(Parte 1 de 5)

-1-

w.pontodosconcursos.com.br

AULA 2

Faça o skimming do texto e escreva nas linhas abaixo: I - 15 verdadeiros cognatos. (Eu já comecei para você) authorities, government,_ _

frase - pronouns, prepositions,(Eu já comecei para você)

I - 10 function words – palavras que executam uma função específica na with, the, have, and, as,_ _

Text 1:

US Colombia Join do Break Up Global Drug-Trafficking Ring

Washington - U.S. law enforcement authorities, with the help of the government of Colombia, have arrested 2 members and associates of two Colombian drugtrafficking groups as part of an operation to dismantle international drug organizations that smuggle narcotics through U.S. ports.

In a September 28 statement, the U.S. Immigration and Customs 5

Enforcement (ICE) agency said those arrested were charged with conspiring to import multikilogram shipments of cocaine hidden inside cargo containers into ports in New York, and in the California cities of San Francisco and Oakland.

Among those arrested were four Colombians who helped supply

Colombian cocaine to the United States. They were arrested in Cali, Colombia, 10 by the Colombian national police in conjunction with ICE, the investigative arm of the U.S. Department of Homeland Security. It will seek the Colombians' extradition to the United States for prosecution in New York.

ICE said that if convicted the defendants in the case face a mandatory minimum sentence of 10 years’ imprisonment and a maximum sentence of life 15 in prison, and a $4 million fine. (By Eric Green Washington File Staff Writer) http://usinfo.state.gov/utils/printpage.html

Agora, raciocine comigo. De que adiantaria conhecer, digamos, 30% das palavras cognatas se o examinador formulasse uma questão do tipo:

CURSOS ON LINE Prof. Carlos Augusto-2-

w.pontodosconcursos.com.br

1. A que se refere a palavra ‘they’ (L-10) _

Ou outra, sob a forma de multiple-choice question:

2. The word ‘it’ (L-12) refers to a) Colombian government. b) enforcement authorities. c) national police. d) Immigration and Customs Enforcement. e) drug trafficker.

É preciso prestar atenção à questão da reference em inglês. Todo escritor busca escrever de forma coesa e coerente. Para isso, lança mão de pronomes, por exemplo, para evitar a repetição de algo que ele entende esteja claro. Podem ser pronomes demonstrativos como this, that, these, those, podem ser pronomes relativos: who, which, that, whose etc. Todas essas function words têm que ser estudadas com atenção. Observe a tabela abaixo como os pronomes pessoais, possessivos e reflexivos.

PRONOUN FORMS Study these pronoun forms:

Personal Pronouns / Possessive /

Subject Object Adjectives Pronouns Reflexive

I me my mine myself you you your yours yourself he him his his himself she her her hers herself it it its - itself we us our ours ourselves you you your yours yourselves they them their theirs themselves

Todos estes pronomes pipocarão de vez em quando nos textos que estudaremos.Todos são comumente usados em questões envolvendo reference em provas de inglês.

CURSOS ON LINE Prof. Carlos Augusto-3-

w.pontodosconcursos.com.br a) The suffix - MENT

No Text 1 há varios exemplos de palavras com o sufixo –MENT.

“U.S. law enforcement authorities” (L-1) “ …with the help of the government of Colombia” (L-1) “…to import multikilogram shipments of cocaine” (L-7) “…face a mandatory minimum sentence of 10 years' imprisonment (L-15)

O que se observa é o seguinte: o sufixo –MENT é acrescentado a verbos para formar substantivos.

Verb Noun Tradução enforce enforcement cumprimento (leis) govern government governo ship shipment Embarque imprison imprisonment prisão

Alguns outros exemplos fora do contexto:

To my amazement she left for Canada without saying good-by. Para meu espanto ela partiu para o Canadá sem dizer adeus.

There are no banking establishments nowadays without IT departments. Não há estabelecimentos bancários hoje sem departamentos de TI.

Acrescente aqui outras palavras com esta mesma formação quando encontrá-las em suas leituras.

CURSOS ON LINE Prof. Carlos Augusto-4-

w.pontodosconcursos.com.br

From Text 1: “...as part of an operation to dismantle international drug organizations…” (L-3/4)

“… como parte de uma operação para desmantelar organizações internacionais do narcotráfico”

Dentre as várias function words do texto anterior escolhi a palavrinha ‘as’ para lhe mostrar porque você deve estudar estas verdadeiras ‘gems’. Nesse caso traduzimos por ‘como’.

Vejamos, qual é a chance de uma palavra como ‘dismantle’ (= desmantelar, desbaratar) aparecer em vários outros textos neste livro? Mínima, certo? Já a palavra ‘AS’* surge freqüentemente em textos com vários significados. Palavras-chave semelhantes a ‘AS’ têm que se tornar o mais meaningful possível para você. (*) [Existe um Dictionary of Key Words, by Mary Edwards, Ed. Macmillan, não sei se está esgotado. Se você achá-lo em sebos, compre-o. Garanto que não se arrependerá!] a) conjunção significando when (=quando)

Ex.: As I was taking a shower, the telephone rang. Quando eu estava tomando um banho, o telefone tocou.

Turn off the light as you leave. Apague a luz quando estiver saindo.

b) conjunção significando because (=porque)

Ex.: As Mr. Cheng only spoke Chinese, we needed an interpreter. Como o Sr Cheng só falava Chinês, precisávamos de um intérprete.

c) conjunção significando in the same way (=da mesma maneira, como)

Ex.: Do as I say, not as I do. (common popular saying). Faça como eu digo, não faça como eu faço.

d) preposição significando in the role of (=na qualidade de, como)

Exs.: My wife works as a dentist. Minha esposa trabalha como dentista.

I have worked as a teacher for many years. Trabalho como professor há anos.

CURSOS ON LINE Prof. Carlos Augusto-5-

w.pontodosconcursos.com.br

I - As if(= como se ...)

Encontra-se a palavra ‘as’ também em várias expressões:

Ex.: It looked as if it was going to rain. Parecia que ia chover.

I - As + adj. + as (formação do comparativo de igualdade)

(Parte 1 de 5)

Comentários