O jeitinho brasileiro está presente no cotidiano das pessoas como uma forma de obter um rápido favor para si, às escondidas e sem chamar a atenção. Por isso, o jeitinho pode ser também definido como "molejo", "jogo de cintura", habilidade de se "dar bem" em uma situação "apertada”, onde a versatilidade é o ponto ideal para encontrar os resultados desejados em curto prazo, principalmente porque quando se fala em jeitinho, a primeira coisa que vem à mente é algo como: suborno, esperteza, ambição.

  • O jeitinho brasileiro está presente no cotidiano das pessoas como uma forma de obter um rápido favor para si, às escondidas e sem chamar a atenção. Por isso, o jeitinho pode ser também definido como "molejo", "jogo de cintura", habilidade de se "dar bem" em uma situação "apertada”, onde a versatilidade é o ponto ideal para encontrar os resultados desejados em curto prazo, principalmente porque quando se fala em jeitinho, a primeira coisa que vem à mente é algo como: suborno, esperteza, ambição.

Muitos olham o jeitinho brasileiro como algo negativo,uma forma de trapaça,mas nem sempre podemos considerar isso,pois o jeitinho pode ser visto como uma prática positiva, pra resolver problemas do cotidiano.

  • Muitos olham o jeitinho brasileiro como algo negativo,uma forma de trapaça,mas nem sempre podemos considerar isso,pois o jeitinho pode ser visto como uma prática positiva, pra resolver problemas do cotidiano.

Podemos considerar que o povo brasileiro é o mais criativo do mundo,pois sempre tem soluções para resolver todos os problemas.

  • Podemos considerar que o povo brasileiro é o mais criativo do mundo,pois sempre tem soluções para resolver todos os problemas.

  • Com a falta de uma churrasqueira,pode ser improvisado um carrinho de supermercado.

Com a falta de emprego nas grandes capitais, o brasileiro inova para garantir sua sobrevivência,

  • Com a falta de emprego nas grandes capitais, o brasileiro inova para garantir sua sobrevivência,

  • criando várias alternativas de “trabalho”.

Podemos ver o jeitinho é muito usado para passa por cima de leis.

  • Podemos ver o jeitinho é muito usado para passa por cima de leis.

  • Um exemplo é de um motorista ao passar por uma blitz,e sabendo que a frente do seu trajeto não terá outra blitz,ele acha que está liberado para cometer infrações.

Em suma , o “jeitinho” é um modo simpático, desesperado ou humano de relacionar o impessoal com o pessoal estando enraizado na cultura brasileira . Não tem jeito, é cultural.

  • Em suma , o “jeitinho” é um modo simpático, desesperado ou humano de relacionar o impessoal com o pessoal estando enraizado na cultura brasileira . Não tem jeito, é cultural.

Por que o jeitinho brasileiro pode ser visto como uma herança cultural e não como algo hereditário?

  • Por que o jeitinho brasileiro pode ser visto como uma herança cultural e não como algo hereditário?

  • Em que situações o jeitinho brasileiro pode ser considerado pernicioso para a sociedade?

  • Como o jeitinho pode ajudar o brasileiro a não cair na mesmice?

Comentários