(Parte 1 de 8)

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 1

SERGIO MORAIS CARVALHO FILHO Prof. Mestre em Engenharia pela USP

Publicação em forma de apostila, utilizada em aulas de Fundamentos de Desenho Auxiliado por Computador do Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de Piracicaba da FUMEP. Resultado de material gentilmente cedido pelo Prof.

Engº Antonio Cláudio Gimenes, coletado de domínio público de autores diversos e Manuais da AUTODESK.

Estado de São Paulo – Brasil Maio – 2008

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 2 PARTE I

1-) EQUIPAMENTO NECESSARIO :

Segue o equipamento mais recomendável para seu INVENTOR:

Microcomputador PC Intel Pentium I V ou AMD Athlon PC com: o Modelamento de peças: 2 GHz, 1 GB RAM plus OpenGL graphics card o Grandes Montagens : 3.6 GHz, 4 GB RAM plus OpenGL graphics card Graphics Card recomendada: Nvidia Quadro 4.380

Microsoft Windows XP Professional ou Home Edition (SP2 ou superior), Microsoft Windows 2000 Professional (SP3 ou superior), ou Windows NT 4.0 (SP6 ou superior). 1024 x 768 16bit High Color display ou superior Microsoft Internet Explorer 6 ou superior Microsoft Excel 2000 ou XP (recomendado) para iparts, ifeatures e spread-driven designs Netmeeting para colaboração via WEB

2-) INVENTOR 1 - ABRIR – Startup:

Não dispense esta caixa de diálogo, pois sempre necessitaremos da mesma para iniciar um MODELO, MONTAGEM, SOLDAGEM, SIMULAÇÃO, APRESENTAÇÃO, DESENHO, PROJETO, ABRIR UM ARQUIVO existente, ou até mesmo buscar ORIENTAÇÕES.

Clicando em Getting Started, obtemos:

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 3

WHAT‟S NEW IN AUTODESK INVENTOR 1: Mostra-nos novidades em relação a versões anteriores:

GETTING STARTED MANUALS: Manual completo do Inventor 1 em pdf WHITE PAPERS: Traz informações sobre

SKILL BUILDERS: Acessa pela Internet, a pagina da Autodesk com dicas de utilização.

Como usar a planificação de fiação em cabeamento elétrico. Auto Limits em simulação dinâmica de montagens. Representação de várias posições de uma peça em desenhos 2D de montagens. Biblioteca de estilos Transição para a Biblioteca de estilos Gerenciamento de estilos e biblioteca de estilos Exportar Layers para o

AutoCAD Mechanical.

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 4 TRY IT TUTORIAL: Conjunto de tutoriais para um bom entendimento do aplicativo.

SHOW ME ANIMATIONS: Exibe vários pequenos vídeos para melhor entendimento.

ADVANCED PRODUCTIVITY: Dicas para um melhor desempenho e produtividade WE‟RE LISTENING: Conexão com a internet para atualizar o HELP. CONTENT CENTER: Explicação completa sobre o uso da Central de Biblioteca. HELP FOR THE AUTOCAD USER: Informativo rápido para os usuários de AutoCAD que migram para o Inventor. FUNCTIONAL DESIGN: Com o Design Accelerator para cálculos em montagens

A cada item; um tutorial passo a passo.

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 5

PARA COMEÇAR UM NOVO ARQUIVO, clicamos em NEW e obtemos:

PARA ABRIR UM ARQUIVO EXISTENTE, clicamos em OPEN e obtemos:

Nesta opção podemos começar um modelamento a partir dos arquivos de gabarito (padrão), escolhendo por tipo, no interior da caixa. Podemos também criar novos padrões e adicionar. Veremos adiante.

Nesta opção, começamos um novo arquivo, nas unidades padrão Inglês, como Pés e Polegadas, por exemplo.Ou unidade m

Nesta opção, começamos um novo arquivo de desenho, Usando um gabarito padrão personalizado. Dentro da caixa, escolhemos o tipo de arquivo.

Modelo sólido ou chapa (SHEET METAL.ipt)

Arquivo de Montagem

Arquivo para soldas em montagens

Arquivo para Vistas Explodidas

Arquivo de Desenho 2D

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 6

Obtemos:

OPEN SEARCH: Abre uma pesquisa já existente, ou seja; que já foi construída.

SAVE SEARCH: Salva uma pesquisa.

DELETE LINE: Apaga a pesquisa destacada CLEAR SEARCH: Remove todos os itens da lista de critérios de pesquisa. MATCH CASE: Para aplicar os critérios de seleção. Maiúsculas / Minusculas ADD TO LIST: Adiciona os critérios ao lado à pesquisa. PROPERTY / CONDITION / VALUE: Seleciona propriedades / Extensões / Valores. SEARCH LOCATION: Seleciona se a pesquisa será no Diretório Atual(Current Path File), Subdiretórios (Sub Directories), ou em arquivos referenciados(Related Files). LOOK IN: Especifica o diretório principal.

Mostra os caminhos especificados para o projeto

Arquivos componentes desta pasta.

Exibe as versões compatíveis

Clicando em FIND

Preview

AUTODESK INVENTOR® PROFESSIONAL 1 7

3-) PROJECTS:

Precisamos trabalhar com arquivo de PROJETOS, uma vez que para a perfeita organização dos locais onde estarão guardadas as peças de uma montagem, por exemplo; será de extrema importância para se transportar este arquivo, localizar os componentes de biblioteca, etc.

O mais comum ocorre, quando se deseja abrir um arquivo de montagem e nem todas as suas peças individuais estão no mesmo diretório. Não encontrando então qualquer uma das peças, haverá falha na montagem, surgindo então a caixa seguinte, onde temos que localizar manualmente por exemplo umas 50 peças de uma montagem!

PARA MONTAR A ESTRUTURA DO PROJETO, clicamos em PROJECTS e obtemos: NO CAMPO A

Exibe os projetos disponíveis

(Parte 1 de 8)

Comentários