Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde

Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde

(Parte 4 de 4)

Definição: Destinado à realização de procedimentos clínico-cirúrgicos. Características: Para elaboração do layout, utilizar as especificações técnicas do equipamento fornecidas pelo fabricante. O layout adotado também deverá dar condições de se fazer atendimento em mesa de escritório, com o usuário e o acompanhante sentados. Estar atento à redução de ofuscamentos 1.CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO evitando superfícies reflexivas, bem como às condições de ventilação natural, no que se refere à dissipação de vapores de mercúrio. A iluminação geral da sala deve estar entre 150 e 30 lux e a do refletor odontológico entre 10.0 e 20.0 lux. Sempre que possível aproveitar a iluminação natural. A distância da janela ao posto de trabalho não deve ser superior ao dobro da altura da janela para aproveitamento da luz natural. Prever: bancada com pia para processamento de materiais e instrumentais, lavatório (pia), torneiras com fechamento que dispense o uso das mãos, armários sobre e sob bancada, caixa sifonada com tampa em aço inox, cadeiras e equipos odontológicos em quantidade compatível com o número de equipes e com a modalidade destas equipes - ESB Modalidade I (1 CD e 1 ACD) necessitará de 1 cadeira odontológica/equipo e ESB Modalidade I (1 CD, 1 ACD e 1 THD) necessitará de 2

49 MANUAL DE ESTRUTURA FÍSICA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE SAÚDE DA FAMÍLIA 1. Sala de Dispensação deMedicamentos 12. Sala de Esterilização eEstocagemdeMaterial Esterilizado cadeiras odontológicas/equipos, aparelho de Raios-X, tubulações para bomba a vácuo e/ou compressor, 1 mesa tipo escritório com gavetas, 3 cadeiras, porta-papel-toalha, porta-saboneteira para sabão líquido, computador e lixeira com tampa e pedal. O aparelho de Raios-X Odontológico intra-oral pode ser instalado em sala própria com paredes baritadas ou no próprio consultório, desde que a equipe possa manter-se, no mínimo, a dois (2) metros de distância do cabeçote e do paciente, no momento da utilização. Dimensões mínimas: Área mínima de 16m2 para instalação de uma cadeira odontológica. Em consultórios com mais de uma cadeira odontológica, as dimensões do espaço físico deverão ser proporcionais 16m2 por cadeira. Além disso, a distância mínima entre duas cadeiras odontológicas instaladas na mesma sala deve ser de 2m.

13.ÁREAPARACOMPRESSOR EBOMBA Definição: Destinado à realização de procedimentos relacionados à prevenção de doenças bucais. Características: Espaço dimensionado para receber instalação de lavatórios com espelhos. O local deverá estar de preferência em espaço próximo à sala de atendimento odontológico. Prever: instalação de lavatório com 3 ou 4 torneiras, espelhos com altura adequada, que permitam a utilização por crianças, adolescentes e adultos, porta papeltoalha, porta-saboneteira para sabão líquido e lixeira com tampa e pedal.

Definição: Espaço destinado a abrigar compressor, filtro de óleo e bomba a vácuo para o funcionamento do equipamento odontológico. Características: A distância máxima do compressor ao consultório de odontologia é de 7 metros, não podendo ficar instalado em nível diferente ao do consultório. O local de instalação destes equipamentos deve estar situado do lado de fora da USF e deve garantir a segurança do equipamento e a proteção contra intempéries. Prever: ventilação suficiente para perfeito funcionamento e refrigeração do equipamento, espaço adequado para manutenção preventiva e corretiva, e tratamento acústico visando diminuir a emissão de ruídos.

Definição: Espaço destinado à recepção, guarda, controle e distribuição de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Características: Deverá dispor de prateleiras e estar restrito ao acesso de funcionários. Prever: prateleiras, armários, computador, mesa tipo 14. SALA DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS (quando não existirem farmácias públicas regionalizadas)

(Parte 4 de 4)

Comentários