas: - Parótida;

- Sublingual;

- Submandibular.

No final do processo estomacal o bolo alimentar,é misturado com as secreções gástricas passando depastoso a semi-líquido denominado quimo gástrico.

O início do processo digestório é na boca, onde o alimento passa por dois processos: Mecânico -> objetivo é triturar o alimento. Químico -> feito pela saliva, que irá amolecer os pedaços do alimento e tem em sua composição a enzima Alfa Amilase Salivar ou Ptialina, cuja função é digerir parcialmente o amido presentes em sua composição. Terminado o processo bucal o alimento torna-se pastoso sendo a partir de então chamado de bolo alimentar.

Alimento polissacarídeos proteínas lipídeos

Digestão Enzimas -> quebra, divisão de moléculas. Ex: amido(polissacarídeo) -> glicose(monossacarídeo)

Absorção Transporte das moléculas que estão no lúmen intestinal para a corrente sanguínea.1000 moléculas de glicose ...e outros 1 moléculas de glicose

A deglutição consiste na passagem do bolo alimentar da boca até a base do esôfago.

A língua empurra o bolo alimentar.

A epiglote fecha a passagem da traquéia evitando que o alimento vá para os pulmões.

A faringe inicia movimentos peristáticos que empurram o bolo alimentar até a base do esôfago.

After R u s h mer &

H e n d r

Confeitaria Artesanal

Comentários