Geomorfologia goias e df

Geomorfologia goias e df

(Parte 1 de 9)

Geomorfologia Goiás e Distrito FederalGoiás e Distrito Federal

SÉRIE GEOLOGIA E MINERAÇÃO 2

Geomorf ologia - Goiás e Dis tr it o Feder

Superfícies Regionais de AplainamentoIeI V Serra do Tombador - Município de Cavalcante - GO Superfícies Regionais de Aplainamento I e IV Serra do Tombador - Município de Cavalcante - GO

Superfície Regional de Aplainamento I, Zona de Erosão Recuante e Superfície Regional deAplainamento IVA Serra Geral do Paranã - Municípios de Formosa e Planaltina - GO

Superfície Regional de Aplainamento I, Zona de Erosão Recuante e Superfície Regional deAplainamento IVA Serra Geral do Paranã - Municípios de Formosa e Planaltina - GO

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Alcides Rodrigues Filho Governador

Ridoval Darci Chiareloto Secretário

Luiz Fernando Magalhães Superintendente

Antônio Passos Rodrigues Gerente

Maria Luiza Osório Moreira Gerente

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Série Geologia e Mineração Número 2

Autores

Dr. Edgardo Manuel Latrubesse Coordenador Técnico - Científico

MSc. Thiago Morato de Carvalho

Goiânia – Goiás 2006

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

Equipe Técnica

Dr. Edgardo M. Latrubesse Coordenação

MSc. Thiago Morato de Carvalho Dr. José Candido Stevaux

Colaboração

Gerência de Geoinformação

Maria Luiza Osório Moreira - Geóloga

Heitor Faria da Costa – Geólogo

Cláudio Rodrigues da Silva – Geólogo

Jeovah Quintino da Silva – Técnico de Mineração

Levindo Cardoso Medeiros – Tecnólogo em Geoprocessamento

Sabrina de Morais Guimarães – Estagiária

Vladimir Chaves de Pina de Barros – Estagiário

Ilza Mara da Silva Gomes – Estagiária Ivanilson Dantas da Fonseca Segundo - Estagiário

Gerência de Geologia

Antônio Passos Rodrigues - Geólogo

Leonardo de Almeida - Geólogo Leonardo Resende - Geólogo

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal. Por Edgardo M. Latrubesse,

GOIÁS (Estado). Secretaria de Indústria de Comércio. Superintendência de Geologia e Mineração. Thiago Morato de Carvalho. Goiânia, 2006.

128 p.:il. (Série Geologia e Mineração, n.2)

Geomorfologia – Goiás. 2. Relevo. 3. Superfície de Aplainamento. 4. Zona de Erosão Recuante. I. LATRUBESSE, E.M. I. CARVALHO, T.M. de II. IV. Título.

CDU: 551.4 (817.3 + 817.4)

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal

A “Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal”, apresentado em texto e mapa, na escala de 1:500.0, e disponibilizada como a segunda publicação da Série Geologia e Mineração, constitui um trabalho inédito realizado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio através da Superintendência de Geologia e Mineração, dentro do Programa de Geologia e Mineração do Estado de Goiás.

Ao se olhar ou intervir numa paisagem ou relevo não se pode deixar de refletir sobre o modo pelo qual ela se constituiu, suas formas, potencialidades e vulnerabilidades. A Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal é isto, a busca do conhecimento e entendimento da paisagem, com o devido suporte científico e um viés de sustentabilidade. Desse modo são disponibilizados importantes dados, informações e interpretações atuais da geomorfologia do estado. Por sua estrutura, conteúdo e elaboração em bases e conceituações científicas esta publicação alcança à área científica e acadêmica relacionadas às Ciências da Terra como uma importante contribuição.

O território goiano tem, portanto, neste trabalho e de acordo com sua escala, um diagnóstico e interpretação atualizados desse importante componente do meio físico, que é o relevo. Esse conhecimento torna-se, a partir de então, uma referência de consulta e conduta, tanto no planejamento, ordenamento, ocupação territorial, ações e intervenções no meio físico, como em estudos e trabalhos científicos.

Assim, políticas públicas, empreendimentos privados em seus mais diversos segmentos e cujos objetos alcançam o meio físico em qualquer ponto do território goiano, como infra-estrutura (rodovias, ferrovias, saneamento, energia, etc.), ocupação urbana, indústrias, agricultura, pecuária, mineração, e instituições e comunidades acadêmicas e científicas, mais especificamente àquelas relacionadas a Ciências da Terra, passam a contar com uma importante contribuição para os seus compromissos e responsabilidades quanto à sustentabilidade do desenvolvimento e do meio ambiente de Goiás.

Ridoval Darci ChiarelotoLuiz Fernando Magalhães

Secretário de Indústria e Comércio Superintendente de Geologia e Mineração

Geomorfologia do Estado de Goiás e Distrito Federal 6

Os antecedentes de estudos geomorfológicos no Estado de Goiás, especialmente no que se refere a mapeamentos regionais, são escassos. Sem dúvida, até o presente, as cartografias mais utilizadas são aquelas do Projeto RADAMBRASIL. Produtos posteriores seguiram a mesma base metodológica do Projeto RADAMBRASIL (Nascimento, 1991; Mamede,1998); mais recentemente dados parciais foram apresentados no Projeto Geologia e Recursos Minerais do Estado de Goiás e Distrito Federal (1999), resultado de uma releitura dos mapas de Mamede 1981a, 1981b, 1983 e 1998.

(Parte 1 de 9)

Comentários