Apostila Lean Construction

Apostila Lean Construction

(Parte 3 de 3)

Algumas empresas que atuam no mercado imobiliário adiam a definição do projeto e, em alguns casos, também da execução das divisórias internas de gesso acartonado de algumas unidades. Esta estratégia permite aumentar a flexibilidade do produto, dentro de determinados limites, sem comprometer substancialmente a eficiência do sistema de produção.

3.7 AUMENTAR A TRANSPARÊNCIA DO PROCESSO

O aumento da transparência de processos tende a tornar os erros mais fáceis de serem identificados no sistema de produção, ao mesmo tempo que aumenta a disponibilidade de informações, necessárias para a execução das tarefas, facilitando o trabalho. Este princípio pode também ser utilizado como um mecanismo para aumentar o envolvimento da mão de obra no desenvolvimento de melhorias.

3.7.2 COMO APLICAR:

Existem inúmeras formas de aumentar a transparência de processos, incluindo: a) Remoção de obstáculos visuais, tais como divisórias e tapumes; b) Utilização de dispositivos visuais, tais como cartazes, sinalização luminosa, e demarcação de áreas, que disponibilizam informações relevantes para a gestão da produção; c) Emprego de indicadores de desempenho, que tornam visíveis atributos do processo, tais como nível de produtividade, número de peças rejeitadas, etc.; d) Programas de melhoria da organização e limpeza, tais como o Programa 5S.

3.7.3 EXEMPLO PRÁTICO:

A Figura 7 apresenta um dispositivo de controle de utilização do espaço que mantém o ambiente de trabalho transparente, suscetível à observação.

Figura 7. Exemplo aplicação do princípio da transparência de processos

4 BIBLIOGRAFIA

ISATTO, Eduardo L.; FORMOSO, Carlos T.; DE CESARE, Cláudia M.; HIROTA, Ercília H. & ALVES, Thaís C.L. Lean construction: diretrizes e ferramentas para o controle de perdas na construção civil. Porto Alegre, SEBRAE/RS, 2000. Série SEBRAE Construção Civil, Vol. 5.

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Stanford, EUA, CIFE, agosto 1992. Technical Report No 72.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da engenharia de produção; trad. Eduardo Schaan, 2º edição - Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.

5 SITES DE INTERESSE

• International Group for Lean Construction: http://cic.vtt.fi/lean • Lean Construction Institute (EUA): http://www.leanconstruction.org

• X Conferência do IGLC: http://www.cpgec.ufrgs.br/norie/iglc10

• Infohab (artigos em português sobre Lean Construction): http://www.infohab.org.br

(Parte 3 de 3)

Comentários