(Parte 1 de 7)

5Smar NotesDezembro de 2007

Eventos

Tecnologia Automação Controle

Dezembro de 2007 nº115

As principais empresas do segmento de instrumentação, sistemas e automação, se reuniram de 27 a 29 de novembro no Expo Center Norte em São Paulo, com o objetivo de expor produtos, casos de aplicação e soluções integradas, no XI Congresso Internacional e Exposição Sul- Americana de Instrumentação, Sistemas e Automação - ISA SHOW 2007.

A Smar apresentou suas inovações tecnológicas e soluções ao mercado, mostrando suas novidades e lançamentos, como a família de instrumentos da linha 400 que é composta pelos transmissores de pressão e posicionadores de válvulas. A empresa aproveitou a oportunidade para lançar o vídeo de apresentação do RD400 - transmissor de nível por ondas guiadas.

Também foi apresentado o sistema de controle e automação empresarial, o SYSTEM302-7, em um ambiente semelhante aos modernos centros de operação integrada, com uma arquitetura muito próxima de uma aplicação real.

A participação com palestras no espaço da Fieldbus Foundation confirmou a atuação e o reconhecimento da experiência da empresa nesta tecnologia. Uma equipe esteve presente durante todos os dias do evento no estande da Fieldbus Foundation. As apresentações foram feitas pelo gerente de produto Leandro Torres.

A Smar ainda esteve presente no evento organizado pela Associação Profibus Brasil América Latina com palestras de César Cassiolato, diretor da Smar e Marcus Vínicius Ribeiro, gerente de engenharia da área de Açúcar e Álcool.

Os palestrantes detalharam a tecnologia Profibus e casos de sucesso do SYSTEM302-7 na indústria de etanol. A Smar participou também do espaço de Inovação Tecnológica por meio da palestra do engenheiro Adriano Reis, sobre o tema Nanotecnologia.

Além disso, Cassiolato foi convidado pela ISA para palestrar sobre sua carreira de sucesso na automação.

Como o compromisso com a sociedade é uma das prioridades da empresa, uma equipe da Smar Collection participou do evento realizando a venda de suvenires. A verba arrecadada será revertida para entidades sociais cadastradas no programa de responsabilidade social da empresa.

Para o gerente de área Luiz Carlos

Geron, a feira é uma excelente oportunidade de reforçar a marca no mercado, apresentando as novidades do portfolio de produtos, serviços e soluções para automação e controle da Smar. “É um evento em franco crescimento e de grande importância, pois é reconhecido por todos os segmentos da indústria, inclusive com abrangência internacional. A Smar foi um dos impulsionadores do evento no Brasil, participando desde sua primeira edição em 1995”, relata Geron.

Feira internacional de automação fortalece atuação da Smar no segmento

Participação em evento sobre tecnologia Profibus na Transpetro juntamente com a Associação Profibus

A Transpetro, localizada em São Sebastião,SP, foi sede de mais um evento promovido pela Associação Profibus Brasil América Latina. As apresentações, direcionadas aos técnicos e engenheiros, sobre a tecnologia Profibus aconteceram no dia 4 de setembro. O objetivo do evento foi promover atualização técnica, troca de experiências e inovações referentes à tecnologia.

Os engenheiros César Cassiolato, presidente da

Associação Profibus e diretor de marketing e qualidade da Smar e Leandro Torres, gerente de produto, apresentaram palestras como a contextualização e fundamentos da tecnologia Profibus; administração e gerenciamento de rede com foco no monitoramento, performance, diagnósticos e otimização.

Durante o evento, o engenheiro da Transpetro Mário Sergio Corcioli demonstrou a ferramenta FDT/DTM usando como exemplo os transmissores LD301 da Smar.

Corcioli ressaltou que o evento foi um sucesso e contribuiu muito para a equipe da Transpetro.

“A Associação Profibus promoveu um evento excelente, abordando vários assuntos de acordo com nossas necessidades. Tivemos várias informações

A linha de transmissores de densidade, DT300, foi projetada e patenteada pela Smar para a medição contínua da densidade e concentração de líquidos. O DT300 possibilita a monitoração em tempo real e o controle de processos industriais. Está disponível em dois modelos: industrial, para processos gerais; e sanitário, para aplicações em indústrias de alimentos, bebidas e farmacêuticas.

Robustez e precisão na medição de densidade fazem do DT300 destaque no mercado de mineração

Ambos os modelos podem ser instalados em linha ou diretamente em tanques, pois são adequados para fluidos estáticos e dinâmicos, e estão disponíveis com os protocolos de comunicação HART, Foundation fieldbus e Profibus PA. Várias unidades de medição podem ser configuradas pelo usuário, tais como: g/cm³, kg/m³, ºBrix, °Baumé, ºPlato, ºGL, ºINPM, ºAPI, % de Sólidos, % de Concentração, etc.

Devido à sua versatilidade e grande precisão na medição, além da facilidade de instalação, configuração e manutenção, estes transmissores podem ser aplicados em praticamente todos os processos industriais.

Dentre as várias aplicações possíveis, destaca-se a medição da densidade ou concentração de polpa de minério na indústria de fertilizantes e no setor de mineração, que está fazendo grandes investimentos para o ano de 2008. A Smar forneceu sistemas de medição de densidade para diversas empresas do setor, como Samarco, CVRD e CBMM, entre outras.

Qualidade 6Smar NotesDezembro de 2007

Recentemente os equipamentos FY302, FB700,

FI302, FP302, IF302, LD302, TT302 e LD292 foram recertificados pela Fieldbus Foundation.

A recertificação consistiu na validação dos devices para o firmware com os arquivos de D (Description Devices) e CFF (Capability Format Files) na versão 1.7. Todos eles foram submetidos a diversos testes de interoperabilidade com o ITK (Interoperability Test Kit), versão 4.6 da Fieldbus Foundation, seguindo as especificações do documento F–524, revisão 1.6. O ITK é um conjunto de programas usados pela Fieldbus Foundation para assegurar que os blocos funcionais contidos em um equipamento cumpram um mínimo de requisitos necessários para que ele seja interoperável, ou seja, para que possam ser utilizados juntamente com os equipamentos e sistemas de outros fabricantes, sem conflitos.

Com a atualização dos arquivos de D e CFF para a versão 1.7, os

Recertificação no ITK4.6 atualiza e garante qualidade aos produtos equipamentos passam a ter maior integração com sistemas Foundation Fieldbus de diversos fabricantes. Todos os testes de interoperabilidade foram realizados no departamento de Engenharia de Desenvolvimento Eletrônico da Smar, e a equipe responsável foi composta pelos colaboradores Guilherme

Moretti, Marcio Cunha e Renato Fernandes.

A partir de agora estão disponíveis no site da Fieldbus Foundation, para os equipamentos recertificados, os arquivos de DDs (Device Description) e

CFFs (Capability File Format) atualizados, e mostrando assim a sua preocupação em manter seus equipamentos integrados com os demais sistemas e equipamentos Foundation Fieldbus existentes no mercado. Além disso, a certificação representa uma garantia quanto à qualidade técnica dos produtos Smar. Outras informações sobre a recertificação (como os arquivos D e CFF) podem ser encontradas no site da interoperabilidade (http://w.smar.com.br/ interoperability/) ou no site da Fieldbus Foundation w.

fieldbus.orgDT301 – Instalado na Samarco, em Mariana, Minas Gerais

FY302 (Posicionador de vávulas) Negócios importantes como aspectos de projeto, instalação, operação, manutenção e gerenciamento de ativos. As palestras permitiram um debate e troca de experiências interessantes e atenderam nossas expectativas. Recomendo as apresentações para outras empresas que utilizam a tecnologia Profibus ou que têm interesse em usá-la”, conclui Corcioli.

Informações como: aspectos de projetos, instalação, operação, manutenção e gerenciamento de ativos compuseram as apresentações

Certificação de rede

Profibus é tema de apresentação na CVRD Pág. 3

ITK4.6 recertifica produtos - Pág. 6

Smar fornece DT300 para empresas de mineração - Pág. 5

A Food Design empresa de consultoria especializada em alimentos e bebidas, cujo objetivo é oferecer soluções integradas em sistemas de gestão da qualidade e suporte em legislação, promoveu um seminário sobre tendências em HACCP –Hazard Analysis and Critical Control Point - e segurança de alimentos.

O evento, ocorrido no dia 09 de novembro, reuniu profissionais do mercado alimentício, farmacêutico e similares, no Crowne Plaza Hotel São Paulo.

A Smar participou do evento por meio da palestra “Norma 3A para Prevenção de Perigos em Equipamentos”, ministrada pelo gerente de certificação de produto, Ricardo Leite.

A empresa possui alguns produtos certificados com a Norma 3A, para atender exigências sanitárias. Entre os produtos destacam-se a linha de transmissores de densidade e concentração DT e os transmissores de pressão LD associados aos selos remotos SR301S. De acordo com Ricardo Leite, brevemente o transmissor de nível por onda guiada RD400 também fará parte deste grupo de produtos certificados com a norma.

A utilização de produtos certificados, possibilita a facilidade de montagem e desmontagem para limpeza por meio de esterilização ou sanitização e a garantia dos equipamentos suportarem os produtos químicos e os valores de temperatura pertinentes aos processos de limpeza e esterilização. “Estes segmentos necessitam utilizar equipamentos que sejam apropriados para o processo. Até os insumos utilizados na fabricação dos produtos Smar possuem certificação com a norma 3A, proporcionando total qualidade e segurança contra contaminação para o processo. Como mostrado no seminário, o uso de produtos inadequados e um caso de contaminação pode demandar centenas de milhões de dólares, além dos prejuízos da marca, no recall de produtos e indenizações, entre outros”, finaliza Leite.

Norma 3A é tema de palestra em seminário da Food Design

Da esquerda para a direita: Fabio Alves da DNV, Sérgio Motta do PAS, Dra. Andrea Regina da ANVISA, Dr. Adilson Kososki do MAPA e Ellen Lopes da Food Design

(Parte 1 de 7)

Comentários