Manual Colhedora de Forragens

Manual Colhedora de Forragens

(Parte 1 de 6)

Manual de Instruções Manual de Instruções

PECUS-9004 II1

Sr. Proprietário

Parabéns pela aquisição da Colhedora de Forragens PECUS-9004 I NOGUEIRA. Um produto da mais alta qualidade, especialmente desenvolvido para atender às suas necessidades. Este manual contém instruções de operação e manutenção, que devidamente observadas serão a garantia do bom funcionamento, com segurança e durabilidade, da sua PECUS-9004 I. Recomendamos a sua leitura atenta antes de colocar a máquina em funcionamento.

Encontra-se fixada na máquina, uma plaqueta de identificação com o seu número de série de fabricação. Anote este número no certificado de garantia, na página 38 deste manual. Esta informação será muito importante para a identificação da sua máquina em caso de assistência ou reposição de peças.

A Nogueira S/A estará sempre ao seu dispor para responder qualquer consulta, oferecendo-lhe assistência técnica eficaz e permanente.

Introdução01
Índice02
Precauções de segurança04
Conhecendo a Pecus07
Utilização08
Acionamento08
O que acompanha08
Montagem08
Acoplamento ao trator13
Nivelamento14
Colocação e ajuste do eixo cardan15
Colocação da roda de apoio16
Regulagens da bica de saída18
Alimentação manual20
Comprimento de corte21
Altura de corte2
Regulagem do tombador2
Transporte23
Início de operação23
Regulagem facas / contrafaca26
Afiação das facas28
Troca do rebôlo do afiador29
Alinhamento dos discos de corte31
Regulagem do desviador central31
Dispositivo de segurança32
Tensionamento da correia3
Lubrificação34
Características técnicas36
Guia prático36
Certificado de garantia38

Manual de Instruções2 SEÇÃO A - SEGURANÇA SEÇÃO B - APRESENTAÇÃO E MONTAGEM SEÇÃO C - ACOPLAMENTO AO TRATOR SEÇÃO D - PREPARAÇÃO E OPERAÇÃO SEÇÃO E - MANUTENÇÃO SEÇÃO F - CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E GUIA PRÁTICO ÍNDICE

PECUS-9004 II3

Manual de Instruções4

·Não está autorizada a utilização deste equipamento para outros fins que não sejam aqueles indicados no manual de operação. Portanto, a alimentação manual da Colhedora, feita com produtos previamente colhidos, colocando em risco a segurança do operador, não é recomendada por este fabricante, salvo se houver bica de alimentação devidamente acoplada à Colhedora.

·Nunca funcione o equipamento dentro de ambientes fechados e sem ventilação, os gases liberados pelo motor do trator são nocivos à saúde.

·Ao transitar com o equipamento em vias públicas, observar as regras locais de trânsito e segurança.

·Nunca abandone o trator com a Colhedora em funcionamento. Baixe a

Colhedora ao solo, pare o motor, desligue a tomada de força, acione o freio de estacionamento e retire a chave do contato antes de abandoná-lo.

·Sempre adapte a velocidade de deslocamento do trator às condições locais.

Evite manobras bruscas, especialmente em locais acidentados.

·O trator deve estar sempre manobrável, para isto, montar contra-pesos suficientes.

·Não está autorizado o transporte de pessoas sobre a máquina durante a operação ou transporte da mesma.

instruído quanto ao manejo correto e seguro da mesmaPara tanto,

Antes de ligar a PECUS-9004 I, o responsável pela operação deverá estar recomendamos a leitura atenta do manual de operação. A utilização correta do equipamento é, seguramente, fator de máxima importância na prevenção de acidentes. Em caso de dúvidas, consulte o nosso departamento de Assistência Técnica, contamos com técnicos devidamente treinados para orientá-lo sempre que necessário.

PECUS-9004 II5

·Observe os arredores da máquina antes de colocá-la em funcionamento.

Mantenha crianças, animais e espectadores à uma distância segura. Verifique se não há ferramentas ou outros objetos sobre a mesma.

·Não use roupas largas ou soltas em volta da máquina e mantenha mãos, pés e roupas afastadas das peças móveis.

·Componentes móveis, tais como facas, polias, rolos, correias, etc, devido à inercia, continuam em movimento por mais algum tempo depois que o acionamento é desligado. Antes de tocar em qualquer componente móvel, desligue a fonte de acionamento, olhe e ouça se não há evidências de rotação. Somente toque nestes componentes ao ter certeza de que estão totalmente parados.

·Antes de regular, lubrificar ou fazer manutenção na máquina, é necessário desligar a tomada de força e o motor do trator e retirar a chave do contato. ·Mantenha todas as proteções em seus devidos lugares.

·Após colocar o eixo cardan, certifique-se de que os terminais estejam devidamente travados no eixo da máquina e na tomada de força do trator.

·Ao afiar as facas do rotor, avance o rebôlo (pedra) com cuidado. Utilize sempre óculos de proteção contra as fagulhas que se desprendem durante a afiação.

·Mantenha as mãos, os pés e demais partes expostas do corpo, longe dos rolos alimentadores, discos de corte e eixo cardan. Nunca aproxime as mãos ou pés destes componentes.

·Somente acione a Colhedora após certificar-se de que as proteções de segurança estejam colocadas em seus devidos lugares.

·Nunca trabalhe debaixo de um equipamento levantado por dispositivo hidráulico sem utilizar um suporte seguro.

·Sempre que estacionar a máquina acoplada, é necessário baixar o sistema hidráulico e calçar as rodas do trator.

·Sempre que desacoplar a Colhedora do trator, coloque antes o pé de apoio, certifique- se de que o freio de estacionamento esteja acionado e as rodas do trator devidamente calçadas.

·Os adesivos colocados na Colhedora, dão indicações importantes para uma operação segura. Observe-os e mantenha-os em seus devidos lugares.

·O dispositivo de segurança da Colhedora protege contra sobrecargas ou entrada de corpos estranhos na máquina. Para sua segurança, mantenha o dispositivo em perfeitas condições de uso.

·O uso de peças ou acessórios que não sejam originais de fábrica, pode provocar acidentes pessoais, causar danos ao produto e prejudicar seu funcionamento, além de implicar na perda da garantia.

·Observe e respeite as normas de segurança. A falta de atenção durante a operação poderá causar acidentes graves.

Manual de Instruções6

PECUS-9004 II7

CONHECENDO A PECUS-9004 I

1. Bica de Saída 2. Pistão hidráulico 3. Regulador quebra-jato 4. Engate ao trator 5. Caixa de ferramentas 6. Cardan 7. Afiador 8. Troca de corte 9. Caixa dos rolos 10. Rolos 1. Desviador giratório 12. Braço de giro 13. Tombador 14. Divisor 15. Roda de apoio 16. Engate para carreta 17. Correia 18. Rotor

Roda de apoio e dispositivo hidráulico são opcionais.

Manual de Instruções8

A PECUS-9004 I colhe e processa forrageiras plantadas em linha, tais como: milho, sorgo, cana e capins em geral, produzindo alimento de excelente qualidade, próprio para ensilagem ou trato diário de animais. É acoplável ao sistema hidráulico de três pontos do trator e acionada pela sua tomada de força. Sua caixa de alimentação composta de 4 rolos, corta, recolhe e encaminha a forrageira para o rotor de facas, onde é picada e lançada através da bica de descarga. Opcionalmente pode ser fornecida com roda de apoio, dispositivo hidráulico para controle da bica de descarga e aplicador de inoculantes.

Dentro da caixa de ferramentas encontram-se: • 4 parafusos fusíveis.

• chave de inversão, manual de operação.

• 4 suportes e parafusos para montagem dos divisores para colher cana.

A PECUS-9004 I é acoplada ao sistema hidráulico de três pontos do trator (categoría I), com embreagem dupla ou transmissão independente, e acionada pela sua tomada de força com potência a partir de 5 CV, a 540 rpm.

Algumas partes seguem desmontadas da Colhedora, para ganhar espaço e facilitar o transporte. Faça a montagem destas partes, conforme descrito a seguir:

• 1 engrenagem para troca de corte (15 dentes). • 1 engrenagem para troca de corte (45 dentes).

TOMBADOR Montar o tombador T no suporte e travá-lo com o pino E (fig. 1).

(Parte 1 de 6)

Comentários