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Meet MINITAB Versão 14 para Windows®

Setembro de 2003

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MINITAB® e a logomarca do MINITAB® são marcas comerciais registradas da Minitab Inc. Todas as marcas aqui referenciadas são propriedade de seus respectivos proprietários.

1 Introdução1-1
Objetivos1-1
Visão geral1-1
Convenções tipográficas deste livro1-2
A história1-3
Iniciando o MINITAB1-3
Abrindo uma planilha1-4
Próxima etapa1-6
2 Criando gráficos2-1
Objetivos2-1
Visão geral2-1
Explorando os dados2-2
Examinando relacionamentos entre duas variáveis2-8
Usando o layout de gráfico e imprimindo2-1
Salvando projetos2-13
Próxima etapa2-14
3 Analisando dados3-1
Objetivos3-1
Visão geral3-1
Utilizando a estatística descritiva3-2
Executando uma ANOVA3-4
Usando o Project Manager doMINITAB3-10
Próxima etapa3-12
4 Avaliando qualidade4-1
Objetivos4-1
Visão geral4-1
Avaliando a estabilidade do processo4-2
Avaliando a capacidade do processo4-9

Sumário Próxima etapa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4-1

5 Planejando um experimento5-1
Objetivos5-1
Visão geral5-1
Criando um planejamento de experimento5-2
Visualizando o experimento5-5
Inserindo dados5-5
Analisando o experimento5-6
Extraindo conclusões5-9
Próxima etapa5-12
6 Usando linhas de comando6-1
Objetivos6-1
Visão geral6-1
Habilitando e digitando comandos6-2
Reexecutando uma série de comandos6-5
Repetindo análises com Execs6-7
Próxima etapa6-8
7 Gerando relatórios7-1
Objetivos7-1
Visão geral7-1
Usando o ReportPad7-2
Salvando um relatório7-6
Copiando um relatório para um processador de texto7-7
Usando as ferramentas internas de edição gráfica7-8
Próxima etapa7-10
8 Preparando uma planilha8-1
Objetivos8-1
Visão geral8-1
Obtendo dados de diferentes origens8-2
Preparando uma planilha para análise8-5

iv Próxima etapa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8-10

9 Personalizando o MINITAB9-1
Objetivos9-1
Visão geral9-1
Opções de configuração9-2
Criando uma barra de ferramentas personalizada9-4
Atribuindo teclas de atalho9-6
Restaurando as configurações padrão doMINITAB9-7
Próxima etapa9-8
10 Obtendo Ajuda10-1
Objetivos10-1
Visão geral10-1
Obtendo respostas e informações10-2
MINITAB Help Visão Geral10-4
Help10-6
StatGuide10-8
Session Command Help10-10
Próxima etapa10-12
1 Referência1-1
Objetivos1-1
Visão geral1-1
O ambiente do MINITAB1-2
Dados do MINITAB1-5
Referência rápida1-6
ÍndiceI-1

Documentação Outros produtos MINITAB Como solicitar outros produtos vi vi

Meet MINITAB1-1

1 Introdução

Objetivos

Neste capítulo, você aprenderá como: ■Usar o Meet MINITAB, página 1-1

■Iniciar o MINITAB, página 1-3

■Abrir e examinar uma planilha, página 1-4

Visão geral

O Meet MINITAB apresenta a você os recursos mais usados no MINITAB. Acompanhando o livro, você usará funções, criará gráficos e gerará estatísticas. Oconteúdo do Meet MINITAB relaciona-se com as ações que você terá de executar em suas próprias sessões. Você utilizará um exemplo para conhecer a extensão de recursos e de estatísticas que o MINITAB fornece.

A maioria das análises estatísticas exige uma série de etapas, em geral direcionadas pelo conhecimento prévio ou pela área do assunto que você está investigando. Oscapítulos 2 a 5 ilustram as etapas da análise em uma sessão do MINITAB:

■Explorando dados com gráficos

■Conduzindo análises e procedimentos estatísticos

■ Avaliando qualidade

■Planejando um experimento Os capítulos 6 a 9 abordam os seguintes tópicos: ■Usando atalhos para automatizar análises futuras

■Gerando relatórios

■ Preparando planilhas

■Personalizando o MINITAB para atender às suas necessidades

Capítulo 1Convenções tipográficas deste livro

1-2Meet MINITAB

O Capítulo 10, Obtendo Ajuda possui informações sobre como obter ajuda com o uso dos recursos do Help. O Capítulo 1, Referência fornece uma visão geral do ambiente do MINITAB, uma apresentação sobre os tipos e formatos dedados que o MINITAB utiliza, e tabelas de referência rápida de ações e estatísticas disponíveis no MINITAB.

Você pode explorar o Meet MINITAB de duas maneiras: ■Do começo ao fim, atravésde um fluxo de trabalho normal

■Selecionando um capítulo para se familiarizar com uma área específica do MINITAB

O Meet MINITAB apresenta as caixas de diálogo e janelas necessárias para a execução das etapas de uma análise. Durante o trabalho, procure por estes ícones para obter informações adicionais:

Fornece notas e dicas Sugere tópicos relacionados no MINITAB Help e no StatGuide

Convenções tipográficas deste livro eRepresenta uma tecla, como a tecla Enter.

a+DRepresenta manter pressionada a primeira tecla enquanto se pressiona a segunda. Por exemplo, enquanto mantém pressionada a tecla a, pressione a tecla D.

File ➤ ExitIndica a seqüência de comandos no menu, neste caso escolha Exit no menu File. Eis outro exemplo: Stat ➤ Tables ➤ Tally Individual Variables em seguida abrir o submenu Tables, finalmente, selecionando Tally Individual Variables.

Clique em OK.Texto em negrito refere-se a itens e botões em caixas de diálogo ecomandos do MINITAB.

Digite Pulse1.Textos em itálico referem-se aos textos que devem ser digitados.

A história Introdução

Meet MINITAB1-3

A história

Uma empresa on-line de varejo de livros possui três centros regionais de expedição que remetem os pedidos aos clientes. Cada centro de expedição usa um sistema informatizado diferente para inserir e processar as informações dos pedidos. Paraintegrar todos os pedidos e usar o método mais eficiente para toda a empresa, acompanhia deseja usar o mesmo sistema informatizado em todos os três centros de expedição.

Acompanhando este livro, você analisará os dados dos centros de expedição enquanto aprende a usar o MINITAB. Você criará gráficos e conduzirá análises estatísticas para determinar qual dos sistemas informatizados é o mais eficiente e proporciona o menor tempo de entrega.

Depois de identificar o sistema informatizado mais eficiente, você atentará para os dados daquele centro. Primeiro, você criará diagramas de controle para verificar se oprocesso de expedição do centro está sobre controle. Em seguida, conduzirá uma análise de capacidade para verificar se o processo está operando dentro dos limites deespecificação. Finalmente, você conduzirá um experimento planejado para melhorar os processos do centro de expedição.

Adicionalmente, você aprenderá sobre os comandos de sessão e sobre como gerar relatórios, preparar planilhas e personalizar o MINITAB.

Iniciando o MINITAB

Antes de começar sua análise, inicie o MINITAB e examine o layout das janelas.

Inicie o MINITAB

1Na barra de tarefas do Windows, selecione Start ➤ Programs ➤ MINITAB 14 ➤ MINITAB 14.

Com o MINITAB aberto, observamos duas janelas principais:

■A Session exibe os resultados de sua análise em formato texto. Além disso, você pode digitar comandos nesta janela, em vez de usar os menus do MINITAB.

■A Data contém uma planilha aberta, que é semelhante a uma planilha eletrônica. Você pode abrir várias planilhas – cada qual em uma Data.

Capítulo 1Abrindo uma planilha

1-4Meet MINITAB

Para obter mais informações sobre o ambiente do MINITAB, consulte O ambiente do MINITAB na página 1-2.

Abrindo uma planilha

Você pode abrir uma nova planilha vazia qualquer momento, como também pode abrir um ou mais arquivos que contenham dados. Ao abrir um arquivo, você copia oseu conteúdo para o projeto atual do MINITAB. Quaisquer alterações feitas na planilha enquanto ela está no projeto não afetarão o arquivo original.

Os dados dos três centros de expedição estão armazenados na planilha SHIPPINGDATA.MTW.

Janela Data –C olunas

– Linhas

–C élulas

Janela Session

Em alguns casos, será necessário preparar a planilha antes de iniciar a análise. Para obter informações sobre como configurar uma planilha, consulte Capítulo 8, Preparando uma planilha.

Abrindo uma planilhaIntrodução

Meet MINITAB1-5

Abra uma planilha

1Selecione File ➤ Open Worksheet.

2Na pasta Data, clique duas vezes emMeet MINITAB.

Você pode alterar a pasta padrão para abrir e salvar arquivos do MINITAB selecionando Tools ➤ Options ➤ General.

3Selecione

SHIPPINGDATA.MTW e clique em Open. Se for exibida uma caixa de mensagem, selecione Do not display this message again e clique em OK. Para reexibir essa mensagem toda a vez que abrir uma planilha, redefina as configurações padrão do MINITAB. Consulte Restaurando as configurações padrão doMINITAB na página 9-7.

Examinar a planilha

Os dados são organizados em colunas, sendo chamados de variáveis. O nome e onúmero da coluna estão sobre cada coluna. Cada linha da planilha representa umaobservação que neste caso são as informações de um único pedido de livro.

Coluna com dados de data/tempo

Nome da coluna

Coluna com dados numéricos

Coluna com dados de texto

Número da linha

Capítulo 1Próxima etapa

1-6Meet MINITAB

O MINITAB aceita três tipos de dados: numérico, texto e data/tempo. Esta planilha contém os três tipos.

Os dados incluem: ■Nome do centro de expedição

■Data do pedido

■Data de entrega

■Quantidade de dias para entrega

■Status da entrega (“On time” indica que o livro foi recebido dentro do prazo;

“Back order” indica que não há o livro no estoque; “Late” indica que o livro foirecebido seis dias ou mais após o pedido)

■Distância entre o centro de expedição e o local de entrega

Próxima etapa

Agora que você tem uma planilha aberta, está pronto para começar a usar o MINITAB. No próximo capítulo, você usará gráficos para verificar a normalidade dos dados e examinar a possível existência de relação entre as variáveis.

Para obter mais informações sobre tipos de dados, consulte Dados do MINITAB na página 1-5.

Meet MINITAB2-1

2 Criando gráficos

Objetivos

Neste capítulo, você aprenderá como: ■Criar e interpretar um gráfico de valores individuais, página 2-2

■Criar um histograma agrupado, página 2-4

■Editar um histograma, página 2-5

■Organizar vários histogramas na mesma página, página 2-7

■Criar e interpretar diagramas de dispersão, página 2-9

■Editar um diagrama de dispersão, página 2-1

■Organizar vários gráficos na mesma página, página 2-12

■Imprimir gráficos, página 2-13

■Salvar um projeto, página 2-13

Visão geral

Antes de conduzir uma análise estatística, você pode usar os gráficos para explorar os dados e avaliar os possíveis relacionamentos existentes entre as variáveis. Além disso, os gráficos são úteis para resumir conclusões e facilitar a interpretação de resultados estatísticos.

Você pode acessar os gráficos do MINITAB pelo menu Graph ou Stat. Gráficos internos, que auxiliam a interpretar os resultados e avaliar a validade das premissasestatísticas, também estão disponíveis com vários comandos estatísticos.

Capítulo 2Explorando os dados

2-2Meet MINITAB

Os recursos gráficos do MINITAB incluem: ■Uma galeria visual para você escolher o subtipo de gráfico.

■Flexibilidade na personalização de gráficos, desde a configuração de dados até a especificação de títulos e rodapés.

■Capacidade de alterar a maioria dos elementos gráficos, como fontes, símbolos, linhas, local das marcas de verificação e exibição dos dados, depois do gráfico ser criado.

■Capacidade de atualizar os gráficos automaticamente.

Este capítulo explora os dados dos centros de expedição, que você abriu no capítulo anterior, usando os gráficos para comparar as médias, explorar a variabilidade, verificar a normalidade e examinar o relacionamento existente entre as variáveis.

Explorando os dados

Antes de conduzir uma análise estatística, é interessante iniciar a análise criando gráficos, queexibem importantes informações sobre os dados.

Em relação aos dados dos centros de expedição, você deseja saber o tempo médio deentrega de cada centro de expedição e como os dados variam entre os centros. Você também deseja determinar se os dados dos centros seguem uma distribuição normal, para que você possa usar métodos da Estatística Clássica a fim de testar a igaualdade das médias.

Criar um gráfico de valores individuais

Você supõe que o tempo de entrega é diferente em cada um dos três centros de expedição. Crie um gráfico de valores individuais para comparar os dados dos centros de expedição.

1Se já não o fez, conforme mostrado no capítulo anterior, selecione File ➤ Open

Worksheet. Se estiver continuando a leitura desde o capítulo anterior, siga para aetapa 3.

2Clique duas vezes em Meet MINITAB e selecione SHIPPINGDATA.MTW. Clique em Open.

Para obter mais informações sobre os gráficos do MINITAB:

■Consulte Graph overview no índice do MINITAB Help para obter detalhes sobre o recurso degráficos do MINITAB. Para acessar o índice do Help, selecione Help ➤ Help, e clique naguiaIndex.

■Selecione Help ➤ Tutorials ➤ Session One: Graphing Data para acessar um tutorial passoa passo sobre como usar os gráficos e ferramentas de edição do MINITAB.

Explorando os dadosCriando gráficos

Meet MINITAB2-3

3Selecione Graph ➤ Individual Value Plot.

Para a maioria dos gráficos, o MINITAB exibe uma galeria visual. A sua escolha na galeria determina as opções disponíveis de criação do gráfico.

4Em One Y, selecione With Groups. Cliqueem OK.

5Em Graph variables, digite Days.

6Em Categorical variables for grouping (1-4, outermost first), digite Center.

Para criar um gráfico, você só precisa completar a caixa de diálogo principal. Entretanto, você pode clicar em qualquer botão para abrir as caixas de diálogo para personalizar o gráfico.

A caixa de listagem à esquerda exibe as variáveis da planilha disponíveis para análise. As caixas à direita exibem as variáveis que você selecionou para análise.

7Clique em Data View. Selecione Mean connect line.

8Clique em OK em cada caixa de diálogo.

Para selecionar as variáveis na maioria das caixas de diálogo do MINITAB, você pode: clicar duas vezes nas variáveis na caixa de listagem de variáveis; marcar as variáveis na caixa de listagem, eclicar em Select; ou digitar o nome ou número da coluna das variáveis. Para obter mais informações, consulte Dialog boxes, Selecting variables no índice do MINITAB Help.

Capítulo 2Explorando os dados

2-4Meet MINITAB

Saída Graph

Interpretar resultados

Os gráficos de valores individuais mostram que cada centro possui uma média diferente para o tempo de entrega. O Western apresenta um tempo de entrega inferior aos locais do centro Central e Eastern. A variação entre os diferentes centrosparece ser quase a mesma.

Criar um histograma agrupado

Outra maneira de comparar os três centros de expedição é criar um histograma agrupado, que exibe os histogramas de cada centro em um mesmo gráfico. Ohistograma agrupado mostrará a sobreposição dos dados de cada centro de expedição.

1Selecione Graph ➤ Histogram.

2Selecione With Fit And Groups e clique em OK.

3Em Graph variables, digite Days.

4Em Categorical variables for grouping (0-3), digite Center.

5Clique em OK.

Explorando os dadosCriando gráficos

Meet MINITAB2-5

Saída Graph

Interpretar resultados

Como foi visto no gráfico de valores individuais, as médias de cada centro são diferentes. Os tempos médios de entrega são:

Central—3,984 dias Eastern—4,452 dias Western—2,981 dias

As curvas agrupadas nos mostram que os centros Central e Eastern se aproximam no tempo médio de entrega e na dispersão do tempo de entrega. Em contraste, o tempo médio de entrega do centro Western é menor e menos disperso. O Capítulo 3, Analisando dados, mostra como detectar estatisticamente diferenças significativas entre médias usando a Análise de Variância.

Editarhistograma

Editar gráficos no MINITAB é fácil. Você pode editar praticamente qualquer elemento do gráfico. Para o histograma que você acabou de criar, é possível:

■Aumentar o tamanho do texto na legenda (a tabela com a informação do centro) e a tabela que contém a média (Mean), o desvio-padrão (StDev) e o tamanho da amostra (N).

■Alterar o título.

Se os dados se alterarem, o MINITAB pode atualizar os gráficos automaticamente. Para obter mais informações, consulte Update (Editor menu) no índice do MINITAB Help.

Capítulo 2Explorando os dados

2-6Meet MINITAB

Alterar a fonte da saída de tabela 1Clique duas vezes na legenda.

2Clique na guia Font. 3Em Size, digite 10. 4Clique em OK. 5Repita as etapas 1 a 4 para a tabela.

Alterar o título

1Clique duas vezes no título (Histogramof Days).

2Em Text, digite Histogram of DeliveryTime.

3Clique em OK.

Saída Graph

Explorando os dadosCriando gráficos

Meet MINITAB2-7

Interpretar resultados

O histograma apresenta agora uma fonte maior para a tabela e um título mais descritivo.

Criar um histograma em painéis

Para determinar se os dados dos centros de expedição seguem uma distribuição normal, crie um histograma em painéis do tempo transcorrido entre o pedido e a data de entrega.

1Selecione Graph ➤ Histogram. 2Selecione With Fit e clique na guia OK.

3Em Graph variables, digite Days.

4Clique em Multiple Graphs e clique na guia By Variables.

5Em By variables with groups inseparate panels, digite Center.

6Clique em OK em cada caixa de diálogo.

Além de editar gráficos individuais, você pode alterar as configurações padrão dos gráficos futuros.

■Para alterar as configurações gerais do gráfico, como atributos da fonte, tamanho do gráfico e tipos de linhas, selecione Tools ➤ Options ➤ Graphics.

(Parte 1 de 4)

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