(Parte 1 de 2)

01. A concentração de um gás poluente na atmosfera, medida a 1 atm e 27ºC, é de 41 ppm. A concentração desse poluente, em moléculas/cm3 de ar, é igual a

02. A cafeína é um alcaloide do grupo das xantinas, com fórmula molecular C8H10N402 e com tempo de meiavida de 6h. Sabe-se, ainda, que uma xícara de café comum contém 150,0mg de cafeína e que a dose letal para um indivíduo de 80kg corresponde à ingestão de 21,0g. Um estudante de 80kg, para se manter desperto, tomou aproximadamente uma quantidade equivalente a 20 xícaras de café comum às 22h. Às 10h da manhã seguinte, ainda resta no corpo do estudante uma quantidade de cafeína correspondente a

1 da dose letal.

1 da dose letal.

1 da dose letal.

1 da dose letal.

1 da dose letal.

03. A água de um rio contém diversos tipos de poluentes que a tornam imprópria para o consumo humano.

Para torná-la potável, é necessário submetê-la a processos químicos próprios de uma estação de tratamento de água. Uma das etapas do tratamento de água é a floculação, que se fundamenta na formação do hidróxido de alumínio, um precipitado gelatinoso, que adsorve, em sua superfície, as impurezas existentes na água. Num tanque de floculação, adiciona-se à água do rio que foi captada o sulfato de alumínio, que é um dos reagentes usados para esse fim. Com relação à etapa de floculação, é CORRETO afirmar que

A) para facilitar a formação do hidróxido de alumínio, deve-se adicionar ao tanque de floculação uma substância que acidifique o meio.

B) o sulfato de alumínio é usado como reagente floculante, porque o SO 2 4, ao se hidrolisar, origina o ácido sulfúrico, que é um excelente coagulante.

C) as substâncias alcalinas adicionadas ao tanque de floculação facilitam a formação do hidróxido de alumínio, que é o agente floculante.

D) a adição de carbonato de sódio ao tanque de floculação impede a formação dos flocos, pois esse sal em meio aquoso acidifica o meio.

E) a hidrólise do sulfato de alumínio produz, no tanque de floculação, um meio fortemente alcalino, com valor de pH acima de 10.

04. A maioria das plantas absorve mais eficientemente os elementos (N-P-K-Ca) dos quais necessita para o seu crescimento, quando o pH do solo se encontra em torno de 6,5. Em áreas agricultáveis próximas a centros urbanos com intenso tráfego, no qual os veículos automotores utilizam combustíveis fósseis, constata-se que há um decréscimo na produção agrícola por hectare plantado. Analisando o texto, é CORRETO afirmar como uma das possíveis causas para o decréscimo na produção agrícola

A) adição ao solo de solução de ácido clorídrico diluído, produzida pela chuva ácida, muito comum em regiões onde não trafegam aviões e que sejam muito distantes de rios, lagos e mares.

B) chuva ácida comum em regiões próximas a centros urbanos, onde veículos automotores que utilizam combustíveis fósseis trafegam intensamente, contribui para elevar o pH do solo para valores próximos de 12, no qual as plantas absorvem melhor os nutrientes.

C) chuva ácida que se precipita nessas regiões contribui para a diminuição do pH do solo, e, em consequência, o processo de absorção dos nutrientes pelas plantas fica prejudicado, ocasionando decréscimo de produção.

D) efeito estufa comum, apenas, nessas regiões de tráfego intenso de veículos eleva a temperatura da área plantada, volatilizando os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, transformando-os em gases tóxicos.

E) chuva ácida comum nessas regiões é absorvida, integralmente, pelos rios e lagos próximos às áreas plantadas; em consequência, as raízes das plantas, ao entrarem em contato com a água dos rios e lagos, são completamente destruídas.

05. Em um balão volumétrico de 1,0L de capacidade, foram dissolvidos em água destilada 0,10 mol de íons

Cd2+ e 0,010 mol de íons Pb2+ , estando o balão aferido a 1,0L. Adicionam-se ao balão volumétrico, de forma apropriada, gotas de uma solução de sulfeto de sódio. A percentagem do cátion Cd2+ em solução, no instante em que o cátion Pb2+ começa a precipitar, é igual a (Considere que não há variação de volume, quando se adicionam as gotas de sulfeto de sódio)

06. O sulfeto de um metal pesado (MS) encontrado nas águas de rios poluídos tem kPS = 2,5X10-53 . O volume, em litro, de uma solução saturada desse sulfeto que contém um único cátion desse metal é

07. Em um recipiente, foram colocados 600,0 mL de uma solução de acetato de sódio 1,0 mol/L. O volume aproximado, em mL, de uma solução aquosa de ácido clorídrico diluído de densidade 1,2g/mL, que deve ser adicionado à solução de acetato de sódio, para que o pH final da solução seja igual a 5,04, é

Dados: ma (O) = 16u, ma(C) = 35,5u, ma(H) = 1u, ma(Na) =23ulog2= 0,30, pKa= 4,74

08. Adicionou-se um comprimido de vitamina C (H2C6H6O6) de massa 176mg a um balão de 500,0mL, contendo uma solução de ácido clorídrico 0,1 mol/L. A fração percentual de vitamina C (ácido ascórbico) que se dissocia nesse balão é igual a

segunda constante de ionização do ácido
Dados: ma(H) = 1u, ma(C) = 12u, ma(O) = 16u,K1 = 8,0x10-5

Para o cálculo, considere que a concentração inicial do ácido ascórbico não variou e que seja desprezível a

09. As afirmativas abaixo se referem às propriedades dos compostos orgânicos. Analise-as.

I. O tetracloreto de carbono não pode ser utilizado como substância absorvente de água, tendo em vista que essa substância não tem afinidade com água.

I. A glicerina, um subproduto da fabricação do sabão, apresenta uma estrutura molecular compatível com a das moléculas das substâncias umectantes, isto é, aquelas que têm afinidade com moléculas de água.

I. A temperatura de ebulição do formiato de metila é superior à do ácido acético, seu isômero, em consequência das pontes de hidrogênio formadas entre suas moléculas.

IV. Os ácidos orgânicos monoiodo-acético, monobromo-acético, cloro-acético e dicloro-acético estão sequenciados na ordem de acidez crescente.

São CORRETAS apenas A) I e I. B) I e IV. C) I, I e IV. D) I, I e IV. E) I, I e IV.

10. Sobre a Isomeria, analise as afirmativas abaixo e assinale a VERDADEIRA.

A) Na isomeria de cadeia, a classe funcional a que pertencem os isômeros é diferente. B) Duas substâncias que formam um par, tal que uma é imagem especular da outra, são denominadas de aquirais. C) As propriedades físicas de duas substâncias enantiômeras são iguais, exceto o desvio que elas produzem no plano da luz polarizada.

D) Os diastereoisômeros são isômeros enantiomorfos, que apresentam propriedades físicas e químicas iguais. E) A mistura racêmica é uma mistura equimolar, opticamente ativa, formada, exclusivamente, por isômeros que apresentam a mesma massa molar.

Nas questões de 1 a 14, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna I, as falsas.

A poliacrilamida constitui-se em um polímero usado nas fraldas descartáveis, visando absorver água. A estrutura molecular desse polímero é a seguinte:

NH2 NH2 NH2 NH2

1. Em relação ao polímero acima, analise as afirmativas abaixo e conclua.

0 0 É um polímero formado por moléculas de ácido acético que são as constituintes dos monômeros.

1 1 A capacidade de absorção de água é decorrente do número de átomos de carbono que compõem o monômero.

2 2 A absorção de água é uma consequência da estrutura molecular pelo fato de esse polímero poder formar pontes de hidrogênio com as moléculas de água.

3 3 A massa de água absorvida depende, apenas, dos carbonos com dupla ligação, isto é, com hibridação sp, já que são os mais reativos.

4 4 A absorção de água decorre do fato de as moléculas de água serem polares e interagirem com os hidrogênios do grupo –NH2.

12. As afirmativas seguintes se referem às reações inorgânicas. Analise-as e conclua.

0 0 Quando se adicionam gotas de uma solução de ácido sulfúrico a uma solução aquosa de nitrato de bário, forma-se um sal insolúvel.

1 1 O sulfeto de prata, cuja solubilidade é de aproximadamente 10-17 mol/L, pode ser obtido, quando se insufla o gás sulfídrico em uma solução de nitrato de prata.

2 2 Um dos métodos mais usados para se obter gás hidrogênio é através da reação da platina com uma solução diluída de ácido nítrico.

3 3 Cátions de metais alcalinos reagem violentamente com a água, produzindo gás hidrogênio e liberando grande quantidade de energia.

4 4 Ao reagir um fio de cobre com uma solução aquosa de ácido nítrico, constatou-se que um dos produtos formados foi o NO2(g), o que nos leva a concluir que a solução de ácido nítrico utilizada é concentrada.

(Parte 1 de 2)

Comentários