(Parte 1 de 4)

w.pontodosconcursos.com.br 1

Aula 6

Em esta aula temos como foco uma atividade interpretativa de primeira importância: os enunciados de igualdade semântica. Aproveitando a temática de petróleo e tributação, veremos a abordagem de diversos conceitos macroeconômicos. Finalmente teremos dois assuntos programáticos de base (falsos cognatos, acento diferencial) com seus respectivos exercícios de fixação. Boa Aula.

PROVA DE ESAF DE ARF/2000

Medidas fiscales

de transportesEl País 8/09/2000

La Comisión delegada del Gobierno analizó diversas medidas fiscales para compensar las pérdidas en el sector agrario ocasionadas por la fuerte subida de los carburantes. Entre otras medidas se incluye la reducción de módulos del Impuesto sobre la Renta de las Personas Físicas (IRPF) a los agricultores, así como elevar el Impuesto sobre el Valor Añadido (IVA) de los precios de los productos agrícolas desde el 5% actual al 7%. Estas posibles mejoras ya fueron calificadas de insuficientes por las organizaciones agrarias que reclamaron con más insistencia, si cabe, bajadas del impuesto especial de hidrocarburos. Pero el Gobierno ha dicho que descarta tal posibilidad. En esta línea, el secretario de Política Económica y de Defensa de la Competencia, Luis de Guindos, aseguró que el impacto de la escalada del crudo está siendo menor en España que en el resto de la Unión Europea. Sin embargo, el Grupo Socialista en el Congreso ha presentado una proposición de ley que defenderá la semana próxima y en la que se recoge una batería de medidas para frenar la espiral alcista y paliar sus efectos en los sectores agrícola, pesquero y (Tradução ao português)

Medidas Fiscais

A Comissão delegada do Governo analisou diversas medidas fiscais para compensar as perdas no setor agrário ocasionadas pelo forte aumento dos combustíveis. Entre estas medidas se inclui a redução de módulos do Imposto à Renda das pessoas Físicas (IRPF) aos agricultores, assim como aumentar o imposto ao valor agregado (IVA) dos preços dos produtos agrícolas do 5% atual ao 7%. Estas possíveis melhoras já foram qualificadas como insuficientes pelas organizações agrárias que reclamaram com mais insistência, se isso ainda fosse possível, reduções do imposto especial de hidrocarbonetos. Porém, o Governo disse w.pontodosconcursos.com.br 2 que descarta tal possibilidade. Nesta linha, o secretario de Política Econômica e de Defesa da Concorrência, Luis de Guindos, afirmou que o impacto da escalada do petróleo está sendo menor em Espanha que no resto da União Européia. No entanto, o Grupo Socialista no Congresso apresentou uma proposta de lei que defenderá a semana próxima e na que se recolhe uma bateria de medidas para frear a espiral de aumentos e aliviar suas conseqüências nos setores agrícola, pesqueiro e de transportes.

27.- En el texto, la palabra “paliar” significa: a) escocer b) denunciar c) golpear d) deshacer e) mitigar

28.- En el texto se dice que las organizaciones agrarias:

a) se quejaron del aumento del impuesto especial de hidrocarburos. b) calificaron de insuficientes las mejoras adoptadas. c) negociaron con el gobierno sobre el impuesto especial de hidrocarburos. d) exigieron que se reduzca el impuesto especial de hidrocarburos. e) abordan el asunto del impuesto especial por primera vez.

29.- En el texto se dice que la Comisión Delegada del Gobierno:

a) aprobó medidas de compensación en el sector agrícola. b) analizó las causas de las pérdidas en el sector agrícola. c) colocó el alza del IVA entre las medidas analizadas. d) tomó decisiones para mejorar la situación del sector agrícola. e) propuso la reducción del impuesto de sociedades como salida alternativa.

30.- Según el texto, en el sector agrario, la fuerte subida de los carburantes ocasionó a) prejuicios b) poquedad c) perentoriedad d) perjuicios e) ploración

Questão 27 Alternativa”a” Falso: escocer = irritar Alternativa”b” Falso: denunciar não é aliviar w.pontodosconcursos.com.br 3

Alternativa”c”: Falso: golpear (bater) não é aliviar Alternativa”d”: Falso: deshacer (desfazer) não é aliviar

Alternativa “e”|Verdadeira: paliar = mitigar = diminuir

=suavizar. Refere-se às conseqüências negativas do aumento.

Questão 28 a) Falso. Não houve aumento do imposto e sim do preço final dos combustíveis. b) Falso. As melhoras só foram analisadas, ainda não foram adotadas. c) Falso. Esta informação é alheia ao no texto. Os agricultores “reclamaram”, mas não se menciona negociação em andamento. d) Verdadeira. O texto noticia que os agricultores consideraram insuficientes às medidas do governo e “reclamaron bajadas (reduções) del impuesto de hidrocarburos e) A expressão “com más insistência, si cabe” indica que não é a primeira vez que reclamam.

Questão 29 a) Falso. Ainda não aprovou nada, só analisou. b) Falso. A Comissão não analisou as causas e sim as medidas fiscais a tomar . c) Verdadeiro. No início do texto se informa que o governo estuda aumentar o IVA dos produtos agrícolas de 5% para 7%. d) Falso. Ainda não aprovou nada, só analisou. e) Falso. A redução analisada é no imposto de pessoas físicas e não jurídicas (sociedades).

Questão 30. Questão que envolve um dos Falsos Cognatos. O enunciado pede um sinônimo da palavras “pérdidas” (perdas): a) prejuicio = Falso. É um Falso cognato. Não se traduz como “prejuízo” e sim como “preconceito. (Ver ficha de Vocabulário) b) poquedad = pequena quantidade c) perentoriedad = necessidade urgente d) ploración = nada consta em dicionários grandes e pequenos. e) Perjuicio. Verdadeira. Vem do verbo “perjudicar” e equivale a daño (dano, perda econômica).

FICHA DE VOCABULARIO 5: OS FALSOS COGNATOS w.pontodosconcursos.com.br 4

Para o concursando brasileiro, são uma verdadeira praga. A proximidade entre o Espanhol e o Português leva a pensar que tudo o que tenha um aspecto gráfico similar significará o mesmo. Por isso muitos concursando caem nas armadilhas das provas sem sequer suspeitar o porquê do erro. Colocaremos a continuação apenas uma seleção dos mais relevantes. É preciso lembrarmos que, por causa da precariedade da memória em língua estrangeira, é necessário reler a lista muitas vezes, inclusive nos dias que antecedem às provas.

Las renuncias fueron presentadas al RATO ( enseguida, en poco tiempo).

Me enojé (irritei) porque él escribió un texto LARGO (comprido).

Los OFICINISTAS (auxiliar de escritório) son PASANTES (estagiários).

La madre le PEGÓ (bateu) a su hijo sin motivo. Las reservas en dólares se convirtieron en POLVO (pó). Lavagna es el PRESUNTO (suposto) candidato a presidente. Los países ACORDARON (fizeram acordo) um TLC.

La crisis del petróleo no se BORRA (apaga) fácilmente de la memoria.

Los precios dieron um BRINCO (salto) significativo.

El presidente se niega a CONTESTAR (responder) las preguntas.

Los productores están con la soga al CUELLO (a corda no pescoço).

El ministro tuvo un desempeño EXQUISITO (primoroso). Los JUBILADOS (aposentados) tienen varias alternativas.

El BORRADOR(rascunho) del PRESUPUESTO (orçamento) está pronto.

El SUCESO (fato) no tuvo ninguna importancia ni fue divulgado. Los inversores están SACANDO (tirando) el dinero. Es mejor TIRAR (jogar) ese proyecto a la BASURA(no lixo).

w.pontodosconcursos.com.br 5

Esa idea no es MALA (má). Dejó su discurso en la CARPETA (pasta). Consiguió una BECA (bolsa de estudos) y se fue al exterior. El PIB pasó de un BILLÓN (trilhão) de dólares. Resolvieron recuperar las CALZADAS (leito de rua). Muchos economistas tienen CELOS (ciúmes) del ministro. Los subsidios europeos afectan la CRIANZA (criação) de vacas.

No permite que nadie se acerque a su ESCRITORIO (escrivaninha).

No está FECHADA (DATADA) la reunión de la OMC. Los INTERESES (juros) son insuficientes para atraer capital. Es un JORNALERA (diarista) mal remunerada. No se admiten PREJUICIOS (preconceitos) de ningún tipo. No nos dejaremos QUITAR (tirar) nuestras conquistas. TODAVÍA (ainda) no llegaron los resultados.

Interpretação de texto A igualdade semântica

Utilizaremos o exemplo desta prova a seguir, para analisar com mais detalhamento uma das principais habilidades da interpretação de texto: a identificação de orações com igualdade semântica (entre uma parte do texto e uma alternativa certa) e a exclusão das desigualdades semânticas (entre partes do texto e quatro alternativas erradas). Tradicionalmente, elas são consideradas questões mais simples que as de inferência (dedução) porém elas são mais numerosas e as vezes mais venenosas que as de inferência .

A IDENTIDADE SEMÂNTICA pode ser entendida como a uma equivalência geral de significado, onde as principais informações (substantivos, verbos, adjetivos, advérbios preposições, etc.) são trocadas parcial ou totalmente, por sinônimos, sem que exista perda ou desvio de dados. Trata-se de enunciados onde habitualmente consta “en el texto se dice que”, e alternativas que retomam informações retiradas do texto original.

w.pontodosconcursos.com.br 6

Para construir uma habilidade operativa certera (discernimento) é necessário acostumar-se a retornar ao texto para fazer a comparação de CADA alternativa. E quando se define uma das cinco alternativas como a certa, tem que VOLTAR ao texto original para confirmar se TODAS as partes da oração (sujeito, verbo, complementos circunstanciais) apresentam sinonímia. É necessário muita concentração para evitar as armadilhas mais usadas pelo autor das provas. Para facilitar exercícios posteriores vamos designar cada uma com um símbolo :

• Trocar ou deformar o sujeito que realiza a ação ou suas qualidades. (D1)

• Trocar ou deformar o tempo ou lugar em que a ação acontece.(D2)

• Trocar o significado, o tempo ou modo do verbo para alterar a característica da informação.(D3)

• Generalizar o que no texto é qualidade específica (generalização indevida). (D4)

• Restringir o sujeito ou a ação com qualidades que o texto não menciona (restrição indevida). (D5)

• Inserir informações alheias, que não podem ser confirmadas a partir das informações do texto. (D6)

PROVA DE TÉCNICO DE RF DE 2002/2

(Parte 1 de 4)

Comentários