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CIMATEC

AR CONDICIONADO VEICULAR

CIMATEC

AR CONDICIONADO VEICULAR

Salvador

2008

Copyright  2008 por SENAI CIMATEC. Todos os direitos reservados.

Núcleo Automotivo - Natv

Elaboração: Roberto Figueiredo – Téc.

Revisão Técnica: Julio Câmara

Revisão Pedagógica: Ana Cristina Luz Santos

Normalização:

Catalogação na fonte (Núcleo de Informação Tecnológica – NIT)

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SENAI CIMATEC – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia.

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MENSAGEM DO SENAI CIMATEC

O SENAI CIMATEC visa desenvolver um programa avançado de suporte tecnológico para suprir as necessidades de formação de recursos humanos qualificados, prestação de serviços especializados e promoção de pesquisa aplicada nas tecnologias computacionais integradas da manufatura.

Com uma moderna estrutura laboratorial e um corpo técnico especializado, o CIMATEC desenvolve programas de intercâmbio tecnológico com instituições de ensino e pesquisa, locais e internacionais.

Tudo isso sem desviar a atenção das necessidades da comunidade, atendendo suas expectativas de formação profissional, suporte tecnológico e desenvolvimento, contribuindo para uma constante atualização da indústria baiana de manufatura e para a alavancagem do potencial das empresas existentes ou emergentes no estado.

SUMÁRIO

Aula 01

1 – Sistema de Ar Condicionado Veicular

Condensação do Refrigerante

Evaporação do Refrigerante

2 – Refrigerantes nos sistemas de ar condicionado

O R12 é um CFC gasoso (Fluorcarbono clorado)

O R12

Propriedades:

  • É inodoro (em concentrações inferiores a 20%);

  • Não é tóxico (exceto em contato com uma chama ou com superfícies quentes);

  • Não inflamável;

  • Não-explosivo;

  • Absorve a umidade rapidamente;

  • É miscível com óleos minerais;

  • Quando gasoso é mais pesado que o ar, logo existe o risco de asfixia junto ao solo;

  • Não ataca os metais ou a borracha;

  • É um gás CFC que afeta o ambiente (contém cloro que afeta a camada de ozônio da atmosfera).

O R134a

Características:

  • É inodoro;

  • Não tóxico em baixas concentrações;

  • Não inflamável;

  • Só é miscível com lubrificantes sintéticos PAG (poli-alquil-glicol) e não com os óleos minerais;

  • Quando gasoso, é mais pesado do que o ar, daí o perigo da asfixia próximo do solo;

  • Não é explosivo;

  • Absorve a umidade rapidamente;

  • Não ataca os metais;

  • Ataca os tubos e os anéis vedantes utilizado com o refrigerante R12, por isto só devem se utilizados tubos e vedantes apropriados para utilização com o R134a. Da mesma forma os lubrificantes utilizados devem ser adequados ao tipo de refrigerante usando.

3 – Tipos de Circuitos (Controle de Evaporação)

  • O circuito refrigerante divide-se em lado de alta pressão e lado de baixa pressão.

  • A evaporação do refrigerante é controlada no lado de baixa pressão, enquanto que a condensação é controlada no lado de alta pressão.

Válvula Expansão de Seção Variável

Válvula de Seção Fixa

4 – Componentes Principais

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