Bomba Calorimétrica

Bomba Calorimétrica

Bomba Calorimétrica:

Uma bomba calorimétrica consiste num dispositivo para determinar o calor de combustão de compostos orgânicos. É constituída essencialmente por uma câmara de combustão, onde os reagentes são colocados (oxigénio sob pressão e a substância-problema). A câmara de combustão é colocada num copo isolado o melhor possível, do ambiente, contendo uma quantidade de água conhecida.I nicia-se a reação aquecendo a amostra através de uma corrente eléctrica que passa por um fio, geralmente de ferro. A reação de combustão é exotérmica e consequentemente aquecerá a água que circunda a câmara. A variação da temperatura em função do tempo é determinada pelo termómetro de precisão, obtendo-se um gráfico que relaciona estas duas grandezas.Como todo o calor libertado foi utilizado para elevar a temperatura da água, pode-se calcular o calor de combustão.

Algumas vantagens de um modelo de bomba calorimétrica:

  • Determinação de poder calorífico de sólidos e líquidos

  • Ensaios de combustão de matérias sólidas líquidas, determinando elementos tipo halogênio, sulfúrico e outros produtos, através da combustão.

  • Princípio de funcionamento: Adiabático, Isoperibólico, ou Dinâmico, PCI / PCS.

A bomba colorimétrica e muito utilizada em laboratorios:

A fim de simplificar a determinação das mudanças de energia ou entalpia, as medições termoquímicas são, em geral, conduzidas em condição adiabáticas, por exemplo num calorímetro adiabático seja um recipiente que não permite nenhuma transferência de matéria e de calor. As medições são feitas a pressão e volume constantes. Dependendo das condições da operação, a energia térmica medida Q corresponde a ΔE (volume constante) ou a ΔH (pressão constante). A etapa de aquecimento pode implicar só os produtos da reação ( combustão numa chama por exemplo), os produtos e o recipiente (bomba calorimétrica, por exemplo) ou ainda os produtos e um constituinte inerte da mistura( solvente por exemplo).

Imagens de um modelo e bomba calorimétrica.

Comentários