Moradias Ecológicas

Moradias Ecológicas

(Parte 3 de 3)

Missão do cargo: Entre as suas principais atribuições estão planejar, analisar e executar as práticas de recursos humanos da empresa, especialmente, em relação ao plano de cargos e salários. Deve manter as equipes motivadas e comprometidas e, para isso, deve estimular um ambiente aberto e motivador, que encoraje a troca de idéias e as contribuições dos funcionários em todos os níveis e direções.

Principais responsabilidades: As principais responsabilidades do cargo envolvem o planejamento e execução, em prazo hábil, de processos de recrutamento e seleção de pessoal, de atividades de socialização organizacional, de treinamento e desenvolvimento, de avaliação do desempenho e da estruturação do plano de cargos e salários. Além disso, a área de RH deverá ter como meta proporcionar competitividade á organização através da qualificação e aperfeiçoamento contínuo de seu quadro de pessoal.

5.2 Estratégica funcional

Os métodos adotados para compor seu quadro de funcionários:

5.2.1 Recrutamento

Segundo Chiavenato (2004) o recrutamento é o processo de procurar empregados em perspectiva e estimulá-los a solicitar cargos na empresa. Mas para que essa relação seja possível é necessário que a empresa comunique e divulgue as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento. A empresa adotará tanto o recrutamento interno, quanto externo.

5.2.1.1.Recrutamento interno

Preenchimento da vaga para o pessoal que está na empresa e tem vantagens, isto é, ter uma análise do candidato ao cargo, através de análise do histórico do trabalhador dentro da empresa. Se não houver aproveitamento de candidatos internos, serão publicadas as vagas para os candidatos externos interessados.

Através de promoções e transferência a empresa incentivará a permanência e a fidelidade dos funcionários dentro da empresa.

5.2.1.2. Recrutamento externo

O recrutamento externo será utilizado sempre quem não estiver disponível no próprio quadro de funcionários da empresa, profissional com as qualificações exigidas para o cumprimento de algum cargo. Os processos de recrutamento deverão ser enviados para o endereço de e-mail da gerência de recursos humanos, ou também, entregues diretamente na portaria da empresa, para

posterior processamento de seleção.

5.2.2. Seleção de Pessoal

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que algumas pessoas possam ingressar na organização Chiavenato (2004).

Após analisar os currículos recebidos, será realizado um processo seletivo, avaliando-se as características dos candidatos que se enquadrem melhor no perfil do cargo desejado. Os candidatos que foram selecionados após a análise curricular serão submetidos a uma entrevista com o Gerente Administrativo da área solicitada para averiguação de suas qualidades e capacidade. Após a entrevista, os candidatos que foram aprovados passarão por testes psicométricos e de personalidade para avaliação de seu perfil pessoal. Aqueles

candidatos aprovados participarão de uma entrevista coletiva final, para checagem e aprovação dos candidatos finalistas. Os candidatos aprovados serão encaminhados para o exame médico admissional e deverão apresentar os documentos para contratação (carteira de trabalho, carteira de identidade,

CPF, PIS, certificado de bons antecedentes, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e para os homens a carteira de reservista).

Os candidatos selecionados passarão por um período de experiência na empresa por um período de três meses, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

6.Conclusões

Conforme podemos deduzir pelo estudo apresentado, ter uma visão do contexto em que se trabalha, é uma das premissas para o sucesso das organizações inseridas em mercados competitivos. Dentro deste pensamento, a figura do cliente é fundamental, pois vem dele a definição dos requisitos para o produto que, conjugados com o que a empresa é capaz e está disposta a

fornecer ao mercado, resulta em um produto com maiores condições de competir. O setor da construção civil, devido as suas peculiaridades, possui uma certa inércia para mudanças e, embora algumas práticas inovadoras possam ser observadas em um certo número de empresas, no sentido de auscultar o mercado, ainda não são significativas as mudanças no setor neste sentido. No entanto, o foco na “sustentabilidade” é o futuro dos negócios, futuro este que se desenha ser a um prazo não muito longo.

7.0 Bibliografia

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998

http://www.efetividade.net/2007/10/10/modelo-de-plano-de-negocios-como-fazer-o-seu-com-efetividade/

Acessado em 21/03/2010

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/plano-de-negocio

Acessado em 01/04/2010

http://www.esteticaguia.com.br/home.asp?regid=3&mregid=&pregid=&prid=1

Acessado em 11/05/2010

(Parte 3 de 3)

Comentários