Simulado do enem

Simulado do enem

(Parte 1 de 12)

1º Simulado 2007 - UFC

Prova de Conhecimentos Gerais Estilo

Simétrico Pré-Universitário – 1º Simulado Estilo ENEM 2010 – w.simetrico.com.br

1 1º Simulado 2010 – Estilo ENEM

SUAS TECNOLOGIAS Questões de 1 a 45

Questão 01 Observe o seguinte anúncio:

A propaganda acima citada está relacionada à divulgação de um cosmético de grande aceitação no mercado e com benefícios comprovados. As zonas quadriculadas preservam a marca do produto. A partir da análise acima, indique a afirmação verdadeira. a) O pH da pele é ligeiramente básico, logo existe uma falha na divulgação quando se afirma que a composição natural da superfície da pele é neutra. b) O pH da pele é neutro, logo a divulgação está correta ao divulgar que a composição natural da superfície da pele é neutra. c) O pH da pele é ligeiramente ácido, logo existe uma falha na divulgação quando se afirma que a composição natural da superfície da pele é neutra. d) O pH da pele é ligeiramente ácido, mas não existe falha na divulgação quando se afirma que a composição natural da superfície da pele é neutra. e) O pH da pele é ligeiramente ácido, mas não existe falha na divulgação pois esta não afirma que a composição natural da superfície da pele é neutra.

Questão 02

A todo momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como, por exemplo, quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e ate mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a um processo de divisão celular, a mitose, as células somáticas são repostas diariamente. No entanto, para uma célula se dividir em duas novas células iguais, ela deve passar por um processo anterior de multiplicação do seu conteúdo. Essa etapa e conhecida como interfase. Existe um segundo tipo de divisão celular, a meiose, que ocorre somente nas células gaméticas. Esse processo permite que o número cromossômico das espécies seja mantido após o evento da fecundação e que os indivíduos sejam geneticamente diferentes entre si. Portanto, as células podem se dividir por mitose e/ou meiose.

Com relação, ao exposto acima, assinale a alternativa correta. a) Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos. b) O numero cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética. c) A transcrição de RNA ocorre principalmente na interfase.

Durante os processos de divisões, a transcrição diminui, chegando ate a inativação. d) Na fase de metáfase, os fusos mitóticos se ligam aos telômeros dos cromossomos. e) Tanto na anáfase da mitose quanto nas anáfases I e I da meiose, as cromatides irmãs são separadas para os pólos opostos.

Simétrico Pré-Universitário – 1º Simulado Estilo ENEM 2010 – w.simetrico.com.br

2 1º Simulado 2010 – Estilo ENEM

Questão 03 Os gráficos representam o crescimento de dois animais (A e B).

Baseado nos mesmos é correto afirmar que: a) O animal A, quando adulto, terá um tamanho maior que B. b) O animal B, quando adulto, terá um tamanho maior que A. c) O animal A tem crescimento limitado. d) O animal B, em momento algum, apresenta o mesmo tamanho de A. e) Os animais A e B, num dado momento, podem apresentar o mesmo tamanho.

Questão 04

O famoso professor Raul Brito viaja para Sobral toda semana para lecionar Matemática. Usualmente, ele desenvolve uma velocidade média de 100 km/h durante todo o percurso. Na viagem da semana passada, ao ser surpreendido por uma chuva, decide reduzir a velocidade para 60 km/h, permanecendo assim até a chuva parar, 20 min depois, quando retorna à sua velocidade inicial. Essa redução temporária de velocidade fez com que o tempo da viagem do Raul aumente, com relação à estimativa inicial, em: a) 4 min b) 6 min c) 8 min d) 10 min e) 12 min

Questão 05

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante no universo. No planeta Terra, ele é o terceiro em ocorrência (após oxigênio e silício). No entanto, como substância simples, ele representa apenas 0,81% em volume da atmosfera. Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta. a) O elemento químico hidrogênio pode formar apenas compostos covalentes.

b) 123 111XYeZ, não são nuclídeos do elemento químico hidrogênio.

c) O nuclídeo 21Y é o deutério, que com o oxigênio forma a água dura. d) 0,81% em volume significa que, em 1 L de ar atmosférico existem 8,1 mL de gás hidrogênio. e) O átomo de hidrogênio é isoeletrônico com o gás nobre Hélio, e com o cátion bivalente do Lítio.

Questão 06

O professor "Django” é um empreendedor. Além de exercer o magistério, é também horticultor. Querendo expandir suas fontes de renda, resolveu investir no cultivo de escargots. Adquiriu um exemplar da espécie Achatina fubica e colocou-o em sua horta. Após algum tempo observou a destruição de sua horta pela ação de um elevado número de escargots. Ficou “pasmo”, pois era impossível a invasão da horta pelos referidos animais. Com base no texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que: a) a espécie utilizada para iniciar o cultivo de escargots realiza reprodução assexuada. b) o animal cultivado não pertence à classe gastropoda. c) o número de animais aumentou como resultado de fecundação cruzada. d) a espécie usada para iniciar a criação não é monóica. e) a espécie citada é do gênero Achatina e do filo mollusca.

Questão 07

A propagação de ondas na água é estudada em grandes tanques, com detectores e softwares apropriados. Em uma das extremidades de um tanque, de 200 m de comprimento, um dispositivo D produz ondas na água, sendo que o perfil da superfície da água, ao longo de toda a extensão do tanque, é registrado por detectores em instantes subseqüentes. Um conjunto de ondas, produzidas com freqüência constante, tem seu deslocamento y, em função do tempo, representado ao lado, tal como registrado por detectores fixos na posição x = 15 m. Para esse mesmo conjunto de ondas, os resultados das medidas de sua propagação ao longo do tanque são apresentados na página de respostas. Esses resultados correspondem aos deslocamentos y do nível da água em relação ao nível de equilíbrio (y = 0 m), medidos no instante t = 25 s para diversos valores de x. A partir desses resultados:

1º Simulado 2007 - UFC

Prova de Conhecimentos Gerais Estilo

Simétrico Pré-Universitário – 1º Simulado Estilo ENEM 2010 – w.simetrico.com.br

3 1º Simulado 2010 – Estilo ENEM

Estime a freqüência f, em Hz, com que as ondas foram produzidas e assinale a opção corresponde à mesma. a) 0,1 Hz b) 0,2 Hz c) 0,3 Hz d) 0,4 Hz e) 0,5 Hz

Questão 08

Implante de eletrodos no cérebro traz paciente de volta à vida Agência FAPESP - 03/08/2007

Um paciente, norte-americano de 38 anos, que, após ter sido vítima de agressão, estava no que se chama de estado de consciência mínima. Sua única forma de comunicação, inconsistente, resumia-se a eventuais movimentos com os dedos ou com os olhos. Após seis anos nesse estado, o paciente deixou de precisar se alimentar por meio de tubos e recuperou a capacidade de se expressar verbalmente.

Implante de eletrodos

A causa de tamanha e extremamente rara recuperação de uma lesão cerebral traumática se deve ao sucesso inédito - e que está sendo considerado revolucionário - de um procedimento conhecido como estimulação cerebral profunda (ECP). A cirurgia envolve o implante de eletrodos para promover impulsos elétricos em determinadas regiões cerebrais. Os médicos responsáveis pelo procedimento, usaram a ECP para induzir funções dentro das redes cerebrais residuais e ainda funcionais. Segundo os pesquisadores, se os resultados forem replicados em outros casos, poderão mudar os padrões de cuidado desses pacientes crônicos, que passarão a contar com a possibilidade de tratamentos e acompanhamentos clínicos reabilitativos.

A figura mostra, em um certo instante, a situação de um paciente no qual eletrodos são aplicados em pontos A, B e C, separados pelas distâncias indicadas. De B para c o potencial elétrico cresce de 1 mV e de A para C, de 2 mV.

Supondo, para fins de estimativa, que o campo elétrico E ao longo do segmento AB seja uniforme e tenha a direção de AB, então E: a) Aponta de A para B e tem módulo 7,5.10-3 V/m b) Aponta de B para A e tem módulo 2,5.10-3 V/m c) Aponta de B para A e tem módulo 7,5.10-6 V/m d) Aponta de A para B e tem módulo 2,5.10-3 V/m e) Aponta de B para A e tem módulo 7,5.10-3 V/m

Questão 09

Na cidade de Fortaleza, praças e avenidas são iluminadas com lâmpadas de vapor de sódio (luz amarela) e vapor de mercúrio (luz branca). Como sabemos a descarga elétrica através desses gases, promove a emissão de luz, como conseqüência dos saltos dos elétrons. Com relação a este fenômeno, marque a alternativa verdadeira. a) A luz branca e a luz amarela possuem a mesma intensidade, sendo constituídas por fótons com diferentes energia. b) Ao saltar de uma órbita para outra mais externa, o elétron emite energia radiante. c) Ondas eletromagnéticas são liberadas no instante em que o elétron passa do estado fundamental para o estado excitado. d) No estado excitado o elétron acumula a energia absorvida durante a descarga elétrica. e) A luz amarela e a luz branca são emitidas por ondas eletromagnéticas de diferentes freqüências e mesmo comprimento de onda.

Simétrico Pré-Universitário – 1º Simulado Estilo ENEM 2010 – w.simetrico.com.br

4 1º Simulado 2010 – Estilo ENEM

Questão 10

O jogo-da-velha é um jogo popular, originado na Inglaterra. O nome “velha” surgiu do fato de esse jogo ser praticado, à época em que foi criado, por senhoras idosas que tinham dificuldades de visão e não conseguiam mais bordar. Esse jogo consiste na disputa de dois adversários que, em um tabuleiro 3 X 3, devem conseguir alinhar verticalmente, horizontalmente ou na diagonal, 3 peças de formato idêntico. Cada jogador, após escolher o formato da peça com a qual irá jogar, coloca uma peça por vez, em qualquer casa do tabuleiro, e passa a vez para o adversário. Vence o primeiro que alinhar 3 peças. Substituindo os tradicionais símbolos do “famoso” jogo-da-velha por artrópodes, sendo: •= Animais Díceros e X = Animais Áceros. Analise o tabuleiro abaixo:

Obs.: Os números 1, 2, 3, 4 e 5 serão usados para a resolução da questão. Neste momento é a vez do jogador que utiliza os círculos. Esse jogador ganhará o jogo se: a) Se substituir o número 1 por carrapato. b) Se substituir o número 2 por piolho. c) Se substituir o número 5 por pulga. d) Se substituir o número 3 por borboleta. e) Se substituir o número 4 por aranha.

Questão 1

O trecho a seguir foi extraído do artigo "Desencontros sexuais", de Drauzio Varella, publicado na "Folha de S. Paulo", em 25 de agosto de 2005.

"Nas mulheres, em obediência a uma ordem que parte de uma área cerebral chamada hipotálamo, a hipófise libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante), que agirá sobre os folículos ovarianos, estimulando-os a produzir estrogênios, encarregados de amadurecer um óvulo a cada mês.

FSH e estrogênios dominam os primeiros 15 dias do ciclo menstrual com a finalidade de tornar a mulher fértil, isto é, de preparar para a fecundação uma das 350 mil células germinativas com as quais nasceu."

O trecho faz referência a um grupo de células que a mulher apresenta ao nascer. Essas células são a) ovogônias em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos. b) ovócitos em início de meiose, presentes no interior dos folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos. c) ovócitos em fase final de meiose, presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 23 cromossomos. d) óvulos originados por meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 23 cromossomos. e) ovogônias em início de meiose, presentes na tuba uterina e apresentam 46 cromossomos.

Questão 12

(Parte 1 de 12)

Comentários