Palestra - Os Benefícios do exercício físico regular

Palestra - Os Benefícios do exercício físico regular

OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR

  • Ana Carolina Carvalho

  • 2008

INTRODUÇÃO Uma questão a pensar:

  • Se eu dissesse que possuo uma fórmula que vai auxiliá-lo a viver mais tempo, evitar – e mesmo curar algumas doenças, aliviar o estresse e torná-lo mais forte, provavelmente você desejaria pagar uma boa quantia por ela. Mas, se eu lhe dissesse que ela é gratuita?

OBJETIVO:

  • Demonstrar as evidências através de pesquisas científicas que provam que a ATIVIDADE FÍSICA REGULAR diminui o risco de muitas doenças, fortalece a maioria dos sistemas e melhora a saúde psíquica.

DEFINIÇÃO DE SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA

  • Saúde: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.

O CONTINUUM DA SAÚDE:

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE

  • Aptidão cardiorrespiratória ou aeróbica: capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes envolvendo grandes grupos musculares por períodos de tempo prolongados.

  • Composição corporal: quantidades relativas de gordura corpórea e massa corporal magra (músculos, ossos, água, pele, sangue e outros). É expressa em porcentagem de gordura corporal.

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE

  • Aptidão músculo-esquelética:

  • Flexibilidade: capacidade das articulações de se mover por uma grande amplitude de movimento.

  • Força muscular: força máxima num só esforço que pode ser exercida contra uma resistência.

  • Resistência muscular: capacidade dos músculos de suprir uma força submáxima repetidamente.

ORIENTAÇÕES DE EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A SAÚDE:

  • Objetivo: Desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória e saúde.

ORIENTAÇÕES DE EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A SAÚDE:

  • Objetivo:

  • Melhora da saúde.

  • Se adultos que levam uma vida sedentária se adaptassem a um estilo de vida mais ativo, haveria um enorme benefício para a saúde pública e para o bem-estar individual. Um estilo de vida ativo não requer um programa de exercícios vigoroso e padronizado. Ao contrário, pequenas alterações que aumentam a atividade física diária permitirão que os indivíduos reduzam seus riscos de doenças crônicas e poderão contribuir para uma melhoria da qualidade de vida.

  • ACSM, 1995

COMO O CORPO SE ADAPTA AO EXERCÍCIO

  • O corpo humano é projetado para a ação. Os grupos musculares, tendões e ligamentos permitem que os braços e pernas realizem uma ampla variedade de esforços, enquanto o cérebro coordena a liberação de sangue, oxigênio e combustível para o coração e pulmões. Todos os vários sistemas se comunicam entre si para assegurar uma coordenação precisa da atividade. A falta de movimento acarreta uma debilidade e uma má condição.

EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE O CORPO

  • Respostas Agudas ao Exercício:

  • Exercício aeróbico

  • Freqüência Respiratória > 3x que a F. Repouso;

  • Quantidade de ar é 20x > que penetra nos pulmões;

  • F. C. duplica ou triplica, volume de sangue é de 4 a 6x >;

  • O2 consumido pelos músculos aumenta mais de 10x.

EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE O CORPO

  • Adaptações crônicas ao exercício:

  • Sessões aeróbicas continuadas;

  • Funções orgânicas começam a se modificar tanto no repouso como no exercício;

  • FC repouso , VO2 max ;

  • Músculos se tornam mais eficientes no armazenamento e na queima de gorduras e carboidratos.

EFEITOS DO EXERCÍCIO

DESTREINAMENTO

  • A interrupção da prática regular de exercícios, provoca alterações rápidas e importantes na aptidão cardiovascular e, numa menor extensão, na força e no volume musculares.

  • A maioria dessas perdas pode ser evitada pela prática de exercícios, pelo menos 3x por semana, numa intensidade mínima de 70% do VO2 max.

  • Entretanto, 2 sessões de exercícios com pesos demonstram ser suficientes para a manutenção da força muscular.

OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR

  • Para evitar os problemas de saúde da vida sedentária, os Centers for Disease Control e o American College os Sports Medicine aconselham que todo adulto realize 30 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada quase todos os dias da semana.

  • Enquanto o exercício aeróbico é mais importante para os benefícios da saúde, a manutenção do tônus e da força muscular melhora a qualidade de vida e a capacidade de realizar as tarefas rotineiras.

Os Benefícios do Exercício Regular para a Saúde

  • o risco de morte prematura ( a expectativa de vida);

  • o risco de morte por doenças cardíacas;

  • o risco de desenvolvimento do diabetes;

  • Auxilia na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial;

  • os sentimentos de depressão e de ansiedade, enquanto melhora a auto-estima e o humor;

Os Benefícios do Exercício Regular para a Saúde

  • Auxilia no controle de peso;

  • Melhoria da qualidade do sono;

  • Prevenção da lombalgia;

  • Auxilia na construção e manutenção de ossos e músculos saudáveis e melhora a aptidão cardíaca e pulmonar;

As pessoas estão sendo alertadas a desenvolver mais uma mentalidade do exercício pela qual facilite a atividade física, em vez de criar barreiras para justificar a inatividade.

  • As pessoas estão sendo alertadas a desenvolver mais uma mentalidade do exercício pela qual facilite a atividade física, em vez de criar barreiras para justificar a inatividade.

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