01. Imagine-se em um centro urbano, observando pessoas que estão indo e vindo de diferentes lugares, cada uma movida por múltiplas razões. Pode-se, entre outros aspectos, identificar que cada pessoa é impulsionada a realizar características que a distinguem de outros animais. Cada uma dessas características pode afirmar o homem como

I. ser histórico. I. ser religioso. I. ser que produz cultura. IV. ser de conhecimento. V. ser que se realiza pelo trabalho.

Estão CORRETAS

A) I e I, apenas. B) I e IV, apenas. D) I, I e V, apenas. C) I, I, II, IV e V. E) I e V, apenas.

02. (JC ONLINE -10.08.2009) Pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), revela que o Nordeste está bem mais preocupado que as demais regiões do País: 4%. No Norte, os preocupados somam 34%. Já as regiões Sul e Sudeste apresentam índice de preocupação de 36% e 31%, respectivamente. Para se chegar a essa afirmação, utilizou-se do Raciocínio

A) Lógico Dedutivo. B) Lógico Indutivo. D) Dialético. C) Lógico Analógico. E) Lógico Dedutivo e Indutivo.

03. Para agir no mundo, a pessoa humana utiliza-se de diferentes modalidades de conhecimento.

Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir que buscam expressar diferenças e características fundamentais de cada modalidade de conhecimento, conceituando:

( ) mito como saber capaz de superar a subjetividade do homem, frente ao desconhecido

( ) senso comum como conhecimento irracional, de pouca influência na formação de novos conhecimentos. ( ) ciência como um saber, que, na sua essência, procura desvendar a natureza a partir, principalmente, das relações entre causa e efeito. ( ) arte como um conhecimento que proporciona entender o mundo através da sensibilidade do artista. ( ) filosofia como um saber que se propõe a oferecer um conhecimento, baseado na busca rigorosa da origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

04. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo

A) Antônio adquiriu uma geladeira da marca “RUFFER”, porque sua colega tinha uma geladeira idêntica que era muito resistente, prática e confiável.

B) Raimundo escolheu estudar na Universidade S. João Del Rey, já que todos os seus colegas estudavam nessa Universidade.

D) Na minha escola, João gosta de cinema. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Welliton, José Antônio

C) Os torcedores vibraram com a vitória do Brasil, já que são brasileiros.

Enfim, na minha escola, todos gostam de cinema! E) Asa Branca é título de uma música do cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca é sucesso!

05. Identifique o contexto abaixo que caracteriza um Raciocínio Lógico Indutivo.

A) A juíza Mara Celeste da Cruz defende a realização de um seminário, pois acredita que será a melhor forma de envolver todos.

B) Após ter almoçado todos os dias, no decorrer de um ano, no restaurante “BOM GOSTO S.A.”, o motorista Amaro Gomes afirma que esse estabelecimento não é de boa qualidade.

C) Estela conheceu a escola Paulo de Jesus e ficou apaixonada por ela no mesmo dia. D) Célia não votou nessas eleições, afirmando que todos os candidatos “calçam 40”, ou seja, são todos iguais. E) Estes alunos votaram no presidente, já que pertencem ao seu partido.

Na questão 06, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna I, as falsas.

06. Cada sociedade, cada cultura, para sobreviver, estabelece para si valores sociais. Os valores são experiências fundamentalmente humanas que se encontram no centro de toda escolha de vida. Analise as sentenças abaixo e conclua.

0 0 Uma herança é, portanto, no seu todo herdada da cultura da comunidade a que pertencemos.

1 1 Importantes e fundamentais para a sociedade, na medida em que servem para que a essa subsista, mantenha a sua integridade e o seu desenvolvimento.

2 2 Determinantes das prioridades de cada sociedade.

3 3 Responsáveis e determinantes dos parâmetros da produção econômica nas diferentes sociedades.

4 4 Uma herança é, portanto, em parte, herdada da cultura da comunidade a que pertencemos.

Comentários