(Parte 1 de 3)

01. Os rótulos dos alimentos trazem informações sobre as substâncias neles contidas e que devem ser observadas com cuidado, principalmente para quem tem restrições alimentares. Os alimentos diet e light, por exemplo, atestam que reduzem, respectivamente, os teores de açúcar e de gordura. Outros alertam: contêm fenilalanina e assim por diante. Sobre esses componentes químicos, analise as alternativas e assinale a CORRETA.

A) Sendo a fenilalanina um aminoácido não essencial, pode ser removida da dieta, entretanto para os fenilcetonúricos, faz-se necessária uma dieta balanceada desse aminoácido.

B) Alimentos de origem animal, como ovos e leite, são mais pobres em aminoácidos que os de origem vegetal, como arroz e feijão.

C) As gorduras são lipídios formados, principalmente, por ácidos graxos saturados. Dietas ricas em ácidos graxos contribuem para doenças cardiovasculares, pois há depósito de placas de gorduras na parede das artérias, que dificultam a circulação de sangue.

D) A digestão de carboidratos no trato digestório dos seres humanos produz monossacarídeos, como a glicose e o glicogênio. A glicose é usada na respiração, e o glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado.

E) Os seres humanos e outros mamíferos armazenam gorduras, como triglicerídeos, em células do tecido conjuntivo frouxo que constitui fonte de reserva de energia e isolante térmico.

02. “Em 30 de maio de 2008, morreu Lorenzo Odone aos 30 anos, vítima de doença que motivou um esforço sobrehumano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar "O Óleo de Lorenzo.” Adaptado Jornal "Washington Post". 2008.

Lorenzo padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas, que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente de uma falha cerebral e causa morte, embora Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina. A ADL é associada a defeitos em uma proteína de membrana transportadora de ácidos graxos para o interior de uma determinada organela, onde sofreriam a beta-oxidação.

Dentre as organelas abaixo, qual está envolvida nesse mecanismo?

A) Complexo de Golgi. B) Lisossomos. C) Peroxissomos. D) Retículo endoplasmático agranular. E) Retículo endoplasmático granular.

03. As características abaixo fazem parte de um tipo de tecido vegetal. Analise-as.

I. É constituído de células vivas. I. Confere, flexibilidade, nos caules jovens, ao pecíolo das folhas e ao pedúnculo das flores. I. Promove a sustentação da planta.

Com base nesses dados, é CORRETO afirmar que o tecido correspondente é

A) Colênquima. B) Felogênio. C) Esclerênquima. D) Parênquima. E) Meristema primário.

04. Atualmente, são propostas sete categorias obrigatórias hierárquicas nos códigos internacionais de nomenclatura Zoológica. Nesta questão, foram utilizados alguns organismos como exemplos. Assinale a alternativa que utiliza, CORRETAMENTE, apenas, as categorias obrigatórias, descartando as categorias intermediárias e não-obrigatórias.

A) Filo Chordata, Subfilo Vertebrata, Classe Mammalia, Ordem Carnivora, Família Canidae, Gênero Canis, Espécie

Canis familiaris.

B) Filo Porifera, Classe Demospongiae, Subclasse Homosclerophoridae, Ordem Homosclerophorida, Família

Plakinidae, Gênero Plakinastrella, Espécie Plakinastrella familiaris.

C) Reino Animalia, Classe Calcarea, Subclasse Calcaronea, Ordem Leucosolenida, Família Amphoriscidae, Gênero

Paraleucilla, Espécie Paraleucilla sp.

D) Reino Animalia, Filo Porifera, Classe Calcarea, Ordem Clathrinida, Família Clathirinidae, Gênero Clathrina,

Espécie Clathrina áurea.

E) Reino Animalia, Superfilo Deuterostomia, Classe Insecta, Ordem Orthoptera, Família Romaleidae, Gênero Xyleus, Espécie Xyleus angulatus.

05. O Reino Fungi é constituído de uma grande diversidade de organismos, muitos dos quais apresentam propriedades que têm sido utilizadas pelo homem de forma natural ou através da biotecnologia. As figuras abaixo representam três espécies (tipos) de fungos.

Fig. 1 - Bolor do pão ao microscópio Fig 2 – Saccharomyces ao microscópio Fig 3 - Amanita na natureza w.http://images.google.com.br

Tabela

Figura Classificação Utilização

I Zigomiceto Elaboração de produtos comerciais valiosos, como molho de soja e ácidos orgânicos.

I Zigomiceto Fabrico de esteroides para pílulas anticoncepcionais e drogas anti- inflamatórias.

2 I Produção de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho.

3 IV Alguns podem ter efeito alucinógeno e/ou serem venenosos.

3 Basidiomiceto V

Indique a alternativa que preenche CORRETAMENTE uma das lacunas indicadas por algarismos romanos na tabela (I, I, II, IV e V), fazendo a correta correspondência entre figura, classificação e utilização do fungo.

A) I - Figura 1. B) I - Figura 2. D) IV - Ascomiceto. C) I - Basidiomiceto. E) V - Preparo de pão, consumo de alimento sob a forma de trufas.

06. Uma das vegetações típicas do sertão nordestino corresponde às cactáceas, como, por exemplo, o mandacaru e o cacto. Esses e outros vegetais dessa região apresentam características morfofisiológicas que permitem sua adaptação ao ambiente seco. Sobre essas características e seus respectivos efeitos, analise as afirmativas abaixo.

I. Folhas modificadas em espinhos, reduzindo a superfície foliar e, consequentemente, a perda de água. I. Presença de parênquima aquífero, contribuindo para o suprimento hídrico da planta. I. Epiderme rica em ceras impermeabilizantes ou portadora de pelos, favorecendo o aumento da transpiração.

IV. Abertura permanente dos estômatos durante o dia, favorecendo a absorção do CO2 e retenção de água.

Somente está CORRETO o que se afirma em

A) I, I e I. B) I, I e IV. C) I, I e IV. D) I e I. E) I e IV.

07. Indique a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto abaixo.

Os atos reflexos são respostas _ a um estímuloO reflexo patelar é coordenado
_; portanto, é um exemplo de reflexoMas o bulbo, a ponte e _ também

são centros reflexos, que coordenam atos, como vômito, deglutição, piscar de olhos, gritos de dor, riso e lágrimas, dentre outros.

A) involuntárias – motor – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal B) involuntárias – sensorial – pela medula – medular – o cérebro C) involuntárias – sensorial – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal D) voluntárias – motor – pelo cérebro – cerebral – a medula espinhal E) voluntárias – sensorial – pela medula – medular – o cérebro

w.http://images.google.com.br

08. Carlos, estudante de biologia e interessado em compreender melhor a genética, resolveu estudar, em sua família, três características de herança monogênica, conforme discriminadas a seguir:

Padrão de herança

Característica Autossômica Dominante Autossômica recessiva

Capacidade de enrolar a língua em U

Capaz de enrolar

Incapaz de enrolar

(Parte 1 de 3)

Comentários