SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

tecnologia em marketing

WILLIAM’s GENNIG,S LIMA GARCIA SANTOS

Turma de Marketing

Eunápolis BA.

PLANEJAMENTO DE MARKETING

Eunápolis

2008

WILLIAM’s GENNIG,S LIMA GARCIA SANTOS

PLANEJAMENTO DE MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Planejamento de Marketing.

Profº. Henry T. Nonaka.

Eunápolis

2008

Analise macro ambiental de Eunápolis.

Eunápolis é uma cidade localizada no extremo sul da Bahia, correspondendo à macro região de porto seguro. Segundo os últimos dados do IBGE Eunápolis tinha em 2001 93, 984 habitantes residentes. Atualmente segundos dados do IBGE até 01 de julho de 2009 o município possuía uma população de 99, 553 habitantes residentes. Quanto à composição etária dos habitantes está distribuída no quadro abaixo:

População Residente por Faixa Etária e Sexo, 2009

 

1

Faixa Etária

Masculino

Feminino

Total

2

Menor 1

995

956

1,951

3

1 a 4

4,077

3,941

8,018

4

5 a 9

5,113

5,026

10,139

5

10 a 14

4,605

4,543

9,148

6

15 a 19

4,533

4,395

8,928

7

20 a 29

9,947

10,166

20,113

8

30 a 39

7,387

7,723

15,110

9

40 a 49

5,281

5,909

11,190

10

50 a 59

3,615

3,886

7,501

11

60 a 69

1,879

2,163

4,042

12

70 a 79

1,060

1,225

2,285

13

80 e +

539

589

1,128

14

Ignorada

-

-

-

15

Total

49,031

50,522

99,553

Apesar de ter uma formação étnica heterogênea, como: baianos, capixabas, mineiros, paulistas, a cidade de Eunápolis não possui um mercado étnico especifico, mais sim uma grande diversidade de raças que aqui se instalaram. As quais atraídas pela oferta de emprego oferecida pelas empresas de celulose, sendo este o fator primordial para que pessoas de outras cidades e estados viessem para Eunápolis.

Na área da educação o município de Eunápolis tem a maioria das crianças, jovens e adolescentes estão matriculada em escola pública ou privada, através dessas informações podemos, observar que 44,8% das crianças estão cursando o ensino fundamental em escolas públicas ou privadas, os jovens e adolescentes representam 35% dos matriculados no ensino médio em escolas públicas ou privadas. O percentual de adultos cursando o ensino superior representa 19% os quais estão distribuídos em faculdade pública ou particular.

Os padrões familiares são bastante distintos observa-se que o ambiente familiar, é formado por pessoas que procuram viver no circulo familiar, tendo o pai como a figura de gerente da família, embora esse cargo esteja sendo mais utilizado pela figura da mãe/mulher que agora ingressando no mercado de trabalho, assume outras posições dentro da liderança familiar. A economia de Eunápolis apresenta-se com altos índices de crescimento, tendo como base econômica, os setores de silvicultura, pecuária e agricultura.

No ramo comercial o município tem se destacado como um excelente pólo varejista, abrigando as mais importantes bandeiras do varejo nacional, trazendo assim maior competitividade, e quebrando o monopólio antes criado pelas empresas locais. No município a maioria da população é de assalariados que trabalham no comercio local, na prefeitura ou em órgãos governamentais. Atualmente o comercio de produtos e serviços trabalham com as mais variadas formas de credito, como: cartões de credito, cheque pré - datado, ou a antiga nota promissória, além de possuir inúmeras lojas de empréstimos bancários, que descontam em folha ou permite que o cliente pague no banco no dia do vencimento. Sem duvidas essas novas ferramentas de credito possibilitaram que mais pessoas tenham acesso a bens e serviços, bem como que as empresas passem a vender mais, e se tornando cada vez mais competitivas.

O município de Eunápolis apresenta traços culturais diversificado, haja vista que nossa cidade é abrangida por regiões de culturas indígenas, mais que não trazem grandes influencias, mais não posso deixar de citá-las. A cidade conta ainda com um cronograma de datas festivas, sendo algumas inclusas no calendário baiano de festividades, posso citar o caso do Pedrão, que é um evento festivo comemorado no fim de junho depois do são João, e sem duvida é uma grande festa que dura 5 dias, atraindo muitos turistas e agitando a economia local de hotéis, pousadas, empresas de taxi, e muitos outros segmentos comerciais. A cultura local conta ainda com um espaço recentemente criado, denominado viola de bolso, o qual possui instalações com exposições de pintores, escultores, artistas plásticos além de super valorizar a cultura, mostrando novos talentos da música, e cedendo espaço a cultura africana.

No aspecto do ambiente natural encontramos áreas de floresta remanescentes da mata atlântica, algumas reservas ambientais particulares com dezenas de fontes naturais e mananciais de água pura e limpa. A cidade conta com um parque ecológico com uma grande área cercada e protegida, sendo este o local ideal para que todos os moradores possam fazer suas caminhadas, e exercícios físicos, no local há muitas plantas ornamentais e grande variedade de mudas de arvores nativas da região, no parque existe uma grande lagoa de água corrente, onde se é possível praticar natação e outros exercícios.

O ambiente tecnológico está em constante desenvolvimento, como é o caso do gasoduto que corta a cidade e que esta em fase de acabamento, gerando muitos empregos e colaborando no desenvolvimento econômico da cidade, recentemente foi instalada uma antena a qual possibilita distribuir o sinal de celular com a tecnologia 3G, a qual permite que os usuários utilizem o sinal de TV digital no celular, sendo possível também ter acesso a outras ferramentas de comunicação.

A atual conjuntura política no município de Eunápolis é comandada pelo prefeito Robério Oliveira representante do partido PRTB, que foi reeleito na ultima eleição, a câmara de vereadores conta com 11 vereadores, sendo estes das mais diferentes legendas partidárias. A eleição fortaleceu a liderança do atual Prefeito, formando a extensão do poder político “roberista” o qual se configurou nas últimas eleições, como um político forte na região. O único receio que isso pode trazer é que sempre que vemos tanto poder nas mãos de um único gestor dá muito temor. Pode haver uma acentuação do autoritarismo. Como em qualquer cidade Eunápolis teve erros e acertos no decorrer da vida política, pois é até comum dizer aqui no interior que as cidades não tem prefeito, mais sim tem donos, ou seja, eles se auto denominam donos, deixando as vezes de atender a população que tanto necessitam de investimentos que tragam melhores condições de vida .

Após esta breve analise do macroambiente do município de Eunápolis, é correto afirmar que o potencial da cidade é muito grande, pois aqui identificamos um terreno fértil para introdução de novas culturas produtivas, bem como a ampliação e desenvolvimento de novos segmentos de negócios.

Caracterizada por apresentar uma ampla biodiversidade, que possibilita o manejo de sistemas agroflorestais e desenvolvimento de pesquisas da fauna e flora, instalação de parques preservacionistas, desenvolvimento de projetos voltados à produção de fitoterápicos e exploração do ecoturismo; grande número de bacias hidrográficas, que ofertam água de boa qualidade para irrigação, consumo humano e dos animais e para o desenvolvimento de projetos de aqüicultura; e uma grande extensão de tabuleiros costeiros, com relevo propício à mecanização agrícola.

Diante dos dados colhidos podemos identificar possíveis atividades comerciais que aqui podem ser instaladas. Devido ao fato da cidade está interligada geograficamente a cidade de porto seguro/costa do descobrimento, 62 km de distancia, sendo a cidade cortada por uma importante rodovia estadual que liga São Paulo, Rio de janeiro e Vitoria, podemos visualizar que o município pode incrementar sua cadeia de hotéis ou pousadas, pois o numero de visitantes que passa pela cidade rumo ao litoral é intensa durante praticamente todo ano, fazendo assim uma melhor estrutura, para hospedar os turistas que aqui passam.

Ao analisar os dados podemos visualizar que o município detém uma grande população de crianças e adolescentes, sendo que o município não possui muitas opções de laser principalmente para o público jovem, podendo ser viável a instalação de um Parque temático, o qual abrigaria; cinema, teatro, brinquedos eletrônicos, pista de skate e bike, ou até mesmo brinquedos utilizados na água, como: tobo - água, escorregadeiras para piscinas entre outros.

Apesar do desenvolvimento econômico a cidade não há um local especifico quando se trata de contratar profissionais de serviços gerais como: Pedreiros, carpinteiros, eletricistas, encanador hidráulico, pintores, babás, jardineiros, cozinheiras, faxineira, entre outros profissionais que certamente todos nós às vezes sempre necessitamos para realizar reparos em nossas residências ou empresas, haja vista que a maioria desses profissionais trabalha de forma autônoma, e geralmente conseguem serviços através do boca a boca, diante disso podemos perceber a necessidade de encontrar um desses profissionais em um só lugar, dessa forma criaríamos uma agencia de serviços, a qual disponibilizaria os mais variados tipos de profissionais que atendessem as mais variadas necessidades do cliente.

Diante do grande potencial, hídrico e florestal da cidade, a qual concentra inúmeras empresas do ramo de agricultura, silvicultura e pecuária, nada melhor do que uma empresa que disponibilizasse produtos para estes três ramos de negócio, ou seja, eu instalaria aqui na cidade, uma empresa de insumos agrícolas especializada também em nutrição animal e materiais de irrigação como: mangueiras, conexões e mais variadas peças utilizadas na irrigação de propriedades rurais.

Conclusão.

Após essa breve analise macro ambiental do município de Eunápolis vimos que o potencial da cidade é grande, e mesmo assim carente de alguns serviços essenciais em qualquer cidade desenvolvida. Apesar dos meus esforços para enfatizar e comprovar da melhor forma possível a atual realidade do cenário econômico do município, não consegui as informações necessárias que trouxessem maior clareza dos dados aqui apresentados, por que a unidade do IBGE aqui na cidade não tem informações, ou simplesmente não funciona como deveria. Mesmo assim conseguir estes dados no site oficial do IBGE, e com a ajuda de alguns profissionais liberais que residem na cidade a mais tempo. Certamente mesmo com este empecilho foi totalmente gratificante a realização desse trabalho, o qual me ajudou a compreender a importância da analise macroambiental.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

FASE.Disponível emhttp://www.fase.org.br/v2/menu.php?id=46acesso em 20/09/09

INGLESIAS, Ivanilda Silva. Ache tudo e região. Disponível em http://www.achetudoeregiao.com.br/BA/Eunapolis/historia.htmacesso em 21/09/09

IBGE CIDADES. Disponível em: http://www.ibge.gov.br . acesso dia 23/09/09

Comentários