Medidas eletricas

Medidas eletricas

(Parte 3 de 9)

2000 ohms. Qual o valor de Rp?

Para a medição de tensões alternadas elevadas, empregam-se transformadores de potencial.

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 15

Medição da Resistência

Resistência obtida pela medição da tensão e da corrente.

A determinação da resistência de uma carga pode ser feita por medição indireta. Para tanto, o elemento resistivo é ligado a uma tensão, medindo-se a sua queda de tensão e a absorção da corrente. O valor da resistência é obtido segundo a Lei de Ohms: R = E/I.

Nas medições de grande precisão, devem ser levadas em consideração a resistência interna e a corrente absorvida pelo instrumento de medição.

Ligações para a determinação indireta de resistências

Medição por meio de Ohmímetro.

Ligando-se diversos resistores de valores diferentes a uma mesma tensão, então em cada um aparecerá uma corrente de valor diferente. As grandezas das correntes são inversamente proporcionais aso valores dos resistores. Quando da interrupção de um circuito de corrente, isto é, quando a resistência tem um valor infinitamente elevado, a corrente terá valor nulo. Por estas razões, a escala de um amperímetro pode ser calibrada em ohms e o instrumento utilizado como um ohmímetro.

Ligação do ohmímetro

A escala em ohms começa então com o valor infinito (∞).

Espírito Santo _

16 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Escala do ohmímetro

A fonte de tensão é normalmente uma bateria de 4 volts. O valor da deflexão máxima do instrumento (valor zero) é ajustado mediante o pressionamento do botão de prova (eliminação do resistor Rx) e pelo ajuste do resistor preligado. Quando diferentes baterias são usadas, a tensão exata é obtida por meio de um divisor de tensão.

Pontes de Medição

Compõe-se a ponte de medição de dois divisores de tensão ligados em paralelo, cada um composto de 2 resistores (R1 - R3) e (R2 - R4), sob a mesma tensão, acrescentando-se mais um amperímetro (galvanômetro) ligado entre os terminais de um dos divisores de tensão.

Divisores de tensão ligados em paralelo (ligação em ponte)

A ponte se baseia no princípio de que a corrente no galvanômetro é nula, quando a relação entre os valores R1 e R2 de um dos lados é igual a relação R3 e R4. Isto significa: RRRR123 4

Os resistores R3 e R4 podem ser feitos variáveis, mediante um cursor que desliza sobre o fio metálico. Desta forma, é possível determinar o valor de um resistor Rx desconhecido.

Ligação da ponte de medição

Neste caso: RRxR

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 17

Na execução normal de pontes de medição usa-se um potenciômetro no lugar do fio com cursor. Para se obter valores de medição exatos, o valor de R2 deve se aproximar o mais possível do valor de Rx. Isto leva a fazer com que o resistor R2 seja executado nos tamanhos de 1 - 10 - 100 - 10 0 ohms.

Ponte de Medição de Corrente Alternada

Para a medição de resistências de líquidos ou aterramento, deve-se usar corrente alternada no lugar da corrente contínua, pois caso contrário aparecerá uma decomposição química, que influirá sobre o valor da medição. Da mesma forma, numa medição de um resistor com parte reativa, a ponte deve ser alimentada com corrente alternada. A corrente é então obtida da bateria, tornada pulsante e ajustada por meio de um transformador. No lugar do galvanômetro é colocado um fone. A ponte de medição é ajustada até a posição em que o som desaparece do fone.

Ponte de medição de corrente contínua com campainha

Medição de Potência

Nos instrumentos eletrodinâmicos utilizados para a medição de potência, um resistor é ligado antes da bobina de tensão, quando a corrente nesta bobina não deve atingir valores muito elevados. Neste caso, a ligação deve ser feita de tal forma que a bobina de corrente e a de tensão em uma de suas extremidades estejam ligadas ao mesmo pólo (P).

Ligação das bobinas do wattímetro Ligação do Wattímetro

Assim, evita-se que entre as duas bobinas esteja atuando toda a tensão, o que poderia dar origem à descarga no instrumento.

Espírito Santo _

18 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Se a deflexão do ponteiro se der no sentido inverso ao desejado, então é necessário inverter a polaridade de uma das bobinas não modificaria o sentido de deflexão.

Nos casos de igual carga para a fase, a potência total é 3 vezes maior que a potência de uma fase. Por esta razão, um medidor de potência pode ser ligado a um dos condutores de fase (A). A bobina de tensão é ligada entre a fase considerada (R) e o condutor neutro ou ponto de estrela.

Ligação do wattímetro para medir a potência de fase

No caso de um sistema de 3 condutores, o ponto neutro é formado artificialmente por meio de 3 resistores, neste caso, o resistor de

da resistência interna do aparelho Ri, de modo que

pré-ligação Rp deve ser menor que os resistores R1 e R2, pelo valor R1 = R2 = Rp + Ri.

Ligação da potência de fase com neutro artificial

No caso de cargas desequilibradas nas diversas fases, a medição pode ser feita por meio de 3 wattímetros.

Medição da potênica total com 3 wattímetros

A potência total é dada pela soma das 3 potências parciais. A bobina de corrente é ligada nas 3 fases, e os terminais das 3

Espírito Santo _

Departamento Regional do Espírito Santo 19 bobinas de tensão são unidos entre si ou levados a um condutor neutro existente. A ligação com 3 wattímetros é pouco usada, empregando-se mais o sistema de 2 wattímetros, que permite obter o valor total, somando-se os valores medidos em ambos os instrumentos.

Medição de potência total com 2 wattímetros

As bobinas de corrente são inseridas em duas fases externas e as extremidades das duas bobinas de tensão são ligadas àquele condutor de fase, que ainda não recebeu ligação.

Medidores de Energia Elétrica

(Parte 3 de 9)

Comentários