Os - eletricista

Os - eletricista

Senhor Colaborador,

Seja bem vindo a CONSTRUCT.

Nesta data, V Sa. foi submetido a um dos treinamentos abaixo, ministrado pelos nossos profissionais integrantes do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, através de palestras e recursos áudio visuais.

Todas as orientações foram repassadas e esperamos ser consultados, caso exista alguma dúvida.

 Introdutório de Segurança

 Curso básico – Segurança em instalações e serviços com eletricidade – NR-10

 Curso complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência - NR-10

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre a sua atividade de trabalho, bem como a fundamental importância do uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo.

O cargo que você irá exercer é o de ELETRICISTA, cujas funções básicas serão:

Atividades a serem desenvolvidas:

- Planejar, construir, instalar, ampliar e reparar redes e linhas elétricas de alta e baixa tensão.

- Instalar equipamentos e localizar defeitos.

- Executar tarefas de mesma natureza, nível de complexidade e responsabilidade.

Toda atividade deve ser desenvolvida em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de segurança.

Equipamentos de Proteção Individual – E.P.I. utilizados na função são:

  • Botina de segurança;

  • Capacete de aba total com jugular

  • Luva de borracha de baixa / alta tensão com capa de proteção;

  • Luva de raspa;

  • Óculos de proteção

  • Cinto de segurança com talabarte;

  • Perneira de couro – uso eventual;

Orientações ao empregado:

01) É obrigatório a todos os empregados da empresa, sem discriminação, observar e seguir todas as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho. A Saúde é um direito constitucional e sua preservação depende também de você.

02) Todo empregado é obrigado a comunicar IMEDIATAMENTE a sua chefia imediata a existência de qualquer risco que possa ocasionar danos a sua segurança ou saúde, inclusive a de seus colegas de trabalho.

03) Utilizar sempre e de forma adequada os Equipamentos de Proteção Individual - EPI fornecidos gratuitamente pela empresa, protegendo-se contra os riscos da atividade exercida e zelando pela conservação destes equipamentos. Não usá-lo ou usá-lo de forma inadequada poderá lhe causar doenças ou acidentes de trabalho além de constituir falta grave passível de severas punições por parte da empresa, podendo chegar até a DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA.

04) É obrigação do empregado manter atualizados seus dados pessoais junto ao Departamento Pessoal da empresa.

05) Submeter-se periodicamente, na dada determinada pela empresa, aos exames médicos de acordo com a legislação vigente.

06) Respeitar toda a sinalização interna nos locais de trabalho e colaborar com a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

08) Colaborar com a empresa no cumprimento de todas as exigências legais. É terminantemente proibido trabalhar alcoolizado.

09) Use sempre os meios e equipamentos específicos para o seu trabalho. EVITE IMPROVISO, pois potencializa o risco de acidentes.

10) Antes de realizar qualquer tarefa que não tenha conhecimento suficiente, informe-se plenamente com a chefia imediata. Todo empregado tem o direito a informação. Justificativas de falta de conhecimento não são aceitas.

11) Realize suas tarefas com calma e qualidade. Evite correrias e atropelamentos no seu trabalho diário.

12) O relacionamento com os demais empregados e clientes deve ser sempre cordial e educado.

13) Não é permitido ao empregado, durante a sua jornada de trabalho, ocupar-se de atividades estranhas ao serviço.

14) Ao dirigir veiculo da empresa você deverá ser habilitado ao tipo de veiculo. Respeitar os limites de velocidade. Use o cinto de segurança e exija que os passageiros também o usem. Evite dar caronas à terceiros. Respeite todas as leis de trânsito. Nunca dirija com CNH vencida. Caso venha a utilizar veiculo da empresa, Qualquer anormalidade com o veiculo comunicar imediatamente a Chefia imediata.

15) É obrigação de todo empregado o zelo e a conservação pêlos bens e materiais pertencentes a empresa e a quem ela presta serviços . O desperdício deve ser combatido.

16) Manter sempre livre e desobstruído o acesso aos Equipamentos de combate a incêndios (Hidrantes e Extintores).

17) Ao trabalhar sentado, faça-o com a postura correia, ou seja, mantendo sempre a coluna na vertical, apoiando-a no encosto da sua cadeira. Ao final do expediente, antes de sair, desligue os aparelhos elétricos, feche gavetas e portas.

18) Mantenha sempre limpo e organizado o seu ambiente de trabalho.

19) Toda Doença do Trabalho, Ocupacional ou Acidente de Trabalho que ocorrer, mesmo que aparentemente de pequenas proporções, devem ser comunicados imediatamente a chefia imediata e ao SESMT da empresa, inclusive o Acidente de Trajeto.

20) Não fume em local proibido. Após fumar apague totalmente o cigarro no cinzeiro. Utilize o cinzeiro apenas para cigarros, não coloque papéis. A queima destes pode provocar incêndios. É proibido jogar pontas de cigarros no chão ou em cestos de lixo.

21) É obrigação de cada um conservar diariamente o vestiário/banheiros limpos e organizados . Inclusive o seu uniforme e aparência Pessoal. O Crachá deve ser utilizado durante todo o expediente de trabalho. O mal uso do crachá é de responsabilidade do empregado.

22) Empregados que estejam expostos a LER - Lesões por Esforços Repetitivos, devem realizar freqüentemente e com regularidade todos os exercícios compensatórios específicos no sentido de prevenir tais Lesões.

23) Evitar atos inseguros no ambiente de trabalho, como: IMPRUDÊNCIAS, NEGLIGÊNCIAS, ALGAZARRAS, BRINCADEIRAS, EXIBICIONISMOS, REALIZAR TAREFAS QUE ESTEJAM ACIMA DA SUA CAPACIDADE FÍSICA OU TÉCNICA, etc.

24) A não observação das instruções contidas nesta Ordem de Serviços poderá constituir Ato faltoso por parte do empregado, conforme a Lei No. 6.514 de 22/12/VINTE Artigo 158 - Parágrafo único.

Possíveis Riscos Ocupacionais:

RISCO

AGENTE

FONTE GERADORA

MECÂNICO

Corte c/ ferramentas, trânsito; queda de nível, choque elétrico, animais peçonhentos, projeção de partículas.

Ferramentas, veículo, escada, desenvolvimento da função no sistema elétrico de potência em redes energizadas e/ou desenergizadas.

ERGONÔMICO

Postura inadequada, transporte manual de peso.

Desenvolvimento da função.

Em cumprimento ao disposto no Artigo 157 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e a Portaria No. 3.214, de 08 de junho de 1978, Norma Regulamentadora NR 1, item 1.7 Alínea "b" , baixada pelo Ministério do Trabalho, estamos dando ciência ao portador da presente Ordem de Serviço, que tem como objetivo:

Item 1.7 – alínea “b”: Elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados com os seguintes objetivos:

I – Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho;

II – Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir;

III – Dar conhecimento aos empregados de que serão passiveis de punição, pelo descumprimento das ordens de serviço expedidas;

IV – Determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenças profissionais ou do trabalho;

V - Adotar medidas determinadas pelo MTb;

VI – Adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.

Item 1.7 alínea “c”: Informar aos trabalhadores

I – Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;

II – Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

III – Os resultados dos exames médicos e dos exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;

IV – os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O NÃO CUMPRIMENTO DESTA ORDEM DE SERVIÇO OU A DESOBEDIÊNCIA ÀS NORMAS DE SEGURANÇA PODERÃO ACARRETAR AS PENALIDADES PREVISTAS NA LEI:

  • Advertência Verbal; Advertência Escrita; Suspensão de suas atividades no trabalho;

  • Demissão por “Justa Causa”.

RECIBO

Declaro sob as penas da Lei que tomei conhecimento e estou ciente das determinações contidas na NR-1, item 1.8, letras a, b, c, d, e do subitem 1.8.1 daquele Diploma Legal.

Declaro que estou ciente da Ordem de Serviço e me comprometo com as obrigações e as proibições, reconhecendo que poderei ser dispensado por Justa Causa pelo NÃO cumprimento das normas de segurança estabelecidas pela CONSTRUCT.

_____________________, _______ / ______ / ________

Local e data

______________________________________________

Nome Empregado

_______________________________________________________________________________

Assinatura do empregado

Instrutor: _____________________________________________________________________________

Comentários