Medidas eletricas

Medidas eletricas

(Parte 9 de 9)

O número 1000 representa a sensibilidade desse voltímetro, onde cada volt introduzido encontra uma resistência ôhmica de 1000 Ω.

Exemplo 2:

Seja um voltímetro do tipo bobina móvel que necessite de 0,05 µA para que seu ponteiro atinja o final de sua escala graduada.

O número 20000 representa a sensibilidade desse voltímetro, onde cada volt introduzido encontra uma resistência ôhmica de 20000 Ω.

O voltímetro que acrescenta menor carga ao ser inserido no circuito é o do exemplo 2. É o que exige menor corrente para funcionar. Em outras palavras, o que tem maior valor de resistência ôhmica por volt (Ω/V).

Em geral os voltímetros tipo bobina móvel oferecem melhor sensibilidade em relação aos outros tipos.

Espírito Santo _

52 Companhia Siderúrgica de Tubarão

Sensibilidade dos amperímetros

Os amperímetros têm a sensibilidade caracterizada pelo valor de sua resistência ôhmica interna.

Quanto menor for o valor da resistência ôhmica interna, mais sensível será o instrumento.

O amperímetro é ligado em série com a carga. Logo, o valor da sua resistência ôhmica interna se soma ao valor da resistência ôhmica da carga.

Por essa razão, ao fazermos a medição da intensidade da corrente de um circuito, devemos utilizar um amperímetro que tenha resistência ôhmica interna (Ri) no mínimo 100 vezes menor que a resistência de carga (R). Tomamos essa providência porque ela faz com que o resultado da medida se aproxime ao máximo da realidade.

Exemplo 1: Observe o circuito abaixo:

Ele é alimentado por uma fonte de 6 VCC e é formado por uma carga com resistência de 3 Ω.

Vamos supor que na medição dessa corrente o amperímetro tenha indicado o valor de 1,5 A em vez dos 2 A calculados.

A indicação de amperagem menor ocorreu porque o amperímetro utilizado não estava adequado. Ao ser inserido no circuito o

(Parte 9 de 9)

Comentários