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1. PLANO DE TRABALHO

ETEC Martin Luther King CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” Município: São Paulo Ensino Técnico Habilitação Técnica: Administração Código: 085 Módulo/Série: 3º Componentes Curriculares: Projeto Interdisciplinar Período: Vespertino Nome do Projeto/ “Empresa”: Associação Centro Cultural Nanbiquara Arte

2. INTRODUÇÃO

Nós, alunos do Terceiro Módulo de Administração do 1º Semestre de 2009, temos o objetivo de apresentar este Trabalho de Conclusão de Curso, no qual demonstraremos todos os conhecimentos absorvidos no decorrer de um ano e meio de curso.

Para demonstrar com maior eficácia o que aprendemos, criamos a empresa fictícia Centro Cultural Nanbiquara Arte, onde aprofundaremos e aplicaremos conceitos, métodos e técnicas de diversas áreas de uma empresa.

Pretendemos por meio deste trabalho atingir as expectativas de nossos mestres e mentores, mostrando que temos aptidão para receber o certificado e atuar na área administrativa.

3. RESUMO

O Centro Cultural Nanbiquara Arte é uma empresa sem fins lucrativos, associação entre o Banco Nanbiquara S/A (fictício) e a Escola de Arte Almanaque Ltda. (fictícia), com o apoio do Governo da Cidade de São Paulo e o objetivo de promover cultura com uma programação diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares, atraindo faixas distintas da população.

Inaugurado em sete de junho de 2008, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos.

Possui 7.700 m² de área, localizado estrategicamente na Rua Eleonora Cintra, 1160, com a preocupação do bem estar de nossos visitantes e colaboradores, constituindo um ambiente agradável, de inclusão social e acessibilidade.

A divisão departamental do Centro Cultural Nanbiquara Arte foi feita da seguinte maneira: Presidência, Jurídico, Financeiro-Contábil, Recursos Humanos, Criação, Produção e Responsabilidade Social, e Marketing.

3.1 Palavras Chave: Cultura, inclusão, acessibilidade, cidadania e bem estar.

4. JUSTIFICATIVA PARA O PROJETO

O TCC faz parte do programa curricular do curso de administração. É feito para que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, de forma prática e objetiva, se aproximando da realidade empresarial e facilitando o ingresso dos autores no mercado de trabalho.

Além da parte escrita (monografia), faz parte do trabalho a parte prática (demonstração de como funcionaria na realidade a empresa) e a apresentação em banca (onde profissionais da área julgarão o projeto).

Nós alunos, teremos que demonstrar mais do que conceitos e fórmulas, mostraremos que aprendemos a trabalhar em equipe, a colocar o conteúdo em prática, a se adequar as situações, agir proativamente, respeitando as leis, o meio ambiente e as pessoas ao nosso redor.

5. METAS DEFINIDAS PARA O PROJETO

Metas são objetivos quantificados necessários para fazer um planejamento eficaz e alcançar com êxito as propostas feitas para o trabalho.

Para o nosso projeto estabelecemos as seguintes metas:

Usar de respeito e boa comunicação para todas as relações com pessoas dentro e fora do grupo.

Demonstrar claramente nossas competências e habilidades.

Perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, para estruturar o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.

Superar as espectativas do corpo docente da ETEC Martin Luther King para a monografia, parte prática e apresentação em banca, conquistando o nosso certificado de técnicos em administração e conhecimentos que nos auxiliarão durante toda nossa vida.

6. JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA

Escolhemos um Centro Cultural, pois percebemos que a cultura no Brasil não é muito divulgada, fazendo com que nem todos tenham acesso a ela. Promovendo a cultura, proporcionarmos conhecimento e o resgate das identidades culturais para diversos públicos. Variando as exposições e apresentações, podemos atingir pessoas de classes, faixas etárias e gostos diferentes.

Um Centro Cultural, além das vantagens (que serão abordadas posteriormente) para a pessoa física ou jurídica que o cria, como as de propaganda e redução de impostos pela responsabilidade social, é um bem para a população, ainda mais no mundo de hoje, onde essa preocupação vem aumentando cada vez mais. E é por termos consciência de todos estes aspectos que escolhemos essa „‟empresa‟‟ como o tema de nosso TCC.

7. HISTÓRICO (CASE OU CENÁRIO FICTÍCIO)

O Banco Nanbiquara decidiu que deveria fazer mais pelo seu país, ajudar mais a sociedade e seus clientes, para isso o banco convocou uma assembléia com seus acionistas para ver se era viável a expansão de seus projetos sociais.

Nessa reunião concluirão que os benefícios financeiros resultantes das doações não trazem vantagens para o banco, mas os benefícios sociais e culturais, bem como, a imagem do banco perante a sociedade a qual esta inserido, trarão resultados melhores do que qualquer despesa de publicidade institucional, porque ao demonstrar para a sociedade que esta preocupado com o desenvolvimento cultural gera um sentimento afetuoso das pessoas, o que traz mais clientes para o banco.

Dessa reunião surgiu à idéia de criar um Centro Cultural, e para que esse projeto fosse adiante, o banco entrou em contato com a “Escola de Arte Almanaque”, considerada uma das melhores do ramo. A escola aceitou fazer uma parceria com o banco, fizeram mais uma assembléia agora com os representantes de ambas instituições, nessa reunião ficou decidido que seria criada uma associação entre o banco e a escola, onde o banco entraria com o capital e a escola com as idéias e planejamento, com a parte cultural do projeto, também decidiram que Stephanie Ares Maldonado seria a representante do banco tornando-se presidente do novo centro cultural, e Mercedes Moreno Collazo a representante da escola de arte e a nova vicepresidente.

Após tomarem essas decisões, Stephanie Ares Maldonado e Mercedes Moreno

Collazo começaram a organizar o Centro Cultural e mandaram o projeto de abertura ao MEC. Recebendo aprovação, contrataram uma banca de advogados e criaram o Centro Cultural Nanbiquara Arte.

8. CRONOGRAMA

Primeira apresentação do Projeto „„5S‟‟ para os alunos da ETEC Martin Luther King – Dia 02

Primeira campanha de solidariedade para arrecadação de donativos (roupas) para a Prefeitura – Entre os dias 14 e 18

Entrada de capital restante do Trabalho do „„Supplay Chain‟‟ – Dia 12 Escolha do Tema do TCC – Dia 25

Segunda apresentação do Projeto „„5S‟‟ para a secretaria – Dia 18 Divisão dos Departamentos – Dia 28 Criação de um e-mail para o TCC – Dia 31

Início da arrecadação de dinheiro mensal por aluno que irá até o mês de junho de 2009 – Dia 01

Visita ao Centro Cultural São Paulo – Dia 02

Escolha do tema „‟Brasil‟‟ como o principal da Semana Cultural através de pesquisa de campo com os alunos da ETEC Martin Luther King – Dia 04

Terceira apresentação do Projeto „„5S‟‟ para a Semana de Palestras da empresa fictícia „‟Magnífic‟‟ do Terceiro Módulo de Administração 2008 – Dia 1

Escolha do nome, logotipo, cartão de visita, papel timbrado, mala direta, viatura, fachada e planta – Dia 17

Segunda campanha de solidariedade para arrecadação de donativos (alimentos, brinquedos e livros) para os orfanatos „‟Viva a Vida‟‟ e „‟Lar dos Inocentes‟‟ (projeto em parceria com a empresa fictícia „‟Magnífic‟‟) – Entre os dias 14 e 26

Novembro de 2008 Maquete do CCNA pronta – Dia 01

Fevereiro de 2009 Propaganda para divulgação do CCNA – Dia 16

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher – Dia 06 Campanha do Óleo – Entre os dias 09 e 13

Projeto de Recrutamento e Seleção com participação do 1º Módulo de Administração do período da tarde – Dia 12

Propaganda do Projeto da Coleta Seletiva – Dia 24 Projeto da Coleta Seletiva – Entre os dias 30 de março e 09 de abril

Planta (fictícia) do CCNA pronta – Dia 01 Sorteio da Rifa de Páscoa para arrecadação de fundos – Dia 03 Escolha do Jingle do CCNA – Dia 09

INTERTEC (Campeonato de Futebol e Handebol) – Entre os dias 06 e 08 Livros prontos sobre os „‟5S‟‟ em Braille (projeto de inclusão social) – Dia 12

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