(Parte 3 de 7)

Foram apresentados diversos temas, entre eles a contextualização e fundamentos da tecnologia Profibus e aspectos de projeto, com foco em custo x benefício.

A Smar, por intermédio do diretor de marketing César Cassiolato e do gerente de produto Leandro Torres, apresentou os aspectos de implantação, instalação e certificação da rede Profibus, mostrando detalhes físicos da rede, integração e topologias, a importância dos critérios de montagens e instalação da rede, detalhando passo a passo como proceder para avaliar e certificar a mesma.

Segundo o analista de automação da

CVRD, Vicente Magela dos Reis, o evento foi um sucesso e contribuiu muito para a equipe. “A Associação Profibus promoveu o evento abordando assuntos de acordo com as nossas necessidades. Foi direcionado para informar aspectos de tecnologia, projeto e instalação, no qual as empresas palestrantes trouxeram não apenas informações teóricas, mas principalmente compartilharam suas experiências práticas na aplicação da tecnologia Profibus. As palestras apresentadas atenderam às nossas expectativas e eu recomendo que o evento seja levado para outras empresas, pois as informações recebidas são importantes para todos os profissionais de automação que trabalham em projetos, implantação e manutenção desta tecnologia”, concluiu Reis.

vendidas quatro unidades e mais seis plantas estão em processo de licitação”, revela Marco César Alves de Oliveira. Segundo ele, estas plantas adquiridas serão distribuídas entre as filiais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiânia para que novos profissionais da área de automação possam ser treinados para atender a demanda nacional nesta área que vem crescendo a cada dia.

4Smar NotesDezembro de 2007Smar NotesDezembro de 2007

T r einamento

Eventos Eventos

3Smar NotesDezembro de 2007

Goiânia reúne profissionais de automação em

Olimpíada do Conhecimento

Durante o período de 20 a 24 de agosto, ocorreu na unidade do Senai de Ítalo Bologna em Goiânia, a Olimpíada do Conhecimento, considerada a maior competição de educação profissional da América Latina. Neste período, diversas empresas estiveram presentes no evento realizando demonstrações de seus produtos e soluções.

A Smar, como parceira do Senai e maior patrocinadora do evento, realizou diversas apresentações e palestras. O instrutor de treinamento Leonardo Bruno Santos Mangiapelo, o vendedor Breno Bruno e o gerente de treinamento para clientes Marco César Alves de Oliveira fizeram diversas demonstrações utilizando a planta didática da Smar.

Também foi realizada uma palestra sobre a evolução do controle automático pelo professor Deusdedit Carvalho de Morais. “A planta didática é uma excelente ferramenta de ensino e somente para o Senai já foram

Certificação de Rede Profibus na CVRD

Entre os temas, a Smar apresentou os aspectos de implantação, instalação, e certificação da rede Profibus

Participação em evento de integração de profissionais da área de automação

A Smar esteve presente na I Jornada e Mostra de

Automação, nas instalações da Câmara Municipal da cidade de Paulínia, SP, promovida pela ISA Seção Campinas. O evento contou com a participação de mais de 120 profissionais das áreas de automação e outros segmentos industriais das empresas da região de Campinas.

O tema principal, apresentado pelo gerente de posicionadores da Divisão de Marketing, Celso Nobre, representando a Smar – tradicional patrocinadora do evento foi: “Os posicionadores inteligentes e a comunicação não-proprietária”, mostrou a importância da liberdade do usuário em escolher os posicionadores e softwares aplicativos abertos, ou seja, não-proprietários.

Além de abordar as características principais da comunicação não-proprietária e seus benefícios, o palestrante salientou a autonomia e alternativas disponíveis ao usuário nas aplicações de posicionadores em elementos finais de controle, independetemente do software para gerenciamento de ativos. “A apresentação da Smar foi de grande importância, dada à procura crescente e independência de um único fornecedor.

Essa tendência, por exemplo, promoveu o fortalecimento da tecnologia FDT/DTM (Field Device Tool/ Device Type Manager)”, assegura Nobre.

A Smar, pioneira no apoio ao FDT Group, foi também uma das primeiras empresas no mundo a fazer disponíveis seus posicionadores FY com essa nova tecnologia. Tal pioneirismo confirma a vocação inovadora da Smar e sua ousadia em buscar novas tecnologias.

O evento contou também com a participação do engenheiro Maurício Grille, responsável pela manutenção de instrumentação da FCC – Fábrica Carioca de Catalizadores, que, a convite da Smar, apresentou um estudo de caso sobre a aplicação do posicionador FY400. “A apresentação do engenheiro Maurício despertou grande interesse, não só em virtude do bom desempenho e potencial do FY400, mas também pelos métodos, procedimentos e critérios utilizados pela FCC para o teste do FY400”, revela Celso Nobre. “A palestra propiciou o intercâmbio de informações e experiências. A Smar agradece pela participação e apoio dos engenheiros Maurício Grille, da FCC, e José Carlos Anversa, do Escritório Regional da Smar na cidade de São Paulo”, conclui Nobre.

A Smar participou de mais um evento da Associação

Profibus, realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP.

A Associação Profibus tem como principal objetivo disseminar informações sobre a tecnologia e possibilitar a integração entre as empresas que utilizam o protocolo. O Profibus International está presente em mais de 23 países.

System302-7 é tema de palestra em evento da Profibus em Ribeirão Preto

Leandro Torres: o System302-7 permite agregar informações que trazem benefícios nas tomadas de decisões

Possui mais de 1.400 membros, mais de 2.800 produtos disponíveis com a tecnologia Profibus e mais de 20 milhões de nós instalados.

Durante o evento, que ocorreu no mesmo período da

Fenasucro & Agrocana 2007, a Smar apresentou as aplicações de Profibus em seus produtos, por meio da palestra “Sistema de Automação em Usinas de Açúcar e Álcool com o System302-7”. O tema foi apresentado por César Cassiolato, diretor de marketing da Smar e presidente da Associação Profibus Brasil América Latina; Leandro Torres, gerente de produto da Smar e Marcus Vinicius Ribeiro, gerente de aplicações em açúcar e álcool da Smar.

Segundo Torres, a escolha do System302-7 nas principais plantas do setor se deve às funções de controle de processo que permitem agregar informações que possam trazer benefícios nas tomadas de decisões, garantindo a excelência operacional. “O System302-7 é um sistema de automação aberto com possibilidade de diagnósticos, maior tolerância a falhas, blocos de funções, FFBs (Blocos Flexíveis), conectividade OPC e diversos protocolos”, discursa.

Responsáveis e gerentes de vendas das filiais internacionais se reunem em Sertãozinho

A Smar reúne em Sertãozinho a cada três meses, vendedores e gerentes de vendas da Divisão Internacional, com participação das subsidiárias do mundo todo.

O objetivo do encontro, que ocorreu de 16 a 19 de outubro no Centro de Treinamento Smar, foi promover uma análise do período trimestral das vendas, estudando o período de 2007 e estabelecendo metas para 2008.

De acordo com o gerente internacional de vendas

Cláudio Borges, esse evento é uma reunião para a criação de um plano de negócios para 2008. “Nesse encontro teremos uma previsão das vendas do próximo ano, após os estudos e balanços de 2007. Daqui a dois meses afinaremos as conclusões para chegarmos a um business plan formal”, explica Borges.

A reunião, que contou com aproximadamente cinqüenta participantes, teve também palestras do presidente da Smar, Edmundo Gorini, dos diretores Paulo Lorenzato e Eduardo Munhoz, dos gerentes de produto, Marcus Vinicius Silva e Celso Nobre, entre outros.

Borges ressalta que as apresentações foram divididas em três focos principais, iniciando com a equalização das informações e resultados do terceiro trimestre; no segundo momento da reunião foram passadas informações relativas aos novos produtos da empresa como, por exemplo, a linha 400 – RD medidor de nível por ondas guiadas, LD transmissor de pressão, FY posicionador de válvula entre outros; e finalizando com uma análise das metas de vendas para 2008. “Cada gerente de negócios apresenta uma tabela padrão e um cruzamento, fazendo uma previsão de vendas de cada produto, país, valor, etc”, acrescenta.

Os trabalhos foram finalizados no dia 19 de outubro com uma reunião de confraternização na fazenda Vista Alegre entre todos os participantes.

Troca de informações fortalece os estudos

O evento proporcionou demonstrações de produtos Smar

FCC apresentou estudo de caso sobre aplicação do FY400

A Smar vem trabalhando desde 2003 na divulgação, especificação, testes e certificações do padrão FDT (Field Device Tool), colaborando com o Grupo FDT-JIG. A missão do grupo – sem fins lucrativos, é fomentar a aceitação e uso da tecnologia FDT/DTM na indústria de automação, processo e aplicações híbridas.

A tecnologia FDT padroniza a interface de comunicação entre equipamentos de campo e sistemas. A característica chave é sua independência do protocolo de comunicação e o ambiente de software com o equipamento e o sistema host, além de permitir que variados equipamentos sejam acessados de outros hosts por meio de qualquer protocolo.

A FDT Group e o Distrito América do Sul da ISA (The

Instrumentation, Systems and Automation Society), promoveram o RoadShow Brasil 2007, em Salvador, BA. A Smar foi umas das patrocinadoras e apresentou temas sobre a tecnologia por meio dos engenheiros César Cassiolato, diretor de marketing, e Leandro Torres, gerente de produto de sistemas.

O objetivo do evento foi proporcionar troca de experiências sobre a nova tecnologia para manutenção inteligente. Durante os trabalhos, foi formada a diretoria do FDT Group do Brasil, composta por César Cassiolato da Smar, Robson Nascimento da Metso, e Andres Sancho da ABB. “Verificamos grandes

Grupo FDT-JIG realiza RoadShow Brasil 2007 benefícios com este conceito aberto”, diz Cassiolato. “O FDT/DTM oferece a simplicidade e flexibilidade em uma interface verdadeiramente aberta, otimizando e guiando o usuário em acessos às interfaces gráficas e parametrização, independente do sistema fieldbus. A nossa experiência e conhecimentos em HART, Foundation Fieldbus e Profibus, contribuirão com a parceria Smar e organização FDT”, complementa.

(Parte 3 de 7)

Comentários