(Parte 1 de 3)

Manual de Operação1

Sr. Proprietário

durabilidade, do seu Vagão Forrageiro NOGUEIRARecomendamos a sua

Parabéns pela aquisição do Vagão Forrageiro NOGUEIRA. Um produto da mais alta qualidade, especialmente desenvolvido para atender às suas necessidades. Este manual contém instruções de operação e manutenção, que devidamente observadas serão a garantia do bom funcionamento, com segurança e leitura atenta antes de colocar a máquina em funcionamento.

Encontra-se fixada na máquina uma plaqueta de identificação com o seu número de série de fabricação. Anote este número no certificado de garantia, na página 18 deste manual. Esta informação será muito importante para a identificação da sua máquina em caso de assistência ou reposição de peças.

A Nogueira S/A estará sempre ao seu dispor para responder qualquer consulta, oferecendo-lhe assistência técnica eficaz e permanente.

Introdução01
Conhecendo seu VAGÃO FORRAGEIRO02
Normas de segurança03
Acionamento04
Acoplamento ao trator05
Ajuste da altura de descarga VFN-500006
Ajustes para descarga no cocho07 e 08
Ajustes para descarga traseira09 e 10
Operação1
Dosador1
Manutenção13
Dispositivo de segurança14
Tensionamento das esteir as15
Lubrificação16
Guia prático17
Características técnicas17
Certificado de garantia18

Manual de Operação3

Antes de ligar o VAGÃO FORRAGEIRO, o responsável pela operação deverá estar instruído quanto ao manejo correto e seguro do mesmo. Para tanto, recomendamos a leitura atenta do manual de operação. A utilização correta do equipamento é, seguramente, fator de máxima importância na prevenção de acidentes. Em caso de dúvidas, consulte o nosso departamento de Assistência Técnica, contamos com técnicos devidamente treinados para orientá-lo sempre que necessário.

• Não autorizamos a utilização deste equipamento para outros fins que não sejam aqueles indicados no manual de operação. • Nunca funcione o equipamento dentro de ambientes fechados e sem ventilação, os gases liberados pelo motor do trator são prejudiciais à saúde. • Nunca abandone o trator com o vagão em funcionamento. Pare o motor, desligue a tomada de força, acione o freio de estacionamento e retire a chave do contato antes de abandoná-lo. • O trator deve estar sempre manobrável, para isto, montar contra-pesos suficientes. • Sempre que estacionar com o Vagão engatado, deve-se calçar as rodas do trator. • Sempre que desacoplar o Vagão do trator, utilize o macaco localizado no cabeçalho para apoiá-lo, certifique-se de que o freio de estacionamento esteja acionado e as rodas do trator devidamente calçadas. • Os adesivos colocados no Vagão, dão indicações importantes para uma operação segura. Observe-os e mantenha-os em seus devidos lugares. • Antes de regular, lubrificar ou fazer manutenção na máquina, é necessário desligar a tomada de força e o motor do trator e retirar a chave do contato. • Caso ocorram imprevistos no funcionamento da máquina, consulte o guia prático na página 14 deste manual, onde estão inseridas todas as informações quanto aos problemas, causas e procedimentos. • Ao transitar com o equipamento em vias públicas, observar as regras locais de trânsito e segurança. • Sempre adapte a velocidade de deslocamento do trator às condições locais. Evite manobras bruscas, especialmente em locais acidentados. • É proibido a permanência de pessoas sobre o cabeçalho ou dentro da máquina durante a operação ou transporte da mesma. • O Vagão com sistema de descarga por rosca contém um prolongamento na descarga lateral, que deve ser articulado para o transporte. • Observe os arredores da máquina antes de colocá-la em funcionamento. Mantenha crianças, animais e espectadores à uma distância segura. Verifique se não há ferramentas ou outros objetos dentro do vagão.

O Vagão Forrageiro Nogueira foi desenvolvido para transportar e descarregar automaticamente forragem em silos ou diretamente em cochos. Quando equipado com o DOSADOR NOGUEIRA, adiciona ração concentrada e demais aditivos automaticamente à forragem, proporcionando uma mistura homogênea e

Os Vagões VFN-5000 E VFN-8000 são acionados pela tomada de força de tratores com potência mínima de 5 cv, a 540 RPM.

!Não está autorizada a utilização deste equipamento para outros fins que não sejam aqueles indicados neste manual.

• Componentes móveis, tais como rodas dentadas, esteiras, desemboladores, etc, devido à inercia, continuam em movimento por mais algum tempo depois que o acionamento é desligado. Antes de tocar em qualquer componente móvel, desligue a fonte de acionamento, olhe e ouça se não há evidências de rotação. Somente toque nestes componentes ao ter certeza de que estão totalmente parados. • Mantenha todas as proteções (blindagens) em seus devidos lugares.

• Após colocar o eixo cardan, certifique-se de que o mesmo esteja devidamente travado no eixo da máquina e na tomada de força do trator. • Observe e respeite as normas de segurança. A falta de atenção durante a operação poderá causar sérios danos.

Manual de Operação5

Após o engate na barra de tração, acoplar o cardan na tomada de força do trator.

!Desligue a tomada de força do trator ao fazer manobras bruscas, afim de evitar danos ao eixo cardan.

fig. 1 A

O Vagão Forrageiro deve ser acoplado na barra de tração do trator. NOTA: Pode também ser utilizado diretamente na colheita, acoplado a uma Colhedora de Forragens Nogueira.

Retire o pino de engate do cabeçalho A. Aproxime o trator de maneira que a barra de tração encaixe no cabeçalho do Vagão Forrageiro. Coloque o pino de engate A e a trava B.

IMPORTANTE! Lembre-se de colocar a trava B no pino de engate.

NOTAS: Utilize o macaco para regular a altura do cabeçalho de engate. Após o acoplamento, recolha o macaco e coloque-o na posição de descanso.

• ROSCA TRANSPORTADORA: Indicada para descarregar forragem de milho, sorgo, cana e capim, exceto produtos pré-secados. Os Vagões equipados com Dosador de Ração são fornecidos somente com sistema de rosca, responsável também pela mistura da ração com a forragem.

• ESTEIRA PARA PRÉ-SECADOS: Esteira de borracha especialmente desenvolvida para descarregar produtos présecados, tais como: alfafa, aveia, azevém, coast-cross, rhodes, tifton, e outros obtidos em qualquer sistema de colheita, podendo ser utilizada também para silagem de milho, sorgo, cana ou capins.

REGULAGEM DA ALTURA DE DESCARGA (VFN-5000)

O Vagão Forrageiro modelo VFN-5000 conta com um dispositivo que permite aumentar ou diminuir a altura de descarga. Esse mecanismo torna possível a adaptação do Vagão à diversas alturas de cocho.

Para efetuar a regulagem siga as instruções a seguir. • Retire os seis parafusos A.

• Utilizando uma haste, gire os três tirantes B, alternadamente nas três regulagens. • Atingindo a altura desejada, monte novamente os parafusos A.

fig. 2

!Deligue completamente o trator e retire as chaves do contato antes de realizar qualquer regulagem no Vagão Forrageiro.

Manual de Operação7

Com a tomada de força do trator desligada: 1. Retire o pino de trava A.

2. Puxe a manopla B e coloque o pino de trava no segundo furo, na posição DESCARGA LATERAL, conforme indicado na ilustração abaixo. 3. Abra a blindagem dianteira C, coloque o pino na roda dentada D, e trave com os contrapinos. 4. Feche a blindagem dianteira.

fig. 3

ATENÇÃO! Antes de iniciar a descarga certifique se a regulagem está de acordo com as instruções acima.

CUIDADO! Se o pino de trava for colocado no primeiro furo, a descarga será feita pela traseira do vagão e, se as portas traseiras estiverem fechadas, o equipamento será danificado.

Com a tomada de força do trator desligada: 1. Retire o pino de trava A.

2. Puxe a manopla B e coloque o pino de trava no segundo furo, na posição DESCARGA LATERAL, conforme indicado na ilustração abaixo.

3. Abra a blindagem lateral C e coloque o parafuso com a porca D.

4. Feche a blindagem lateral.

DESCARGA TRASEIRA (retirar o parafuso)

DESCARGA LATERAL (colocar o parafuso) fig. 4 C fig. 5

Manual de Operação9

Com a tomada de força do trator desligada: 1. Abra completamente as duas portas traseiras do Vagão.

2. Retire o pino de trava A.

3. Empurre a manopla B e coloque o pino de trava no primeiro furo, na posição DESCARGA TRASEIRA, conforme indicado na ilustração abaixo.

4. Abra a blindagem dianteira C e retire o pino da roda dentada D. 5. Feche a blindagem dianteira.

LEMBRE-SE! Abra as portas traseiras antes de iniciar a descarga, caso contrário o Vagão será danificado.

DICA: Eventualmente poderá ocorrer da manopla B não se deslocar o suficiente para a colocação do pino de trava A. Neste caso, ligue e desligue rapidamente a tomada de força do trator. O movimento do mecanismo de transmissão facilitará a colocação do pino.

fig. 6

Com a tomada de força do trator desligada: 1. Abra completamente as duas portas traseiras do Vagão.

(Parte 1 de 3)

Comentários